Você já deve ter ouvido o ditado popular “os olhos são as janelas da alma”, afinal de contas é por eles que vemos o mundo. Mas eles também podem ser como uma impressão digital, e representam a individualidade dos seres humanos. Por isso, existe muita curiosidade sobre as cores de olhos mais raras e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Fica de olho!
Publicado em 14 de junho de 2023 – Tempo de leitura: 2 minutos
A cor de olhos raros se dá devido ao excesso ou falta de melanina. Por isso, as cores mais raras que estão presentes em menos de 1% da população são os olhos pretos, que possuem excesso de melanina e olhos cinza que possuem falta de melanina.
Veja abaixo as 6 cores de olhos mais raras do mundo.
A heterocromia é quando as íris de uma pessoa ou animal apresenta cores diferentes, ou seja, um olho de cada cor. A palavra, de origem grega, significa cor diferente. Quem tem heterocromia parcial ou setorial possui parte da íris de uma cor diferente do restante, ou seja, um olho possui duas cores, por exemplo, metade verde e metade castanho.
Essa condição está entre as cores de olhos mais raras do mundo, mas algumas celebridades apresentam essa característica como Mila Kunis, Kate Bosworth e Henry Cavil.
Os olhos pretos (ou marrom muito escuro) podem ser encontrados em apenas 1% da população. Quem possui olhos pretos tem excesso de melanina na íris, fazendo com que ela tenha uma aparência muito escura. Essa coloração é mais comum no continente asiático e africano e recentemente popularizou-se com o uso de lentes de contato coloridas.
Pode parecer mentira, mas existem olhos violeta ou roxos, essa é uma das cores de olhos mais raras do mundo, mas é possível quando uma pessoa possui pouca pigmentação (melanina) misturada com o vermelho da retina (sangue). Quando o sol ilumina a retina o vermelho se mistura ao pouco pigmento da íris e resulta no violeta ou roxo.
Não são apenas os vampiros da série Crepúsculo que possuem olhos vermelhos. Pessoas com albinismo ou sem melanina não possuem a pigmentação na íris, ou seja, quando vemos um olho vermelho é o sangue que existe atrás dos olhos que vemos refletido pelo sol ou pela luz.
Assim como os olhos azuis, quem tem olhos cinza possui uma quantidade menor de melanina, mas a diferença entre as cores é a quantidade de colágeno no estroma, fazendo com que a luz seja refratada de forma diferente. Essa cor também é uma característica genética de pessoas nascidas na Rússia Europeia, em países bálticos e na Finlândia.
Os olhos verdes são uma das cores de olhos mais raras do mundo, com apenas 2% da população mundial com essa coloração. Para ter olhos verdes é preciso uma combinação de dois fatores: a quantidade de melanina (pigmentação) e como a luz se espalha pelos olhos.
Segundo o Eyesite, os olhos verdes são tão raros porque são uma mistura de pigmentação marrom-claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis. Além disso, são o resultado de um meio-termo entre os genes dos pais (que geralmente puxam para o castanho) com uma quantidade bem menor de melanina.
Os húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses possuem mais de 80% da população com olhos verdes ou azuis.
Além das cores de olhos mais raras, apresentadas acima, também temos alguns formatos de olhos raros, como os amendoados e profundos, que também são o desejo de muitos, pois conferem uma aura de mistério e sensualidade para a personalidade. Além disso, os olhos verdes que misturam diferentes cores e os olhos azuis de diferentes tonalidades também podem ser considerados olhos raros.
Para proteger os olhos raros, nada melhor do que um óculos de sol da LIVO!