Olho seco: como evitar?

Olho seco: como evitar?

O Brasil sofre com uma das maiores secas de sua história, com baixos volumes de chuva, principalmente na região Centro-Oeste, com isso, além dos racionamentos de água e aumento das queimadas, acende-se um alerta para a saúde da visão com o aumento de uma condição ocular denominada olho seco. Essa condição pode ser agravada pelo tempo seco, ar condicionado, poeira e exposição excessiva às telas.

Neste artigo trazemos algumas dicas de como evitar o olho seco, ou tratar essa condição. lembrando sempre, que qualquer desconforto ocular,  deve ser checado em uma consulta com oftalmologista, na qual será realizado um exame de vista completo!

Colaborou com este artigo: @dr.renanoliveira – Dr Renan Oliveira (CRM-SC 24.929) – oftalmologista no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (Joinville, SC)

Índice

O que é olho seco?

O que pode causar olho seco?

Quais são os sintomas do olho seco?

O que é bom para olho seco?

Como evitar olho seco?

How Do U Feel? GIF - TheSimpsons Lisa Blowdry GIFs

O que é olho seco?

Segundo definição da American Academy of Ophthalmology, os olhos precisam de lágrimas para permanecer saudáveis ​​e confortáveis. O olho seco acontece quando os olhos não produzem lágrimas suficientes, ou não produzem a qualidade correta de lágrimas ou filme lacrimal.

O que pode causar olho seco?

Quando uma pessoa pisca, uma película de lágrimas se espalha sobre o olho. Isso mantém a superfície do olho lisa e clara. Para que este processo aconteça da maneira correta é necessário que o filme lacrimal contenha três camadas: oleosa, aquosa e mucosa.

A camada oleosa é a parte externa do filme lacrimal e torna a superfície lacrimal mais lisa, evitando que as lágrimas sequem muito rapidamente. 

A camada aquosa é o meio do filme lacrimal e é responsável pela limpeza do olho. A camada de mucosa, por sua vez, é a camada interna do filme lacrimal e ajuda a espalhar a camada aquosa sobre a superfície do olho, mantendo-a úmida. 

A principal causa do olho seco é quando os olhos não fazem lágrimas suficientes ou algo afeta uma ou mais camadas do filme lacrimal, impedindo que o processo acima seja completo. 

Veja algumas doenças, comportamentos ou fatores externos que podem atrapalhar este processo.

7 doenças, comportamentos ou fatores externos que podem causar os olhos secos:

  1. Artrite reumatóide, síndrome de Sjögren, doença da tireoide e lúpus.
  2. Fumaça, vento ou um clima muito seco.
  3. Olhar por muito tempo para a tela do computador. 
  4. Ler ou outras atividades que reduzem o piscar.
  5. Usar lentes de contato por muito tempo
  6. Cirurgia refrativa do olho, como LASIK.
  7. Medicamentos: diuréticos (medicamentos que fazem urinar mais) para hipertensão, betabloqueadores para problemas cardíacos ou hipertensão, remédios para alergia e resfriado (anti-histamínicos), pílulas para dormir, para ansiedade e medicamentos antidepressivos e remédios para azia.

Quais são os sintomas?

Listamos aqui 8 sintomas de olho seco para que você possa reconhecer esta condição:

  1. Olhos ardendo.
  2. Visão turva, especialmente durante a leitura.
  3. Sensação áspera, como se tivesse areia no olho.
  4. Presença de muco dentro ou ao redor dos olhos.
  5. Olhos vermelhos ou irritados. 
  6. Dor ou desconforto ao usar lentes de contato.
  7. Muitas lágrimas nos olhos. (Isso acontece porque os olhos choram mais quando estão secos, mas essas lágrimas não tem qualidade para mantê-los hidratados).

Diagnóstico para olho seco

Caso apresente algum desses sintomas, para obter um diagnóstico de olho seco é preciso procurar um médico oftalmologista, para realizar um exame oftalmológico completo.

Existem muitos testes diferentes que ajudam a diagnosticar olhos secos. Seu oftalmologista pode fazer um teste que mede a quantidade, qualidade ou a espessura de suas lágrimas e medir a rapidez com que são produzidas.

O que é bom para olho seco?

O tratamento mais comum para olho seco são os colírios chamados de lágrimas artificiais, que contém uma solução que se assemelha às lágrimas do ser humano e vai ajudar a manter os olhos hidratados e limpos. Elas podem ser aplicadas toda vez que sentir o desconforto.

O oftalmologista também pode sugerir o bloqueio dos pontos lacrimais, fazendo com que as lágrimas naturais permaneçam nos olhos por mais tempo. 

Os olhos secos podem gerar outros problemas da visão como infecções ou apenas olhos irritados devido a falta de lubrificação. Nestes casos são recomendados colírios específicos, pomadas, ou outros tratamentos específicos para diferentes tipos de olho seco.

Como evitar olho seco?

Alguns casos de olho seco, causados por doenças autoimunes, por exemplo, necessitam de tratamento específico e podem ser de difícil controle. Mas para todos os tipos, alguns comportamentos devem ser evitados e bons hábitos estimulados. Veja abaixo 7 dicas de como evitar o olho seco:

  1. Quando o clima está muito seco use um umidificador de ar. 
  2. Proteja seus olhos do vento seco usando óculos de sol ou grau.
  3. No carro, não direcione o ar condicionado diretamente no rosto.
  4. Aposte em uma alimentação rica em ácidos graxos e ômega-3 incluindo peixes oleosos como salmão, sardinha, atum, truta e anchovas e sementes de linhaça à sua dieta. 
  5. Evite usar lentes de contato por longos períodos de tempo.
  6. Faça pausas de 20-30 segundos a cada 20-30 minutos durante seu tempo em frente ao computador, lembrando de piscar nesses intervalos.
  7. Não esqueça de piscar, atualmente existem aplicativos que lembram os usuários de piscar e descansar os olhos de tempos em tempos.

Agora que você já sabe tudo sobre olhos secos procure mantê-los sempre hidratados, alguns alimentos também podem ajudar nesse processo. Veja matéria completa em nosso blog.

E não se esqueça de procurar um oftalmologista, sempre que sentir desconforto na visão, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo?