Dicas

6 dicas de alimentos bons para os olhos

Infelizmente a saúde da visão não é uma preocupação dos brasileiros. Isso foi constatado em uma pesquisa feita para lembrar o Mês Mundial da Visão, em outubro de 2020, que mostrou que uma a cada cinco pessoas entre 18 e 24 anos nunca foi ao oftalmologista e apenas 10% fizeram a consulta uma única vez na vida (dados da Agência Brasil). Neste cenário percebemos que alimentos bons para os olhos podem ser um grande aliado da população, uma vez que previnem doenças oculares graves e são facilmente inseridos na rotina diária das pessoas.

Neste artigo trazemos algumas informações de como a alimentação pode afetar a saúde da visão e quais os melhores alimentos para os olhos.

Índice

Como a saúde ocular pode ser impactada pela alimentação

Como diabetes impacta na saúde dos olhos

Alimentos bons para os olhos

Como a saúde ocular pode ser impactada pela alimentação

Segundo a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas/Grupo SulAmérica, Carina Plocharski (CRN8 5334) dietas ricas em alimentos industrializados, com alto teor de gordura trans, podem prejudicar a circulação sanguínea ocular. 

“Frituras, carnes gordas, açúcar refinado, leite integral, queijos amarelos, excesso de carboidratos simples (arroz branco, pão branco, bolacha de água e sal, massas feitas com farinha branca) além do consumo de bebida alcoólica podem desenvolver doenças como a hipertensão arterial e a diabetes, um perigo para saúde ocular”, alerta a especialista. 

Como diabetes impacta na saúde dos olhos

O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta tardiamente toda a microcirculação do nosso corpo e, no aparelho ocular, acomete principalmente a retina. “A doença ocular mais comum, causada pelo diabetes, é a Retinopatia Diabética, caracterizada pelo rompimento dos vasos sanguíneos dos olhos, provocando o vazamento de fluido na retina. Isto causa a visão embaçada e distorcida e ocorre quando o nível de açúcar no sangue é permanentemente alto e a diabetes está descontrolada”, revela Carina. 

Outra complicação que surge após evolução da retinopatia diabética é o Glaucoma. Sua principal característica é o aumento de pressão dentro do olho, que comprime os vasos sanguíneos e danifica o nervo óptico, levando à perda da visão lateral do olho e, gradualmente, à cegueira. 

A realização de exames periódicos com o oftalmologista, consulta com o endocrinologista e nutricionista são fundamentais para controle da glicemia e para evitar essas doenças. 

Manter uma dieta saudável com alimentos bons para os olhos também ajudam a evitar doenças oculares.

Alimentos bons para os olhos

Carina ressalta que uma alimentação diversificada em nutrientes é indispensável para o bem-estar do corpo, inclusive para a saúde dos nossos olhos. 

Veja abaixo os principais alimentos e vitaminas para melhorar a saúde ocular.

  1. Alimentos alaranjados: a cenoura, a abóbora e o mamão, por exemplo, são ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são importantes pois protegem a retina. Dentre eles, o mais importante para a visão é a vitamina A, pois a falta da mesma pode causar a chamada cegueira noturna, ou seja, dificuldade de enxergar a noite ou em ambientes com pouca luminosidade.
  2. Alho e cebola: são ricos em vitaminas do complexo B, possuem ação antiviral e antimicrobiana, além de ajudar no controle da pressão arterial. Esta última ajuda indiretamente o surgimento de doenças oculares como o glaucoma (aumento da pressão dentro do olho).
  3. Folhas e verduras verdes: a couve, o brócolis e o espinafre, por exemplo, são ricos em luteína e zeaxantina, que melhoram a percepção de brilho, protegem os olhos contra a cegueira noturna e facilitam a visão à distância. Outro alimento muito rico nestes dois nutrientes é a gema do ovo.
  4. Frutas amarelas e vermelhas: a laranja, a tangerina, o morango e a amora, por exemplo, são fontes de vitamina C e carotenoide, nutrientes que previnem a deterioração da mácula (responsável por enxergarmos detalhes) e ajudam a prevenir a degeneração dos tecidos oculares
  5. Peixe de águas profundas: o salmão, a sardinha e o atum, por exemplo, são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas como A, B, D e E, que fazem bem para visão e ajudam na lubricifação dos olhos
  6. Óleo de linhaça e o azeite de oliva: ambos tipos de óleo contém ômega 3 em sua composição, entretanto o óleo de linhaça também possui ômega 6, ômega 9, que além de ajudar na lubrificação, auxilia na hidratação dos olhos diminuindo a sensação de ardência, além de sensibilidade à luz e coceira.

Agora que você já conhece os alimentos bons para os olhos, vale destacar que, mesmo que você coma cenoura todos os dias, erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo, só podem ser corrigidos com um bom par de óculos, ou lentes de contato. A famosa piada que diz que coelho não usa óculos porque comem muita cenoura, não vale na vida real. 

Falando em óculos, você já deu uma olhada nas novidades da LIVO em nosso site de produtos?

Anna Neiva

Anna Carolina Neiva é redatora e jornalista especializada em conteúdos relacionados à saúde visual e marketing de conteúdo digital. Atualmente escreve conteúdos com dicas e curiosidades no blog da LIVO.

Recent Posts

Dicas da LIVO: óculos tendência para o inverno 2025

O frio chegou e, com ele, novas formas de se expressar com estilo — incluindo,…

4 semanas ago

Moda Y2K: óculos dos anos 2000 voltaram com tudo

A moda dos anos 2000 está oficialmente de volta — e agora ela tem um…

2 meses ago

Óculos Tartaruga ou “Demi”: saiba tudo sobre o modelo

Se tem um acessório que atravessa gerações e se mantém firme no topo das tendências,…

2 meses ago

O óculos de cada personagem clássico de comédias românticas

Quando pensamos em comédias românticas, é impossível não lembrar de todos aqueles encontros desastrados, trilhas…

2 meses ago

Óculos são o presente de Dia das Mães 2025 perfeito

O Dia das Mães está chegando e, se você ainda está em dúvida sobre o…

3 meses ago

A Fascinante História dos Óculos: Da Antiguidade à Modernidade

Os óculos são muito mais do que simples acessórios. Eles carregam séculos de história, ciência…

4 meses ago