O Brasil sofre um alerta para a saúde da visão com o aumento de uma condição ocular denominada olho seco. Essa condição pode ser agravada pelo tempo seco, ar condicionado, poeira e exposição excessiva às telas.
Neste artigo trazemos algumas dicas de como evitar o olho seco, ou tratar essa condição. lembrando sempre, que qualquer desconforto ocular, deve ser checado em uma consulta com oftalmologista, na qual será realizado um exame de vista completo!
Colaborou com este artigo: @dr.renanoliveira – Dr Renan Oliveira (CRM-SC 24.929) – oftalmologista no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (Joinville, SC)
Índice
Quais são os sintomas do olho seco?
Segundo definição da American Academy of Ophthalmology, os olhos precisam de lágrimas para permanecer saudáveis e confortáveis. O olho seco acontece quando os olhos não produzem lágrimas suficientes, ou não produzem a qualidade correta de lágrimas ou filme lacrimal.
Quando uma pessoa pisca, uma película de lágrimas se espalha sobre o olho. Isso mantém a superfície do olho lisa e clara. Para que este processo aconteça da maneira correta é necessário que o filme lacrimal contenha três camadas: oleosa, aquosa e mucosa.
A camada oleosa é a parte externa do filme lacrimal e torna a superfície lacrimal mais lisa, evitando que as lágrimas sequem muito rapidamente.
A camada aquosa é o meio do filme lacrimal e é responsável pela limpeza do olho. A camada de mucosa, por sua vez, é a camada interna do filme lacrimal e ajuda a espalhar a camada aquosa sobre a superfície do olho, mantendo-a úmida.
A principal causa do olho seco é quando os olhos não fazem lágrimas suficientes ou algo afeta uma ou mais camadas do filme lacrimal, impedindo que o processo acima seja completo.
Veja algumas doenças, comportamentos ou fatores externos que podem atrapalhar este processo.
Listamos aqui 8 sintomas de olho seco para que você possa reconhecer esta condição:
Caso apresente algum desses sintomas, para obter um diagnóstico de olho seco é preciso procurar um médico oftalmologista, para realizar um exame oftalmológico completo.
Existem muitos testes diferentes que ajudam a diagnosticar olhos secos. Seu oftalmologista pode fazer um teste que mede a quantidade, qualidade ou a espessura de suas lágrimas e medir a rapidez com que são produzidas.
O tratamento mais comum para olho seco são os colírios chamados de lágrimas artificiais, que contém uma solução que se assemelha às lágrimas do ser humano e vai ajudar a manter os olhos hidratados e limpos. Elas podem ser aplicadas toda vez que sentir o desconforto.
O oftalmologista também pode sugerir o bloqueio dos pontos lacrimais, fazendo com que as lágrimas naturais permaneçam nos olhos por mais tempo.
Os olhos secos podem gerar outros problemas da visão como infecções ou apenas olhos irritados devido a falta de lubrificação. Nestes casos são recomendados colírios específicos, pomadas, ou outros tratamentos específicos para diferentes tipos de olho seco.
Alguns casos de olho seco, causados por doenças autoimunes, por exemplo, necessitam de tratamento específico e podem ser de difícil controle. Mas para todos os tipos, alguns comportamentos devem ser evitados e bons hábitos estimulados. Veja abaixo 7 dicas de como evitar o olho seco:
Agora que você já sabe tudo sobre olhos secos procure mantê-los sempre hidratados, algumas vitaminas para os olhos também pode ajudam nesse processo.
E não se esqueça de procurar um oftalmologista, sempre que sentir desconforto na visão, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo?