Existem lentes de contato para miopia e astigmatismo?

Existem lentes de contato para miopia e astigmatismo?

Segundo dados da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), em 2020 cerca de 60% dos brasileiros possui astigmatismo, porém 22% não sabem que tem o problema, uma vez que essa condição está geralmente combinada a outros problemas de refração como a miopia ou a hipermetropia. A boa notícia é que com as novas tecnologias no mercado já existem lentes de contato para miopia e astigmatismo, também conhecidas como lentes de contato tóricas.

Infelizmente, de acordo com especialistas da Jonhson e Jonhson, 12% das pessoas que têm astigmatismo acreditam que esse problema não pode ser corrigido e cerca de 65% dos usuários de lentes de contato ainda não conhecem as lentes tóricas, por isso não se acostumam com essa opção de correção, muitas vezes desistindo de corrigir o problema.

Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre lentes de contato para miopia e astigmatismo. Fica de olho!

Publicado em 24 de maio de 2021

Índice

1.Tem lente que corrige miopia e astigmatismo?

2.Qual a melhor marca de lente de contato para miopia e astigmatismo?

3.Qual o limite de grau para lentes de contato?

4.Por que usar lentes de contato para miopia e astigmatismo?

Primeiro vamos entender o que é o astigmatismo

O astigmatismo é um erro de refração provocado por uma deformação na córnea, que ao invés de ter o formato de uma bola de basquete (visão comum), tem o formato de uma bola de futebol americano, ou seja é mais pontuda nas extremidades. Com isso as pessoas que possuem astigmatismo percebem as imagens com menos nitidez.

Leia mais sobre o que é o astigmatismo aqui!

Agora que você entendeu o que é o astigmatismo, veja como ele e a miopia podem ser corrigidos com as lentes de contato.

Tem lente que corrige miopia e astigmatismo?

Primeiro é importante diferenciar as lentes de contato para miopia e astigmatismo.

As lentes esféricas são usadas para a correção da miopia e da hipermetropia, isso porque esses são problemas de refração esféricos. Pessoas com baixo grau de astigmatismo, até no máximo 1 grau, conseguem usar essas lentes sem apresentar desconforto.

Para saber mais sobre as lentes de contato de forma geral acesse o conteúdo completo em nosso blog!

Porém, pessoas com grau mais alto de astigmatismo devem optar pelas lentes tóricas, isso porque elas possuem uma curvatura específica para correção do astigmatismo.

Para saber qual é o seu grau de astigmatismo basta analisar a sua receita de óculos, nela o grau do astigmatismo é indicado na coluna Cilíndrico, sempre com um sinal de menos (-).

Receita oftalmológica para lentes de contato de miopia e astigmatismo

Saiba mais sobre como ler a sua receita de óculos de grau.

As lentes Acuvue Oasys com Hydraclear Plus oferecem conforto e estabilidade visual para os astigmatas. Além do mais alto nível de proteção UV disponível em uma lente de contato. 

A tecnologia Hydraclear Plus ajuda a estabilizar o filme lacrimal, minimizando a sensação de olhos secos e mantendo o conforto e a umectabilidade da visão.

Já a lente de contato 1-Day Acuvue Moist com Lacreon® é um produto de descarte diário que pode ser usado por pessoas com astigmatismo combinado a miopia ou hipermetropia, ou apenas astigmatas. 

As lentes Acuvue Moist oferecem uma visão nítida e estável com o conforto e conveniência, além de proteção UV.

Além disso, o desenho de estabilização acelerada® interage com as pálpebras durante o piscar mantendo a lente de contato na posição correta para proporcionar uma visão estável e de qualidade, independentemente de como você movimenta sua cabeça ou seus olhos. 

Qual a melhor marca de lente de contato para miopia e astigmatismo?

Como mencionamos anteriormente, não é uma questão de marca, mas sim de tecnologia. Por isso a melhor lente de contato para pessoas com miopia e astigmatismo é a lente tórica, que possui uma curvatura diferenciada, capaz de corrigir o astigmatismo e outros problemas de refração, em um único produto.

Qual o limite de grau para lentes de contato?

As lentes gelatinosas da Jonhson podem ser encontradas até – 12 graus de miopia ou +8 de hipermetropia. Acima disso existem lentes de contato especiais.

Para o astigmatismo o valor máximo para lentes de contato tóricas e gelatinosas é até 2,75 graus, com descarte quinzenal. 

Por que usar lentes de contato para miopia e astigmatismo?

As lentes de contato para miopia e astigmatismo são uma alternativa para o uso de óculos. Infelizmente muitas pessoas ainda não se sentem bem com o acessório, seja por questões estéticas ou para a prática de algumas atividades específicas, como exercícios físicos, por exemplo.

Segundo especialistas da Johnson e Johnson 28% dos astigmatas não sabem que existem lentes próprias para essa condição e 78% dos usuários das lentes de contato tóricas reconhecem a sua superioridade em relação às lentes esféricas. Além disso, 9 em cada 10 profissionais ópticos, consideram as lentes tóricas produtos de fácil adaptação!

A seguir veja algumas vantagens e desvantagens das lentes de contato para miopia e astigmatismo e os cuidados necessários para uso deste produto.

Vantagens

  1. A correção de dois problemas com um único produto (miopia e astigmatismo ou hipermetropia e astigmatismo).
  2. Facilidade de adaptação.
  3. Opções de descarte programado (quinzenal) ou de descarte diário.
  4. Maior facilidade para a prática de esportes.
  5. Pessoas com alto grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo evitam o uso de óculos muito grossos que comprometem a estética.

Desvantagens

  1. Nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, por isso é necessário recomendação e acompanhamento constante de um oftalmologista.
  2. O uso ininterrupto das lentes de contato pode gerar alergias ou infecções oculares.
  3. Olhos mais secos que necessitam de lubrificação extra.
  4. Gastos mensais com o produto, diferente dos óculos que representam um único investimento que dura anos.
  5. Limitação máxima de graus para alguns tipos de lentes.

Cuidados com lentes de contato para miopia e astigmatismo

Para que o uso de lentes e contato para miopia e astigmatismo seja seguro, alguns cuidados são fundamentais.

  1. Acompanhamento e indicação de um oftalmologista.
  2. Sempre higienizar as mãos antes de manusear as lentes.
  3. Limpar as lentes e o estojo de lentes de troca programada com solução específica para lentes de contato, impedindo o acúmulo de bactérias.
  4. Respeitar o prazo de validade dos produtos, bem como o prazo de descarte. Lentes de descarte diário, por exemplo, não podem ser reutilizadas.
  5. Evitar o contato das lentes com água corrente e resquícios de maquiagem.

Agora que você já entendeu como as lentes de contato para miopia e astigmatismo funcionam, escolha a sua preferida no site de produtos da LIVO. E se quiser, combine o uso de lentes de contato com óculos de grau ou sol!