Durante a gestação, podem ocorrer algumas alterações oculares na grávida, como mudança de grau ou da espessura da córnea. Geralmente, essas mudanças não permanecem depois a longo prazo depois do parto. Contudo, durante o puerpério, período que se estende por cerca de 6 semanas após dar à luz, gestantes estão mais suscetíveis a algumas doenças oftalmológicas.
Entenda quais são as mudanças oculares que ocorrem na gravidez e como evitar alguns desconfortos!
A mudança na visão estão, normalmente, relacionados as alterações hormonais durante a gravidez.
Além disso, é comum a córnea também inchar, causando problemas de visão, a curto ou longo prazo. Como é decorrente de mudanças nos níveis de progesterona, a córnea se torna mais curvada temporariamente, tendendo a voltar ao normal.
Normalmente, a visão que se alterou durante a gravidez volta quando as taxas de hormônio se estabilizam. Apenas em casos muito específicos isso não acontece, como: gravidez tardia, gestantes diabéticas, gestantes com pressão alta.
Por conta dos níveis hormonais, o filme lacrimal que cobre a córnea e umidifica os olhos, é afetado durante a gravidez. Assim, é comum que gestantes sintam incômodo visual por conta da falta de lubrificação.
Por conta das mudanças do corpo e a fadiga causada pela gestação, grávidas tendem a ter o sistema imunológico mais fraco durante esse período, o que pode ocasionar em infecções como conjuntivite ou terçol.
As gestantes que tem ou tiveram diabetes durante a gravidez estão propensas ao desenvolvimento de Retinopatia Diabética, condição que afeta os vasos sanguíneos na retina e comprometem a visão.
A luz azul artificial proveniente das telas de aparelhos tecnológicos é a principal causa do cansaço da visão no cotidiano, além de acarretar dores de cabeça, fadiga e entre outras inconveniências. Por isso, o uso de óculos com lentes que protegem de luz azul é tão importante para sua saúde visual.
Dessa maneia, dê um tempo para descansar sua vista fazendo outras atividades ou dando algumas pausas para repor o sono durante o dia.
Alimentos que ajudam na saúde ocular, contribuem a manter o equilíbrio hormonal e evitam um inchaço maior da córnea, como:
A maioria das doenças infecciosas como conjuntivite e terçol são adquiridas pelo contato direto das mãos aos olhos. Por isso, certifique-se de sempre higienizar as mãos antes de levá-las ao rosto.
Assim, consulte um médico oftalmológico nos exames de pré-natal, pois a saúde visual é importante em todas as fases da vida, mas um cuidado redobrado é necessário nesse período tão especial que é a gestação.