Muitas pessoas não sabem a diferença entre oftalmologista e optometrista, mas as profissões são completamente diferentes. Enquanto o oftalmologista pode realizar diagnósticos e tratamentos para manter a saúde ocular, cabe ao optometrista indicar aos usuários de lentes de grau o melhor acessório com base na receita oftalmológica, garantindo uma melhor qualidade para sua visão.
Veja a seguir mais informações sobre as profissões de oftalmologista e optometrista.
O oftalmologista é um médico, graduado em Medicina (curso de 6 anos) e com especialização e residência na área de Oftalmologia, ou seja, especialista nos olhos. Alguns oftalmologistas realizam sub-especializações em áreas específicas como córnea ou cirurgia.
Cabe ao oftalmologista realizar exames para diagnosticar qualquer doença ou problema de visão e oferecer um tratamento para garantir a saúde ocular do paciente, bem como melhorar as condições de acuidade visual. O oftalmologista pode indicar remédios e recomendar cirurgias, quando necessários e quando especializados nesse campo também podem realizá-las.
Em caso de problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, ele deve oferecer ao paciente uma receita oftalmológica para produção de lentes de grau de óculos e indicar o uso, ou não, de lentes de contato para melhorar a qualidade da visão do paciente.
Recomenda-se visitar o oftalmologista uma vez ao ano para um check-up ocular!
O Optometrista é um profissional com curso técnico (até 2 anos de duração), tecnológico (3 anos de duração ou bacharelado (4 anos), especialista nos sentidos da visão, ou seja, ele não trabalha no órgão ocular, mas visa garantir a melhor experiência visual aos usuários de óculos.
Cabe ao optometrista seguir a receita médica para indicar a melhor lente de grau de óculos, ou melhor opção de lente de contato para corrigir problemas refrativos como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo.
Esse profissional também pode conferir se as lentes de grau de óculos estão corretas e ajudar usuários a se acostumarem com o uso dos acessórios visuais.
Ainda temos uma terceira categoria de profissional que é o técnico óptico, ele trabalha nas óticas ou laboratórios de lentes na produção de lentes de grau, com base nas receitas oftalmológicas.
Agora que você já sabe a diferença entre oftalmologista e optometrista já pode consultar o profissional mais indicado para o seu problema visual.
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…