Segundo definição da USP (Universidade de São Paulo) índice de refração é “o desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios”. Essa é uma explicação para o processo físico que acontece nas lentes de óculos com grau.
O índice de refração das lentes muda de acordo com os tipos de materiais das lentes de óculos, uma vez que cada material desvia a luz de uma certa forma, com maior ou menor resistência, deixando as lentes com alto grau de correção mais finas ou mais grossas.
Nesse conteúdo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o índice de refração das lentes de grau e como escolher a melhor lente para a sua necessidade. Fica de olho! 🤓
Índice
O que é índice de refração da lente?
Qual o maior índice de refração da lente?
Tipos de lentes e índices de refração
O índice de refração da lente é o desvio da luz pela lente do óculos. A dioptria é o poder de refração da lente, responsável pela correção de problemas refrativos da visão, como a miopia e a hipermetropia, por exemplo.
Mas, ao passar pela lente, a luz sofre um desvio, e esse é o índice de refração. Sabe quando vemos um canudo dentro de um copo, e na parte com água parece que ele sofre uma quebra? Esse é um bom exemplo do índice de refração que é diferente entre o vidro e a água.
Por isso essa medida é muito importante para garantir lentes mais finas para óculos com grau.
O maior índice de refração do mercado óptico é 1.90, e pode ser obtido em lentes de cristal ou vidro, recomendado apenas para pessoas com graus muito altos.
Como mencionamos anteriormente, o índice de refração é diferente dependendo do material da lente dos óculos de grau.
As lentes Highlight ou Mineral são feitas de Cristal ou Vidro com índices de refração de 1.80 e 1.90 são recomendados pelos oftalmologistas para pessoas com dioptrias muito altas como -20, no caso de miopia.
As lentes de policarbonato possuem um índice de refração 1.59, sendo ideal para dioptrias médias. Já as lentes de resina possuem índices de refração de 1.56, 1.61, 1.67 e 1.74. Quanto maior o índice de refração mais fina será a lente.
As lentes de acrílico têm um índice de refração de 1.49, o menor disponível no mercado, isso quer dizer que ao ser usada para corrigir dioptrias muito altas oferecerá lentes mais grossas, estilo óculos fundo de garrafa. Por isso são recomendadas pena para correção de problemas de visão pequenos, como -1.5 de miopia, por exemplo.
A lente Trivex, por sua vez, possui um índice de refração de 1.53 e apesar de ser uma das lentes mais resistentes do mercado, não é recomendada para a correção de altas dioptrias.
Leia também: O que é dioptria e como ela afeta seus óculos?
O site da LIVO disponibiliza inúmeras marcas de lentes para óculos de grau com diferentes índices de refração, agora você já sabe, quanto maior o grau maior a necessidade de uma lente de alto índice.