Saúde da Visão

Cegueira noturna: o que é e como tratar

Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade? É comum que a vista exposta à claridade demore para se acostumar com um local mais escuro.

Entretanto, se mesmo depois de um período, sua visão não tiver se ajustado ao breu, pode ser que você tenha “Cegueira Noturna”. Confira mais sobre essa condição nesse artigo!

O que é a cegueira noturna?

Também conhecida como Nictalopia, a cegueira noturna é definida como a dificuldade de enxergar em ambientes escuros ou com baixa luminosidade. Geralmente, os pacientes acometidos com a cegueira noturna não apresentam problemas para enxergar durante o dia ou em ambientes iluminados.

O que causa a cegueira noturna?

A cegueira noturna não é uma doença, e sim uma condição que costuma afetar as células fotossensíveis da retina. Assim, é possível que a cegueira noturna possa ser um sintoma de outra doença. Sua causa não é exata, por isso a importância de consultar um oftalmologista caso o paciente sinta esses sintomas.

Contudo, a maioria dos casos aponta que a principal causa da cegueira noturna normalmente são:

1. Retinose pigmentar

Comumente a causa de cegueira noturna, a doença genética afeta a retina diretamente, acarretando envelhecimento gradativo das células. Em estado avançado, o paciente também perde a visão central e de cores.

Saiba quais são os 15 problemas de visão mais comuns no Brasil

2. Deficiência de vitamina A

Uma dieta deficiente em vitamina pode ser a causa da cegueira noturna, visto que o nutriente é responsável por manter as células da córnea saudáveis;

3. Miopia

Por conta da visão para longe ser comprometida, os pacientes que sofrem com a refração da miopia também costumam sofrer com a cegueira noturna.

4. Catarata

Comum em pessoas com mais de 60 anos, a catarata atinge o cristalino do olho e prejudica na visão a longo prazo. A cegueira noturna costuma ser o sintoma inicial dos primeiros estágios da catarata.

5. Glaucoma

Devido à pressão ocular da danificação do nervo óptico, o glaucoma costuma ter como sintoma a cegueira noturna, assim como a perda de visão gradativa.

Tudo que você precisa saber sobre Glaucoma e Pressão ocular

6. Diabetes

A visão turva que ocorre quando a diabete está alta, costuma também prejudicar o paciente de enxergar durante a noite.

Qual o tratamento para cegueira noturna?

Assim como a causa pode ser variada, o tratamento também depende da avaliação do oftalmologista. A maioria das ocorrências de cegueira noturna tem cura, sendo as formas de tratamento para a condição mais comuns:

1. Óculos ou lentes de contato

KATE – PRETO

Para quem sofre com cegueira noturna por conta de miopia, o ideal é utilizar óculos de grau e lentes de contato para miopia para corrigir o erro de refração.

2. Suplementos de vitamina A

Se o paciente apresenta xeroftalmia (conhecido também como “olho seco”, em que o paciente não costuma produzir lágrimas e, assim, dificuldade em enxergar de noite), a reposição da vitamina A é comumente indicada.

3. Cirurgia

Em casos como a catarata, a recomendação médica costuma ser a cirurgia para a melhoria da condição;

4. Colírios

Quando o glaucoma é a causa da cegueira noturna, é necessário a utilização de colírios para controlar a pressão ocular que a doença causa.

Já para os casos não tratáveis, como o de retinose pigmentar, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar no cotidiano de quem sofre com a enfermidade:

  1. Equipe-se com técnicas para locomover-se com segurança pela sua casa, escritório ou escola; introduza no seu dia a dia maneiras seguras de realizar as tarefas como cozinhar, administrar finanças e assuntos pessoais;
  2. Use aparelhos indicados por um oftalmologista para melhorar e maximizar a visão existente durante a noite;
  3. Equipe sua casa com aparelhos ou barras que te auxiliem a se locomover de maneira segura no período noturno;
  4. Utilize o celular, computador e outros aparelhos eletrônicos com óculos de descanso – com lente anti luz azul – para não cansar sua visão;

    Faça na LIVO seus óculos de descanso

  5. Procure usar uma iluminação mais quente (amarela, laranja) em sua casa com detectores de movimento que acendam quando você passar;
  6. Busque colocar etiquetas sensíveis ao tato em alguns objetos para ajudar a distinguí-los.

Agora, você já sabe quais são as condições e possíveis causas da Cegueira Noturna. Lembre-se de consultar o oftalmologista e realizar exames periódicos nesses casos. Caso precise usar óculos ou lentes de contato, visite a LIVO, a ótica que oferece segurança e qualidade em seus produtos.

Letícia Nascimento

Letícia Nascimento e Silva é redatora de conteúdo do blog da LIVO Ótica, apaixonada por moda e saúde visual. Ela quem traz novas dicas e tendências para ajudar os leitores a escolherem óculos e lentes que combinam estilo e bem-estar no dia a dia.

Recent Posts

A Fascinante História dos Óculos: Da Antiguidade à Modernidade

Os óculos são muito mais do que simples acessórios. Eles carregam séculos de história, ciência…

1 dia ago

Coleção LIVO por Débora Falabella: Olhares em Cena

A LIVO estreia uma nova coleção que une arte, moda e saúde visual em um…

1 semana ago

Dicas da LIVO: os óculos favoritos para o Outono 2025

Com a chegada do outono de 2025, as tendências de moda se renovam, trazendo novidades…

2 semanas ago

Os óculos de cada signo: Descubra qual é o seu!

A astrologia está em alta e escolher o óculos de grau ou se sol de…

3 semanas ago

Dicas da LIVO: Os óculos em alta no Verão 2025

O verão 2025 chegou com tudo, trazendo tendências de moda que prometem deixar seus dias…

3 semanas ago

Coleção Ultra Leve: Tão leve que nem sente

Quem não ama a ideia de um visual moderno, sofisticado e, acima de tudo, leve?…

4 semanas ago