Como limpar os óculos de grau da maneira correta?

Como limpar os óculos de grau da maneira correta?

Muitas pessoas que usam óculos, seja de grau ou de sol, ainda não sabem a forma correta de limpar este acessório, por isso acabam com lentes riscadas ou manchadas, bem como armações danificadas. Para que seus óculos durem mais tempo e mantenham as características originais, fizemos um conteúdo completo sobre como limpar os óculos de grau e sol e da maneira correta.

Seja na sua casa, na rua ou na praia, sempre é possível usar os produtos certos para a limpeza dos acessórios, e guardá-los de maneira correta também ajuda a manter os óculos protegidos. Veja como fazer tudo isso de maneira prática e fácil. Limpar seus óculos não é um bicho de sete cabeças. Fica de olho! 🤓

Publicado em 9 de junho de 2021

Índice

1.Como limpar os óculos de grau corretamente?

2.Passo a Passo para a limpeza completa dos óculos de grau

3.Qual o melhor produto para limpar lentes de óculos de grau?

4.Como limpar lente antirreflexo?

5.Como guardar os óculos de grau?

Como limpar os óculos de grau corretamente?

A Zeiss, fabricante mundial de lentes para óculos de sol e de grau, traz duas formas de limpar as lentes dos óculos corretamente. A forma rápida (que pode ser feita em qualquer lugar) e a forma completa (que deve ser feita em casa), pelo menos uma vez por semana, evitando o acúmulo de sujeiras no acessório.

Limpeza rápida das lentes de óculos de grau

Primeiramente, NUNCA use a manga do casaco, camiseta ou qualquer peça de vestuário para limpar as lentes dos óculos. Esses tecidos estão expostos ao ambiente e vão acumulando resíduos de sujeira e poeira presentes no ar, que podem riscar as lentes.

Sempre leve com você a caixinha, ou estojo, dos óculos com uma flanela de limpeza especial. Essas flanelas são feitas com um tecido sintético de microfibras especial que repele a sujeira do ambiente, por isso limpa as lentes com mais delicadeza, evitando riscos e retirando a gordura e a sujeira que prejudicam a visão.

Se possível, leve consigo um spray de limpeza, que deve ser aplicado na flanela antes de realizar a limpeza na lente. O spray garante umidade ao tecido e evita a fricção seca, que pode causar riscos na sua lente.

Limpeza completa das lentes de óculos de grau

A limpeza completa dos óculos deve ser feita em casa, por precisar de água corrente e sabão neutro.

Basta espalhar uma gota de detergente ou sabonete líquido com pH neutro nas mãos, até formar espuma, e aplicar nas lentes. Em seguida, enxágue em água corrente fria (não pode ser morna ou quente) e seque-as completa e delicadamente com um tecido de microfibra, lenço de papel ou papel higiênico macio.

Atenção: o tecido ou flanela usado para a limpeza dos óculos também deve ser lavado regularmente, idealmente com água morna e sem amaciante de roupas.  

Limpeza de armações de óculos de grau

As armações dos óculos também devem ser limpas com frequência. Um cuidado fundamental é: ao limpar as lentes com um spray limpa lentes aplique o produto na flanela e não nos óculos, isso impede o acúmulo do produto nos parafusos da armação, o que pode ser prejudicial com o passar tempo.

Para manter as armações limpas e garantir que elas durem por mais tempo basta lavar em água corrente em temperatura ambiente (não pode ser quente), com uma gota de detergente líquido com pH neutro. 

Segure os óculos sempre pela lateral da armação, evitando que ela entorte ou quebre. Não esqueça de esfregar, com delicadeza, as laterais e a ponte da armação, removendo a gordura que se transfere do rosto para o acessório e faz com que ele fique escorregando do nariz.

Ainda está na dúvida sobre a forma correta de limpar seus óculos? Se liga no passo a passo que preparamos pra você!

Passo a Passo para a limpeza completa dos óculos de grau

  1. Lave as mãos com sabonete neutro para remover sujeiras e resquícios de cremes, antes de limpar o óculos.
  2. Lave as lentes em água corrente, em temperatura ambiente. Nunca use água quente.
  3. Use uma gota de sabão ou detergente neutro.
  4. Esfregue as lentes com delicadeza.
  5. Segure os óculos pela lateral da lente e esfregue também as hastes e a ponte (parte que fica sobre o nariz e acumula muita gordura.
  6. Enxágue com água corrente.
  7. Elimine o excesso de água sacudindo com cuidado o acessório.
  8. Seque os óculos com uma flanela de microfibra. Se possível use o spray de limpeza para óculos no pano antes de usá-lo para secar o acessório.
  9. Coloque os óculos contra a luz e veja se está tudo limpo.
  10. Coloque os óculos e veja como o mundo ficará mais claro!

Qual o melhor produto para limpar lentes de óculos de grau?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os produtos ideais para a limpeza dos óculos. E a verdade é que o melhor é o mais básico: água e sabão neutro. Como mostramos acima, essa combinação simples vai garantir a limpeza das lentes de óculos de sol, grau e da armação dos acessórios.

O spray de limpeza para óculos, vendido nas óticas, é um ótimo aliado para complementar o trabalho da flanela, tecido usado para limpar os óculos na rua ou para finalizar a limpeza completa em casa.

Pode lavar óculos de grau com detergente?

Sim, é possível limpar os óculos com detergente, mas eles precisam ser neutros, nada de usar detergente de coco ou frutas vermelhas para deixar os óculos mais cheirosos.

Os elementos químicos usados para dar cheiro ao detergente ou sabonetes em geral podem causar uma reação nas lentes, principalmente as que têm acabamento antirreflexo, causando manchas irreversíveis, que vão prejudicar a sua visão.

Pode limpar óculos com álcool 70?

Não é recomendado limpar a armação ou as lentes dos óculos de grau com álcool 70, pois os elementos químicos deste produto podem danificar os material dos óculos.

Como limpar lente antirreflexo?

Óculos com lentes antirreflexo possuem um tratamento especial, com uma camada protetora que torna as lentes mais resistentes e dificulta o acúmulo de sujeira, ou seja, as lentes se mantêm sem poeira por mais tempo, o que facilita significativamente a limpeza. 

A limpeza de lentes antirreflexo é mais simples, por isso elas têm uma vida útil mais longa. Mas são necessários alguns cuidados especiais.

Nunca use água quente, produtos à base de álcool ou produtos com cheiro para limpar as lentes. Eles podem prejudicar os tratamentos de antirreflexo, anti risco e a proteção UV presentes no acessório.

Como guardar os óculos de grau?

Guardar os óculos da maneira correta também garante uma vida útil mais longa para os acessórios. Então siga as dicas abaixo e deixe-os protegidos e seguros, enquanto não estão em uso:

  1. Guarde os óculos de sol ou grau em um estojo ou caixinha rígida quando não for utilizá-los. 
  2. Se não estiver com o estojo, coloque-os em um local seguro, como uma gaveta ou prateleira, com as lentes voltadas para cima. 
  3. Não exponha os óculos a calor extremo. Temperaturas superiores a 80ºC podem danificar as lentes e armações. Lentes de plástico, em particular, não devem ser expostas a temperaturas altas. O calor excessivo pode afetar a durabilidade dos tratamentos das lentes (como, por exemplo, o antirreflexo). Mudanças bruscas de temperatura também podem rachar a superfície das lentes. Por isso evite guardar o acessório no porta-luvas do carro durante o verão, por exemplo.

Agora que você já sabe cuidar dos seus óculos, escolha seu modelo preferido no site de produtos da LIVO!