Óculos de grau para atletas: lentes e armações

Óculos de grau para atletas: lentes e armações

Existem diversos óculos de grau para atletas, desenvolvidos com materiais específicos, como o TR90, tanto na armação quanto nas lentes, para garantir a melhor performance nos esportes.

Muitas pessoas preferem usar lentes de contato para a prática de esportes, entre eles atletas consagrados como o jogador de futebol, Kaká e o tenista, Gustavo Kuerten. No entanto, nem todas as pessoas podem usar lentes, devido a condições da saúde de visão, ou apenas por não se acostumarem com o acessório.

Além disso, as lentes de contato não são a melhor opção quando os atletas precisam proteger os olhos do sol, como no vôlei de praia, por exemplo, de partículas de poeira, como é o caso dos ciclistas ou de uma bola que voa a mais de 200km, por hora, como no squash. Ou seja, os óculos também são usados como equipamentos de proteção pelos atletas.

Neste conteúdo vamos mostrar os melhores materiais para óculos para atletas, fica de olho!

Publicado em 7 de junho de 2021

Índice

1.Materiais dos óculos para esportes

2.Lentes para óculos esportivos

3.Óculos esportivos para maior segurança

4.Como escolher a armação correta para atletas?

GIF TENOR – Reprodução

Materiais dos óculos para esportes

Como podemos ver na imagem acima, a prática de esportes está suscetível a possíveis acidentes de percurso. 😅  Por isso os óculos para esportes precisam ser mais resistentes. Por isso o metal não é recomendado, uma vez que pode ser partido, no caso de quedas ou boladas na face. Esse material também não combina com suor, podendo estragar com mais facilidade, por meio da corrosão, e até causar dano a pele dos atletas.

Além de resistentes, esses acessórios precisam ser leves e confortáveis, uma vez que um tenista, por exemplo, pode usá-lo por mais de 7 horas, em uma só partida. Por isso materiais derivados do plástico são mais recomendados, assim como titânio e aço inoxidável. 

A Loops by LIVO possui uma coleção completa de óculos para atletas com o material TR90 (derivado do plástico), design autoral, armações ultraleves e flexíveis, material emborrachado com toque soft para máximo conforto.

Óculos para computador Loops by LIVO
Modelos de óculos de grau e de sol para esportes – Loops by LIVO

É importante manter o acessório bem ajustado ao rosto, para isso alguns modelos possuem um ajuste na cabeça ou pescoço, evitando que os óculos caiam no meio da prática esportiva.

A principal característica dos óculos para ciclismo, por exemplo, é que eles são fechados e bem ajustados ao rosto, com um sistema de lentes intercambiáveis, pois arranham com facilidade, e sistema de ventilação para evitar o embaçamento das mesmas.

Lentes para óculos esportivos

Falando em lentes, a proteção UV também é fundamental, tanto para óculos de sol, quanto para óculos de grau durante a prática de esportes. Alguns atletas também optam pelas lentes polarizadas, principalmente para esportes como o ski, uma vez que elas facilitam bastante a visão em superfícies muito brilhantes. Porém, na pesca esportiva, por exemplo, essas lentes são proibidas, uma vez que oferecem vantagem extra para os competidores.

Para diferentes práticas esportivas, existem categorias de lentes específicas. As Lentes Categoria 0 são indicadas para quem corre durante a noite, as Lentes Categoria 1, por sua vez, são recomendadas para mau tempo. Lentes de Categoria 2 são ideais para o fim de tarde, quando o céu assume uma coloração que vai do laranja até o violeta. E as Lentes Categoria 3 são mais indicadas para quem pratica esportes no sol.

As lentes da Loops by LIVO contém tratamento super-hidrofóbico que repele líquidos, anti-estático que repele partículas (como poeira) e filtro contra luz azul (emitida pelas telas).

Óculos esportivos para maior segurança

Essa diferenciação das lentes é o primeiro passo para a proteção ocular durante a prática esportiva, uma vez que as atividades físicas podem acarretar lesões oculares graves. Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos estima-se que, em média, ocorram 100 mil casos de acidentes oculares por ano no país, relacionado a prática de esportes.

Nesse cenário, os óculos esportivos podem ser usados como um equipamento de segurança, tanto para atletas que realizam exercícios ao ar livre ou em ambientes fechados. As lentes categorizadas acima, ajudam a proteger os olhos da exposição a diferentes tipos de luzes.

As armações resistentes podem proteger os olhos de praticantes do squash, que correm o risco de lesão com a bolinha, que viaja a quase 200km por hora na quadra. Óculos bem ajustados também protegem os olhos do excesso de suor, que também pode prejudicar a visão e atrapalhar o desempenho de atletas de alta performance, como em maratonas, por exemplo.

No ciclismo, por sua vez, o óculos ajuda a evitar que pequenas partículas de areia ou pedrinhas atinjam o olho, permitindo que o atleta aumente a sua concentração e fique mais tranquilo durante o trajeto.

Como escolher a armação correta?

Na hora de escolher a melhor armação para o seu óculos esportivo é fundamental que ela fique bem ajustada e confortável ao seu rosto. Por isso fique atento a alguns detalhes:

  1. Apoio nasal: certifique-se que a ponte sobre o nariz está bem encaixada e não fique escorregando.
  2. Opte por lentes de policarbonato: tipo de material mais resistente e leve disponível no mercado.
  3. Aplique os tratamentos corretos nas lentes: proteção UV, antirrisco e o antirreflexo são indispensáveis para praticar esportes.
banner loops by livo