Olhos verdes: saúde ocular e curiosidades

Olhos verdes: saúde ocular e curiosidades

Você sabia que olhos verdes são os mais raros do mundo? Apenas cerca de 2% da população mundial possui essa coloração obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e a forma como a luz se espalha pelos olhos. 

Além de raros, e lindos, os olhos verdes tem algumas particularidades quando assunto é saúde da visão. Por isso, desenvolvemos um guia completo com as principais curiosidades desta coloração ocular. Fica de olho! 👁️

Índice

O que significa ter olhos verdes?

Porque olho verde é raro?

O que é mais raro olho verde ou azul?

Saúde ocular

10 curiosidades sobre olhos verdes

Cat Cats GIF - Cat Cats CatGreenEyes GIFs

O que significa ter olhos verdes?

Segundo dados da American Academy of Ophthalmology a cor dos olhos é como uma impressão digital, uma vez que ninguém mais no mundo tem a mesma cor de olhos que você. 

Isso acontece porque a cor dos olhos depende de vários genes e, ao contrário da crença popular, não são uma mistura das cores dos seus pais. No passado, as pessoas pensavam que você poderia prever a cor dos olhos de uma criança com base na cor dos olhos de seus pais e avós, calculando genes dominantes e recessivos. No entanto, estudos recentes apontam que a cor dos olhos realmente não é tão simples de prever. Como transmitir características genéticas é muito complexo, é possível que dois pais de olhos azuis tenham um filho de olhos castanhos, por exemplo.

A cor dos olhos depende da quantidade e distribuição de um pigmento marrom chamado melanina na íris. Além disso, no caso da coloração verde, o efeito óptico da luz espalhando-se pela melanina nos olhos os torna verdes.

A maioria das pessoas nasce com olhos azuis acinzentados que podem ficar mais escuros durante os primeiros três anos se houver desenvolvimento de melanina. 

Porque olho verde é raro?

Presentes em apenas 2% da população mundial, os olhos verdes são mais comuns em regiões como o Norte e o Centro da Europa. Os húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses possuem mais de 80% da população com olhos verdes ou azuis.

Segundo o Eyesite, os olhos verdes são tão raros porque são uma mistura de pigmentação marrom claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis.

Além disso, são o resultado de um meio termo entre os genes dos pais (que geralmente puxam para o castanho) com uma quantidade bem menor de melanina. 

O que é mais raro olho verde ou azul?

Mais raros que os olhos verdes temos apenas os olhos rosa ou vermelho, que são uma condição do albinismo. Essas pessoas têm pouca ou nenhuma melanina na pele, cabelo e íris e também podem ter olhos azuis claros. Em casos raros, a íris é tão clara, devido à falta de melanina, que os olhos podem parecer rosa ou vermelhos porque os vasos sanguíneos ficam visíveis.

A heterocromia também é uma condição raríssima, na qual uma pessoa possui olhos com cores diferentes. Existem diferentes tipos de heterocromia e podem estar presentes no nascimento ou desenvolver-se posteriormente. A garota propaganda da heteroctomia é a atriz norte-americana Kate Bosworth.

Os olhos azuis não são tão raros pois dependem apenas de uma predisposição genética.

Saúde ocular

Pessoas com olhos claros de maneira geral tem maior sensibilidade à luz, isso porque, como seus olhos possuem menos melanina, também são menos protegidos. Uma condição comum às pessoas com olhos verdes é a fotofobia.

Além disso, a falta de melanina também deixa os olhos mais expostos aos danos dos raios UV, facilitando o desenvolvimento de câncer de olho. Por isso é fundamental que pessoas de claros usem óculos de sol com proteção UVA e UVB, bem como óculos de grau com proteção UV quando necessário.

Outro acessório interessante para pessoas que apresentam sensibilidade à luz são óculos com lentes transitions ou fotossensíveis, que escurecem sempre que expostos à luz, garantindo mais conforto para a visão sensível.

Para os usuários de lentes de contato também é possível buscar produtos que ofereçam proteção UV e já existem lentes de contato fotossensíveis no mercado!

10 curiosidades sobre olhos verdes

  1. Apenas 2% da população mundial tem olhos verdes.
  2. A coloração verde é uma combinação entre genética, que determina a quantidade de melanina na íris, e o efeito óptico da luz.
  3. Pessoas com olhos verdes são mais propensas a ter fotofobia, sensibilidade à luz.
  4. Pessoas com olhos verdes são mais propensas a desenvolver câncer de olho, pois a falta de melanina deixa os olhos mais desprotegidos contra os raios UV.
  5. Olhos verdes são considerados os mais atraentes, segundo pesquisa da All About Vision.
  6. Húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses possuem mais de 80% da população com olhos esverdeados ou azuis.
  7. Mulheres têm mais probabilidade de ter olhos verdes, segundo dados do Journal of Statistics Education.
  8. A coloração verde é uma mistura de pigmentação marrom claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis.
  9. As pessoas não nascem com olhos verdes, os bebês geralmente tem uma coloração cinza azulada nos olhos.
  10. É possível ter um olho verde e o outro de outra cor. Essa condição é chamada de  heteroctomia.

Você conhece mais alguma curiosidade para contar pra gente? Deixe o seu comentário!