Como desembaçar óculos ou evitar esse problema?

Como desembaçar óculos ou evitar esse problema?

Todo mundo que usa óculos já teve problemas com lentes embaçadas e com a pandemia isso ficou ainda pior. O uso obrigatório das máscaras tem sido um desafio para usuários de óculos em todo o mundo e com isso, várias dicas milagrosas ganharam força na internet. Por isso, neste artigo vamos mostrar como desembaçar óculos da maneira correta, evitando riscos ou manchas nas lentes. E ainda trazemos algumas dicas para evitar esse problema. 

Índice

Por que os óculos embaçam?

Como não embaçar óculos?

Como desembaçar óculos?

Por que os óculos embaçam?

Primeiro é importante entendermos porque os óculos embaçam, e isso se dá por meio de um processo físico. Mas calma, não é nada complexo, vamos explicar!

Lembra quando estudamos na escola que o sol aquece a água na terra, nos rios, mares e oceanos, essa água esquenta e sobe em forma de vapor, e esse vapor é condensado em nuvens?

Pois bem, os óculos embaçam por conta deste vapor, não o vapor dos mares e oceanos, mas de bebidas ou comidas muito quentes, como vemos na imagem acima. Uma sopa muito quente solta micro partículas líquidas em forma de vapor, e essas partículas, ao entrarem em contato com as lentes de sol ou de grau, causam o embaçamento das mesmas.

Isso também acontece com o uso das máscaras, principalmente quando elas não estão 100% ajustadas no nariz. Quando respiramos, o ar que sai de nossas narinas é quente, e ao entrar em contato com o tecido da máscara também vira vapor, que sobe para os olhos, embaçando as lentes.

Agora que você já entendeu porque os óculos embaçam, veja como evitar esse problema!

Veja a seguir três dicas para evitar que os óculos embacem. 

Como não embaçar óculos?

  1. Evite choques de temperatura

Retire os óculos ao tomar ou comer algo muito quente, evite ambientes com choques de temperatura como banheiros ou saunas quentes.

  1. Mantenha as máscaras ajustadas ao nariz

Muitas máscaras possuem um ajuste de metal para o nariz, isso é fundamental para vedar a passagem do ar para os olhos. Outra tática que funciona bem é usar o peso do óculos sobre a máscara para vedar essa passagem de ar.

  1. Use produtos AntiFog

A flanela ZEISS AntiFOG com líquido anti-embaçante traz uma tecnologia exclusiva que garante até 72 horas de lentes translúcidas. 

Antes de aplicar o produto, limpe bem seus óculos com sabão neutro, aplique o líquido anti-embaçante em ambos os lados da lente e passe a flanela até que as lentes estejam completamente secas.

Para mais dicas de como limpar seus óculos da maneira correta acesse a matéria completa em nosso blog.

Atenção: foram publicadas na internet muitas dicas para evitar lentes embaçadas por meio de limpeza com sabão seco, mas cuidado. Para limpar os óculos devemos usar apenas sabonetes ou detergentes neutros, uma vez que os outros tipos de sabão podem causar reações aos filtros de proteção UV e Anti Reflexo, causando manchas nas lentes.

Além disso, sempre que for limpar os óculos com flanelas, certifique-se que as mesmas não possuem nenhuma sujeira que possa riscar as lentes.

Se depois de todos esses cuidados você ainda está sofrendo com óculos embaçados veja a seguir como desembaçar os óculos da maneira correta.

Como desembaçar óculos?

A melhor forma de desembaçar os óculos é usar um kit de limpeza com spray para lentes e flanela. Isso porque o spray evita que possíveis partículas risquem as lentes com a fricção da flanela. Caso não tenha o spray molhe a flanela em água corrente antes de passar nas lentes.

Nunca desembace os óculos com as mangas, toalhas ou outras partes de roupa. Esses tecidos podem conter partículas de sujeira que vão riscar a sua lente.