Alta miopia: o que é e cuidados necessário 

Alta miopia: o que é e cuidados necessário 

Pessoas com maior dificuldade de ver de longe e visão muito embaçada podem ter alta miopia, uma condição que traz riscos para a saúde ocular.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde fez um alerta sobre a miopia ser uma epidemia do século XXI devido ao constante aumento dos casos em todo o mundo. A organização estima que 35% das pessoas em todo o mundo sofrem com a miopia e até 2050, 50% da população deve apresentar esse problema da visão.

No entanto, muitas pessoas não sabem a diferença entre a miopia e a alta miopia, uma condição que requer acompanhamento médico constante por trazer riscos permanentes para a saúde da visão.

Veja a seguir o que pode causar a alta miopia e os cuidados necessários para quem tem essa condição.

Índice

O que é alta miopia?

O que causa esse problema?

Como tratar?

Quais os riscos da alta miopia?

Qual é o grau máximo de óculos?

Banner óculos de grau LIVO

O que é alta miopia?

A alta miopia ocorre quando a miopia de uma pessoa progride até que ela precise de uma lente maior que -6 dioptrias para corrigir o problema.

Estudos apontam que, até o ano de 2050, a alta miopia pode afetar até 9,8% da população mundial; um total de 938 milhões de pessoas.

O que causa esse problema?

Quem possui alta miopia tem o formato do olho mais alongado, essa pode ser uma condição genética ou causada por fatores externos, que causem esse alongamento. 

Como tratar?

Quem possui alta miopia precisa usar óculos ou lentes de contato para corrigir a dioptria, ou optar pela cirurgia refrativa, mas mesmo com a correção refrativa apropriada essa condição aumenta o risco de outras doenças da visão. 

Quais os riscos da alta miopia?

Quem tem alta miopia tem mais chances de desenvolver as seguintes doenças oculares:

  • Glaucoma (ângulo aberto);
  • Catarata (nuclear, cortical e subcapsular posterior);
  • Lágrimas retinianas que podem levar a um descolamento de retina;
  • Maculopatia miópica ou degeneração macular miópica.

Com a alta miopia se tornando mais comum é necessário que pacientes e oftalmologistas façam um acompanhamento para evitar o desenvolvimento de doenças oculares mais graves. Outro ponto importante é acompanhar a progressão das dioptrias nos portadores dessa condição ocular. 

Qual é o grau máximo de óculos?

Por maior que seja a progressão do grau da miopia é possível corrigi-lo com óculos de grau, uma vez que não existe limite para essa correção, para lentes de contato o limite é de -20 dioptrias. 

Pessoas com alta miopia que usam óculos de grau devem optar por lentes de alto índice de refração, bem como armações menores e retangulares. A melhor opção para alta miopia são as lentes de resina com índice de refração 1.74, garantindo uma lente mais fina e confortável.

Para saber mais sobre lentes de óculos de grau mais finas acesse o conteúdo completo em nosso blog!