Com certeza você já viu, já usou ou já teve uma armação de óculos tartaruga, mas você sabe como esse acessório surgiu e se tornou tão popular? Nesse artigo vamos explicar como os óculos tartaruga são feitos e como se tornaram um ícone fashion ao longo dos anos. Fica de olho!
A armação de óculos tartaruga mescla tons de marrom, preto e caramelo e lembra o casco das tartarugas, por isso o nome.
No início do século XX, em meados de 1920, os óculos de tartaruga eram feitos com o casco do próprio animal. Felizmente, em meados de 1970, a prática foi proibida devido ao risco de extinção dos bichos.
Porém, as óticas desenvolveram materiais como o acetato que poderiam trazer o mesmo padrão do casco da tartaruga, sem ferir o meio ambiente.
Na LIVO chamamos o óculos tartaruga de demi, uma vez que ele combina diferentes cores, além das versões marrom e preto oferecemos outras combinações de cores para ampliar os horizontes dos nossos clientes.
Nossos óculos são confeccionados à mão e a matéria-prima é extraída de uma chapa de acetato, o que torna cada óculos único e nenhum idêntico ao outro. Por isso os óculos demi podem apresentar variações no padrão das cores.
Os óculos de acetato são moldados com folhas do material de diferentes espessuras, cores e composições. Antes de serem ajustadas às espessuras necessárias por meio de máquinas especiais, essas folhas são cortadas em tiras com as quais são feitas as diferentes partes da armação.
Esses recortes são fresados em vários formatos e tamanhos usando máquinas de precisão. Por fim, técnicos com experiência nas diversas fases do processo, personalizam o produto, submetendo os materiais a variações de temperatura e polimento.
Veja o processo de produção completo de uma armação d óculos tartaruga no vídeo abaixo:
As armações de óculos tartaruga nunca saíram de moda, desde o seu surgimento em 1920, isso porque elas são perfeitas para homens, mulheres, combinam com todos os tons de pele e ainda podem ser usadas com diferentes tipos de looks.
Veja a seguir 4 modelos de óculos tartaruga da LIVO.