Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E no Brasil, a preocupação também é grande. Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, com cerca de 70% da população afetada por esta condição. Por isso, cada vez mais pessoas apresentam sintomas como olho tremendo.
Na verdade essa tremedeira nos olhos, acontece nas pálpebras e seu nome científico é mioquimia palpebral. Mas fique tranquilo, essa é uma condição benigna, apenas um alerta do seu corpo para desacelerar, dormir melhor e buscar alguma forma de relaxar.
Neste conteúdo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o temido “olho tremendo”!
Índice
Por que o olho fica tremendo sozinho?
O que significa estar com o olho tremendo
O que fazer para o olho parar de tremer?
Devo me preocupar com esta condição?
A mioquimia palpebral é a definição científica para a sensação de olho tremendo, é uma condição benigna, caracterizada por um discreto tremor de pálpebra superior ou inferior. “São contrações involuntárias e rápidas dos músculos das pálpebras. Acontecem por um período curto de tempo e não prejudicam a visão. Alguns pacientes chegam a descrever como pálpebra ‘pulando’, explica o oftalmologista credenciado da Paraná Clínicas, João Guilherme Oliveira de Moraes (CRM-PR 16712-RQE-10581).
Segundo o especialista, os mecanismos químicos e biológicos por trás da mioquimia ainda não são conhecidos. “Mas, sabemos que esta condição está relacionada ao cansaço, ansiedade, estresse, insônia, tabagismo, aumento do consumo de café ou álcool, olho seco, excesso de luminosidade ou irritação ocular por poluição do ar”, garante.
Algumas técnicas podem ajudar a diminuir a intensidade e duração da tremedeira, são elas:
“Lembre-se também de dormir bem e tomar água, não ingerir café ou álcool em excesso e diminuir/suspender o uso de tabaco”, recomenda o oftalmologista.
A maioria dos casos de olho tremendo não requer tratamentos mais complexos, as medidas acima citadas são suficientes para controlar os sintomas. Quadros mais graves devem ser avaliados por um médico especializado.
A mioquimia é benigna e limitada, porém é necessário ficar atento para outros sintomas que indiquem uma condição mais grave. São eles:
Sempre consulte o oftalmologista ao sentir qualquer sintoma que possa afetar a saúde da sua visão!
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…