Como o diabetes pode afetar a saúde da visão?

Como o diabetes pode afetar a saúde da visão?

Segundo dados divulgados em abril de 2021 pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil tem mais de 12 milhões de pessoas com a doença. E esse número vem crescendo com os novos hábitos alimentares do mundo moderno. Mas você sabia que o diabetes também pode afetar a saúde da visão?

Isso mesmo, as pessoas que têm diabetes podem desenvolver inúmeras doenças oculares e até mesmo perder a visão. Por isso, neste conteúdo vamos explicar como o diabetes pode afetar a saúde da visão e o que pode ser feito para evitar esses problemas oculares. Fique de olho! 👀

Índice

O que é diabetes?

Por que o diabetes afeta a visão?

Como fica a visão de quem tem diabetes?

Quem tem diabetes pode perder a visão?

Como prevenir a perda de visão?

O que é diabetes?

Segundo definição da American Academy of Ophthalmology (AAO) o diabetes é uma doença que afeta a capacidade do corpo de produzir ou usar a insulina de forma eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose). Com isso, a pessoa com diabetes fica com excesso de glicose no sangue,  o que pode causar danos no coração, rins e vasos sanguíneos, dentre eles os pequenos vasos sanguíneos dos olhos.

No entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que cerca de 90% da perda de visão causada pelo diabetes pode ser evitada, se os problemas forem descobertos no início. Por isso, pessoas com diabetes devem fazer exames de vista regulares, mesmo sem apresentarem sinais de perda de visão. 

Por que o diabetes afeta a visão?

Como explicamos anteriormente, o excesso de açúcar no sangue tem um impacto nos vasos sanguíneos e os olhos são repletos deles, por isso o diabetes pode afetar a saúde da visão de diversas formas.

Segundo o oftalmologista credenciado da Paraná Clínicas, João Guilherme Oliveira de Moraes (CRM-PR 16712/RQE-10581) o diabetes pode afetar a visão de diversas maneiras. “Uma das principais é quando o estímulo nocivo da alta glicemia (“o açúcar no sangue”) gera lesões na retina. A retina é um tecido da parte de traz do olho que podemos comparar com um filme de uma máquina fotográfica, é esta camada que absorve a luz e transmite para o cérebro. Uma vez que o diabetes afeta a retina, damos o nome de retinopatia diabética”, afirma.

Esta condição pode levar a diversas complicações que afetam seriamente a visão. Com a progressão da doença novos vasos de sangue e outros tecidos doentes e se formam na retina.

“Estes vasos podem sangrar, levando a hemorragias dentro do olho (Hemorragia Vítrea), situação na qual o paciente pode referir baixa visão e estar vendo tudo em vermelho. Estes tecidos também podem “puxar” a retina e descolar ela do seu leito de suprimentos (Descolamento de Retina), gerando um importante baixa visão rapidamente progressiva”, explica o especialista.

Estima-se que a retinopatia diabética é principal causa de cegueira em países industrializados, sendo responsável por volta de 30% dos pacientes cegos adultos e idosos.

Segundo dados da AAO as principais doenças causadas pelo diabetes nos olhos são: 

  1. Retinopatia diabética
  2. Edema macular diabético
  3. Catarata
  4. Glaucoma

Retinopatia diabética

“A doença ocular mais comum, causada pelo diabetes, é a Retinopatia Diabética, caracterizada pelo rompimento dos vasos sanguíneos dos olhos, provocando o vazamento de fluido na retina. Isto causa a visão embaçada e distorcida e ocorre quando o nível de açúcar no sangue é permanentemente alto e a diabetes está descontrolada”, revela a nutróloga Carina Plocharski (CRN8 5334).

Sintomas de retinopatia diabética

Você pode ter retinopatia diabética e não saber disso. Isso ocorre porque muitas vezes não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme a retinopatia diabética piora, você notará sintomas como:

  1. visão embaçada,
  2. visão que às vezes muda de embaçada para clara,
  3. misturar áreas em branco ou escuras em seu campo de visão,
  4. visão noturna ruim,
  5. ver as cores desbotadas,
  6. perda da visão.

Diagnóstico de retinopatia diabética

Um exame oftalmológico completo é necessário para diagnosticar a retinopatia diabética. Será necessário dilatar a pupila para que o oftalmologista veja o interior do olho do paciente.

O médico também pode fazer uma angiografia com fluoresceína para ver o que está acontecendo com a retina. O corante amarelo (denominado fluoresceína) é injetado na veia, viaja pelos vasos sanguíneos e uma câmera especial tira fotos da retina enquanto a tinta está no organismo, mostrando se algum vaso sanguíneo está bloqueado ou vazando. 

A tomografia de coerência óptica (OCT) é outra maneira de olhar de perto a retina. Uma máquina escaneia a retina e fornece imagens detalhadas de sua espessura. Isso ajuda o médico a localizar e medir o inchaço da mácula.

Edema macular diabético

O edema macular é uma consequência da retinopatia diabética e ocorre quando o fluido se acumula na retina, causando inchaço e visão embaçada, podendo levar à perda permanente da visão.

Catarata

O excesso de açúcar no sangue causado pela diabetes pode causar catarata, doença que atinge o cristalino deixando a visão permanentemente embaçada e pode ser resolvida com a troca das lentes embaçadas em uma cirurgia. 

Glaucoma

O diabetes duplica a chance de ter glaucoma, sua principal característica é o aumento de pressão dentro do olho, que comprime os vasos sanguíneos e danifica o nervo óptico, levando à perda da visão lateral do olho e, gradualmente, à cegueira. 

Como fica a visão de quem tem diabetes?

O diabetes pode causar problemas de visão, mesmo que você não tenha uma forma de doença ocular.

Se os níveis de açúcar no sangue mudarem rapidamente, isso pode afetar o formato das lentes dos olhos, causando visão embaçada. A visão volta ao normal depois que o açúcar no sangue se estabiliza. Por isso é fundamental controlar o açúcar no sangue antes de verificar a receita dos óculos de degrau.

Segundo o oftalmologista, quando a glicemia está descompensada, o diabetes pode alterar alguns mecanismos dos olhos responsáveis pela passagem de luz do meio externo até a retina.

“Quando isso acontece, não é incomum o paciente se queixar que a visão as vezes fica “embaçada” e depois volta ao normal, os óculos que antes estavam bons agora não funcionam ou que os novos óculos estão errados”, reforça Guilherme.

Quem tem diabetes pode perder a visão?

Sim, como listamos anteriormente, o diabetes pode provocar várias doenças oculares que podem levar a perda total da visão, mas isso pode ser evitado. 

Como prevenir a perda de visão?

Para evitar lesões oculares causadas pela diabetes: 

  1. mantenha um bom controle do açúcar no sangue. Siga a dieta e o plano de exercícios do seu médico de cuidados primários, consuma alimentos bons para os olhos.
  2. Controle a pressão ocular, uma vez que controlar a pressão arterial mantém os vasos sanguíneos do olho saudáveis.
  3. Faça consultas regulares com o oftalmologista, e mantenha os exames da visão em dia.
  4. Se notar alterações na visão em um ou ambos os olhos, consulte um oftalmologista imediatamente.
  5. Caso seja diagnosticado com retinopatia diabética, comece o tratamento o mais rápido possível. Esta é a melhor forma de prevenir a perda de visão!