10 modelos de óculos de grau e sol que marcaram a história

10 modelos de óculos de grau e sol que marcaram a história

Como qualquer acessório de moda, os diferentes modelos de óculos de grau e de sol marcaram épocas e deixaram sua impressão na história mundial. 

Neste artigo vamos falar sobre os modelos que marcaram gerações e que seguem no dia a dia dos estilosos de plantão. 

Mas primeiro, vamos contextualizar como esse objeto evoluiu ao longo dos anos e passou de um mero “remédio” ou auxiliar de leitura, para um acessório fashion indispensável!

Publicado em 10 de maio de 2021

Índice 

1. Como os óculos se tornaram um acessório indispensável?

2. Modelos de óculos de grau que marcaram época

3. Quais são os modelos de óculos de grau que estão na moda?

4. Qual a tendência de óculos para 2022?

Como os óculos se tornaram um acessório indispensável?

Os óculos foram inventados com o intuito de melhorar a visão de pessoas que não conseguiam enxergar bem de longe ou de perto. 

Por isso, nos primórdios de sua história eram usados por monges que passavam horas e horas lendo nas bibliotecas eclesiásticas. Nessa época não havia preocupação nenhuma com seu design e eles eram presos, apenas pelo nariz, sem as hastes.

Com o passar dos anos o design foi evoluindo e no século XX as hastes foram introduzidas dos óculos. Mas no início do século esses objetos ainda eram meramente corretivos, usados como “remédio” para melhorar uma deficiência na visão.

É engraçado lembrar que até o início do século XXI as óticas eram ambientes muito frios, e remetiam a um espaço de saúde, com pessoas vestindo jalecos e pouco apelo visual, tanto nas vitrines, quanto nas prateleiras internas. 

Atualmente esses ambientes são arejados, coloridos e os atendentes são pessoas estilosas e cheias de informação.

A evolução dos óculos de um “remédio” ou corretivo para acessório de moda começou no início da década de 1990 (meados de 1920) com a introdução dos óculos de sol no mercado, a partir daí filmes, celebridades e outras referências culturais começaram a surgir em cima deste objeto, que pouco a pouco foi construindo sua história no mundo da moda.

Hoje, os óculos de grau também têm sua dose de estilo e muitas pessoas optam por usá-los, mesmo sem ter uma correção necessária, apenas como óculos de descanso com filtros para melhorar a visão. Uma evolução e tanto em um século, não é mesmo?

Agora vamos ver os modelos de óculos de grau que marcaram época e foram fundamentais para essa evolução do acessório no mundo da moda!

Modelos de óculos de grau que marcaram época

Ao longo da história alguns modelos de óculos de grau deixaram a sua marca em uma determinada época, começando assim sua caminhada para se tornarem um acessório de moda indispensável.

Pince-nez

Em tradução livre, pince-nez quer dizer “pinçar o nariz” e isso revela o design deste primeiro modelo de óculos, que não tinha hastes e mais parecia um compasso do que um óculos de grau.

Modelo de óculos de grau dos monges

Lorgnette

Esta versão do óculos que pinçava o nariz ganhou uma haste, que tornava o acessório mais confortável e fácil de colocar e tirar. Esse modelo ficou conhecido como óculos de ópera, e ganhou riqueza de detalhes no design, com materiais como ouro e prata e aplicações de pedras preciosas.

Aviador

O modelo aviador também foi o primeiro óculos de sol da história, isso porque foi criado para os pilotos da Força Aérea Americana, que sofriam com dores de cabeça relacionadas ao excesso de exposição solar.

Depois os óculos com lentes escuras ganharam os céus, também conquistaram o público! 

Mas nessa história tem uma curiosidade interessante. Os óculos de sol foram criados na década de 1920, mas o modelo Aviador só ganhou fama em 1980 com o filme Top Gun: Ases Indomáveis.

Atualmente os aviadores também são muito usados como óculos de grau, para um look mais moderno e descolado!

Cat eye

O modelo cat eye foi criado em 1930, inspirado nas máscaras do carnaval de Veneza, por Altina Schinasi, que usava óculos e queria algo mais estiloso para o público feminino. 

Depois de muitas negativas a designer conseguiu produzir sua criação em uma boutique de Nova York e desde então o modelo está em constante evolução no mundo da moda.

Em 1950, Marilyn Monroe usou um óculos de grau cat eye estreito e pontudo que virou uma febre entre as mulheres da época.

Nas décadas de 1980 e 1990 o modelo ficou maior, seguindo a tendência “oversized”, mas sem perder seu DNA de estilo com a ponta arrebitada que levanta o rosto das usuárias. 

Já nos anos 2000 segue popular entre as celebridades, agora com um tamanho menor e curvas mais acentuadas.

Mulher usa óculos solar Valentina
Valentina Solar Feminino

Wayfarer

Na lista “As 100 +”, do Guia de Estilo de Nina Garcia, o Wayfarer é uma peça atemporal e que não desaparecerá do mundo da moda, segundo a editora. 

Criado em 1952 usando as novas tecnologias de plástico da época, possui armações trapezoidais com hastes fortes, e foi inicialmente pensado para o público masculino.

Mas, quando Audrey Hepburn exibiu o modelo em Bonequinha de Luxo, o acessório ganhou o coração de toda uma geração.

“Os óculos de sol grandes, ousados e incógnitos entram e saem de moda, mas os Wayfarer nunca a farão parecer uma vítima da moda”. – Nina Garcia

Browline

Entre as décadas de 1950 e 1960 os óculos começam a seguir as tendências do mundo da moda, e ganham novos formatos, com o surgimento de novas tecnologias.

O famoso Browline mistura plástico e metal, e a armação contorna as lentes apenas na parte de cima, valorizando a linha da sobrancelha (em inglês brow line).  

Bug eye

Na década de 1970 o movimento hippie começou e os óculos ficaram maiores e mais geométricos. O Bug Eye ganhou popularidade com a modelo Twiggy e suas cores principais eram armações pretas e brancas que cobriam bastante o rosto.

Óculos redondos 

Ainda seguindo o movimento hippie e o estouro dos Beatles em todo o mundo. Entre 1970 e 1980 os óculos redondos, também conhecidos como óculos de sol John Lennon, ganham destaque com armações leves em metal e lentes de diferentes tonalidades, como azul, vermelho ou rosa.

Mulher usa óculos LIVO Jules Grau
Jules Grau Feminino

Wraparounds

Em 1990 foi a vez dos atletas influenciarem o mundo da moda com os modelos wraparounds. Estes óculos contornam o rosto e tem um encaixe perfeito para quem pratica esportes, isso porque não ficam caindo com impactos. 

Eles saíram dos campeonatos de bicicleta e sky para o guarda-roupa de fashionistas em todo o mundo e foram os precursores do modelo máscara. 

Modelo Máscara

Quem viveu o início dos anos 2000 teve um óculos enorme com aplicações de strass ou pérolas. Seguindo o embalo dos wraparounds, os óculos modelo máscara conquistaram uma geração inspirada nos ícones de estilo da época: Britney Spears e Paris Hilton.

Quais são os modelos de óculos de grau que estão na moda?

Se as últimas semanas de moda provaram algo é que óculos estão na moda e ponto! Em outubro de 2020, o diretor criativo Demna Gvasalia colocou modelos nas ruas de Paris com óculos escuros e casacos oversized, e na trilha sonora a música “Sunglasses At Night“, do cantor Corey Hart.

Em abril de 2021, o tapete vermelho do Oscar, premiação que além de valorizar os sucessos do cinema mundial, dá o tom para as apostas do mundo da moda, também trouxe looks com óculos de grau e de sol.

A atriz Laura Dern assumiu sua presbiopia e colocou os óculos para apresentar dois prêmios da noite. O ator Lakeith Stanfield, indicado a melhor ator coadjuvante, também compôs o look com óculos de sol leves e claros e a cantora H.E.R., vencedora no prêmio de canção original mostrou todo seu estilo com o look pra lá de ousado e que só ficou completo com óculos de sol coloridos.

Qual a tendência de óculos de grau para 2022?

A tendência para 2022 é bem clara: USE ÓCULOS! 

Veja também como escolher modelos de óculos de sol para o verão!

Seja de sol, de grau, ou para descanso. Use e abuse deste acessório que ganha cada vez mais espaço no mundo da moda, e de maneira totalmente democrática.

Acesse o site de produtos LIVO e escolha a armação, ou armações, que combina mais com seu estilo e vai facilitar o seu dia a dia.