A falta de informação com cuidados de saúde visual é um problema que pode trazer consequências graves para o bem-estar dos brasileiros. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que o país tem cerca de 1,5 milhões de pessoas cegas.
Contudo, aproximadamente 90% dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis. Diante dessa problemática, a campanha Abril Marrom foi criada para promover a educação visual e prevenção ocular.
A campanha Abril Marrom é um movimento de conscientização com foco na importância da prevenção e combate à cegueira e outras doenças visuais que podem ser tratáveis e preveníveis.
De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, se tratados ou diagnosticados precocemente.
A história do Abril Marrom se inicia em 2016, quando o médico doutor em oftalmologia, o Prof. Dr.Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cria a campanha de conscientização.
Abujamra visava levar a informação sobre a necessidade de cuidar da sua saúde visual, para evitar um quadro de cegueira que poderia ser reversível se identificada e tratada corretamente.
A campanha Abril Marrom é importante para a divulgação sobre as doenças oculares que podem ser prevenidas e tratadas antes que cheguem no estágio que não podem mais ser revertidas. Entre as doenças que mais causam cegueira e são reversíveis, temos:
Agora, aqui estão as doenças que não são reversíveis:
Por conta do Dia Nacional do Braile, comemorado no dia 08 de abril, o mês de abril foi escolhido para promover a campanha.
A data marca o nascimento do “Patrono da educação de cegos no Brasil”, o Prof. José Álvares de Azevedo. O professor brasileiro foi o responsável por trazer da França, em 1850, o alfabeto Braile para o Brasil.
A cor marrom foi escolhida para representar a campanha de conscientização no mês de abril, justamente por ser a coloração de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
Assim, a cor marrom reflete para campanha a necessidade de educar a população brasileira sobre a importância de cuidar da sua saúde visual.
Individualmente: Além de compartilhar a informação com família, amigos e em suas redes sociais, faça também sua parte! Não deixe de ir regularmente no oftalmologista, para cuidar da sua visão.
Escolas: Busque promover no ambiente escolar para os alunos e os pais a importância de levarem seus filhos pequenos ao oftalmologista para a fazer o “teste do olhinho”. ´É um exame rápido e indolor, feito para identificar graus severos de doenças visuais.
É estimado que a cada ano surgem 500 mil novos casos de cegueira em crianças, segundo a pesquisa da fundação Lions Club International Foundation. Não obstante, o estudo apresenta que 50% das crianças acabam falecendo posteriormente. Por isso, a importância de realizar exames periódicos desde cedo.
Empresas: Divulgar a campanha para cuidado com a visão, principalmente em trabalhos que exigem um grande período olhando para telas. Essencial promover, também, o uso de óculos com Blue Light para proteger contra o excesso de luz azul não natural vinda dos computadores.
Como dito anteriormente, é de extrema importância fazer visitas regulares ao oftalmologista para garantir o seu bem-estar ocular. Desse modo, caso seja identificado graduação nos olhos, sua visão pode ser corrigida com auxílio de óculos de grau e lentes de contato.
Desse modo, você contribui para a difusão da informação e ajuda a evitar que mais pessoas sofram com doenças oculares que poderiam ser evitadas comum diagnóstico precoce e tratamento médico.