Os óculos fundo de garrafa foram eternizados pela televisão na caracterização de alguns personagens que viraram ícones da telinha como a Chiquinha, do seriado mexicano Chaves, Betty A Feia, do seriado norte-americano com America Ferrera e em 2021 está nas telas da Rede Globo no disfarce da personagem de Débora Secco, na novela Salva-se Quem Puder.
Mas na realidade eles já foram o motivo pelo qual muitas pessoas, principalmente mulheres, evitam até hoje usar óculos para corrigir problemas da visão como a miopia e a hipermetropia. Uma vez que, por possuírem lentes muito grossas, deixam os olhos muito grandes ou muito pequenos, impactando a estética do rosto e gerando desconforto e até bullying para os usuários.
O que a maioria das pessoas ainda não sabe é que esse tipo de óculos é uma coisa do passado, com as novas tecnologias ópticas já é possível produzir lentes mais finas com altos índices de refração, que permitem lentes mais finas, mesmo para altos graus de miopia e hipermetropia.
Neste artigo vamos explicar tudo sobre como evitar os óculos fundo de garrafa. Fique de olho! 👀
Matéria publicada em 30 de junho de 2021 / Tempo de Leitura: 3 minutos e 62 segundos
Você já tentou olhar através do fundo das garrafas de vidro, aquelas famosas dos anos 90? Se sim, pôde perceber que a grossura do vidro, combinada a curvatura do fundo da garrafa, causam uma distorção nas imagens, e os olhos vistos através deste vidro também ficam distortos, com um aspecto maior.
Por isso os óculos de grau com lentes muito grossas que acabam distorcendo os olhos dos usuários ficaram conhecidos como óculos fundo de garrafa.
Os óculos fundo de garrafa são usados para corrigir problemas visuais como a miopia e a hipermetropia com altos graus de dioptria, ficando com as lentes grossas. Mas é possível evitá-los usando lentes de alto índice de refração.
O grau necessário para produzir uma lente grossa o suficiente para ser “fundo de garrafa”, depende da qualidade do material usado nas lentes. As lentes de acrílico, por exemplo, têm um índice de refração de 1.49, o menor disponível no mercado, isso quer dizer que ao ser usada para corrigir graus acima de +2 (hipermetropia) ou -2 (miopia) resultará em lentes mais grossas.
Por outro lado, as lentes de resina possuem índices de refração de até 1.74, permitindo a produção de lentes mais finas para até -9 ou +9, por exemplo.
Como mencionamos acima, a maneira mais simples de evitar os óculos fundo de garrafa é optar por lentes com altos índices de refração, que é o desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, dependendo da velocidade da luz nos dois meios.
Nos óculos de grau, o índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco. Mas o modelo da armação também pode impactar na espessura das lentes. Veja a seguir como combinar o melhor modelo de armação com lentes de alto índice de refração para evitar os óculos fundo de garrafa.
O tamanho da armação dos óculos de grau também interfere na espessura das lentes. Isso porque, as lentes para miopia, por exemplo, são finas no centro e vão ficando mais grossas nas bordas. Assim, quanto maior o tamanho da armação, mais próximo da borda é feito o recorte da lente.
Por isso, quanto maiores as armações, em casos de miopia, maior será a espessura da lente.
Para escolher o modelo de armação ideal para graus de miopia ou hipermetropia acima de -4 ou +4 é preciso estar atento ao tamanho do aro (comprimento da lente). A regra é simples, quanto maior a armação, mais espessa ficará a lente tanto para miopia quanto para hipermetropia.
Outro cuidado é para o material da armação, armações de óculos de grau de metal, geralmente são muito finas, e fazem com que altos graus de miopia ou hipermetropia deixem uma lente muito aparente, “sobrando” nas bordas da armação.
Depois de escolher a armação correta é preciso investir em lentes de alto índice de refração em policarbonato ou resina. As lentes de policarbonato possuem um índice de refração 1.59, sendo ideais para dioptrias médias, até 4 graus.
Já as lentes de resina possuem índices de refração de 1.56, 1.61, 1.67 e 1.74, sendo este último recomendado para pessoas com até -9 ou +9 graus de miopia ou hipermetropia, por exemplo, sem que o óculos tenha aparência de fundo de garrafa.
Por fim, as lentes Highlight ou Mineral são feitas de Cristal ou Vidro com índices de refração de 1.80 e 1.90, os maiores do mercado e recomendados pelos oftalmologistas para pessoas com dioptrias muito altas como -20, no caso de miopia.
Agora que você já sabe como evitar os óculos fundo de garrafa, escolha o modelo mais adequado para a correção da sua dioptria (grau de miopia ou hipermetropia) no site de produtos LIVO.