Mas antes de explicarmos melhor essa data e contarmos o dia a dia de um profissional óptico, vamos esclarecer uma dúvida gramatical muito comum em torno das palavras ótico e óptico.
A palavra óptica, do grego optiké, tem relação com todos os aspectos da visão, desde os estudos físicos das normas de radiações luminosas e dos fenômenos da visão até as lojas nas quais se comercializam ou se fabricam óculos ou outros instrumentos ópticos. Além disso, é considerada pelo dicionário brasileiro como sinônimo de perspectiva ou modo pelo qual uma coisa pode ser vista ao longe.
Já a palavra ótica é um sinônimo de óptica, um regionalismo que também indica um lugar onde é possível vender ou fabricar óculos. Por isso, vamos usar ambos os termos durante este conteúdo, que celebra o dia do ótico ou óptico. Vamos lá?
Publicado em 10 de novembro de 2021 / Tempo de Leitura: 3 minutos e 18 segundos
O Dia do Ótico é comemorado no Dia de Santa Luzia, santa católica e padroeira da visão.
A história de Santa Lucia de Siracusa remete ao ano 304 d.C, quando a moça teve os olhos arrancados a mando do imperador romano Diocleciano. Ela foi morta no dia 13 de dezembro, no entanto, Deus performou um milagre e lhe devolveu os olhos, ainda mais belos do que eram antigamente.
Por isso, ela é a santa padroeira da visão, e divide sua data com o Dia do Óptico e o Dia da Pessoa com Deficiência Visual.
Aproveitando essa data, vamos contar um pouco mais sobre o óptico, um profissional de grande importância para todos que usam óculos, uma vez que é o técnico por trás da qualidade das lentes e armações vendidas no Brasil e no mundo.
Um ótico pode trabalhar em diversas áreas: vendas, representação comercial, contatólogo (especialista em lentes de contato), montagem de lentes e laboratório. Ou seja, está ligado a todos os instrumentos ópticos indicados por oftalmologistas para garantir a saúde da visão.
O ótico trabalha orientando e vendendo o que o cliente necessita para a receita prescrita pelo oftalmologista, mas também oferece suporte na adaptação com novos óculos, instruindo a melhor forma de usar e conservar o acessório e também prestando o auxílio necessário a cada vez que o cliente. Seja na ótica ou de maneira remota (via WhatsApp) ou virtual (por meio do atendimento eletrônico nos sites das óticas online), seja para compra ou ajuste dos seus óculos de grau.
Um contatólogo, por sua vez, auxilia e indica as melhores lentes de contato para uma melhor adaptação e também trabalha em balcão vendendo lentes oftálmicas.
A rotina do vendedor ótico é chegar na loja, arrumar as armações. Deixando-as higienizadas e alinhadas, entrar em contato com os clientes, seja para avisar do pedido que já chegou, uma pós-venda ou informar das novidades que chegaram, além de organizar toda parte burocrática da loja (caixa, contagem, estoque, etc.)
Ao decorrer do dia, ele atende os novos clientes, passando as lentes conforme a receita e necessidade de cada um, mostrando as armações que melhor se adaptam a sua receita e finalizando a venda, quando o cliente fecha o seu orçamento.
Também atende clientes que precisam ajustar as armações que estão desalinhadas no rosto e que precisam de reparo. Todas as vendas são passadas para o óptico, responsável pelos pedidos no laboratório.
Por fim, o ótico também ajuda caso alguém precise de um atendimento mais técnico e auxilia nos treinamentos da equipe.
Atualmente existem vários cursos para se tornar um técnico óptico: Senac, Filadélfia, Braz Cubas, são os mais conhecidos. Mas a maioria dos profissionais começa com atendimento ao cliente direto no balcão e vai aperfeiçoando seus conhecimentos no dia a dia e com treinamentos rápidos na loja.
A LIVO passa um treinamento de ótica básica a todos os óticos do time com ensinamentos sobre: refração, anatomia dos olhos, lentes, armações entre outros assuntos do ramo. Os laboratórios também fornecem treinamentos e materiais atualizados para os vendedores não ficarem para trás nas vendas.
Agora que você já conhece o dia a dia do ótico, que tal bater um papo com os atendentes virtuais da LIVO para escolher o seu óculos ideal?