O que o tempo que passamos em frente às telas pode causar a saúde da visão?

O que o tempo que passamos em frente às telas pode causar a saúde da visão?

O tempo em frente às telas só aumenta desde a pandemia, são jogos, streaming, aplicativos, trabalho e muitas outras atrações que nos mantém com os olhos grudados nos eletrônicos.

Você já se perguntou quanto tempo passa em frente às telas de computadores, smartphones e aparelhos de televisão? Segundo um levantamento da Electronics Hub, a partir da pesquisa Digital 2023:Global Overview Report da DataReportal, o Brasil é o segundo país que passa mais horas em frente às telas, com 56,6% cerca de nove horas do dia.  

Infelizmente estar sempre ligado no computador ou no celular pode causar danos aos olhos, sendo necessários alguns cuidados que vamos listar neste artigo.

O que causa o uso excessivo de telas?

Quando uma pessoa passa muito tempo em frente às telas, ela coloca em risco sua saúde ocular, por os raios emitidos pelos eletrônicos, são prejudiciais em longos períodos. Além disso, pessoas que ficam muito concentradas em frente às telas ficam mais tempo sem piscar, o que pode causar diversos problemas nos olhos. São eles:

Além disso, ficar por muito tempo em frente às telas pode afetar a atenção, concentração, aprendizagem, saúde física e a memória de crianças e adolescente, segundo um estudo de publicado no Journal of Integrative Neuroscience em 2022. Além disso, a miopia está avançando entre crianças e adolescentes por conta das muitas horas com os olhos grudados em telas digitais.

Exposição äs telas ode ser uma das causas do aumento da miopia entre crianças e adolescentes

Qual o impacto das telas na educação infantil?

Segundo a oftalmologista Tania Schaefer, presidente da SOBLEC, os pais devem levar com mais frequência os filhos aos consultórios oftalmológicos. “Está comprovado que o déficit de aprendizagem também está relacionado a problemas na visão”, pontua Tania Schaefer. 

A dificuldade de enxergar de longe prejudica a vida escolar, traz transtornos na hora da prática de exercícios físicos e também dificulta o convívio social, por exemplo. Nesse cenário é preciso controlar o uso de telas para crianças e adolescentes.

  • Crianças abaixo de 2 ano, não devem ficar expostos às telas de celulares ou televisores.
  • Entre 2 e 5 anos, podem ficar em frente às telas por uma hora no dia;
  • De 6 e 10 anos, podem ficar exposta ás telas durante duas horas no dia;
  • Entre 11 e 16 anos, o máximo de tempo em frente ás telas deve ser de três horas no dia.

Qual é o tempo ideal para passar em frente às telas?

Para adultos, o ideal é passar no máximo 4 ou 5 horas em frente às telas, depois disso é necessário fazer uma pausa de 20 a 30 minutos, para descansar os olhos e olhar para uma paisagem. 

Pessoas que ficam muito tempo em frente às telas podem realizar exercícios oculares com frequência para evitar danos na saúde da visão. Usar colírios lubrificantes também pode ajudar a manter a lubrificação dos olhos.

Outra boa prática é usar óculos com lentes blue protect, que filtram os raios emitidos pelos eletrônicos, evitando a fadiga ocular digital. Você pode mandar fazer lentes para óculos de grau com blue protect ou comprar um óculos de descanso, apenas com o filtro protetor.

O site da LIVO possui opções de óculos para todos os gostos e estilos!