Fabiano Rodrigues: arte em movimento

Fabiano Rodrigues: arte em movimento

Com mais de 15 anos no mundo das artes, Fabiano Rodrigues (@fabianorodrigves) ganhou notoriedade com seus registros de skatistas, nos quais mistura arte, arquitetura e movimento. O fotógrafo, que também é skatista profissional, já teve suas fotos exibidas na Pinacoteca de São Paulo, no MAR – Museu de Arte do Rio, na Bienal MASP Pirelli de Fotografia, entre outros.

Em março de 2022 o artista aceitou o desafoi de colaborar com a arte das flanelas da LIVO e preparou uma colagem pra lá de especial para acompanhar nossos óculos de sol e de grau.

Confira entrevista completa com o artista e saiba mais sobre esse trabalho incrível.

Quando você percebeu que tinha uma veia criativa?

Pelo menos desde que tinha 10 anos de idade. Eu sou de Santos, e meu universo já vem ligado ao surf e outras culturas relacionadas. Desde criança sou ligado a arte e branding, amava os logotipos, adesivos e slogans.

Fabiano Rodrigues
Fabiano Rodrigues e seu gato
Fabiano Rodrigues: foto de arquivo pessoal do artista

Como você começou uma carreira como artista?

Pelo fato de ser skatista profissional, inconscientemente eu já desenvolvia projetos junto com  marcas que me patrocinaram, propondo idéias em campanhas e anúncios. Mas meu primeiro grande projeto relacionado a arte foi desenvolver duas capas de disco para a banda Charlie Brown Jr em 2005 e depois em 2007. No intervalo desse período eu desenvolvia uma marca de skate que se chamava Plata e criava shapes e coleções de roupa, fotografia e anúncios para revistas.

Poderia nos contar mais sobre o processo criativo e como o skate influencia a sua arte?

Meu processo é intuitivo e levo muitas questões pessoais, mesmo que seja de forma sutil. O skate é a ferramenta mais importante para o meu processo, toda a base de pesquisa vem do skate, eu não possuo nenhuma formação escolar, então o skate e vivência com ele nas ruas é o que traz de influência.

Quem gosta de citar como referências e inspirações?

John Baldessari.

(Baldessari foi um artista conceitual americano conhecido por seu trabalho com fotografia. Ele viveu e trabalhou em Santa Monica e Venice, Califórnia. Inicialmente pintor, Baldessari passou a incorporar textos e fotografia em suas telas em meados da década de 1960.)

Conta um pouco pra gente sobre o trabalho escolhido para circular na plataforma da LIVO?

Eu escolhi um trabalho de colagem, feita a mão, recortando papel e revistas dos anos 50/60 e o trabalho fala sobre uma mente que mergulha dentro dos seus processos.

Para garantir essa flanela linda, acesse o site de produtos LIVO e escolha o seu modelo de óculos de sol ou óculos de grau preferido.