Evite esses erros ao usar lentes de contato e mantenha a saúde da visão

Evite esses erros ao usar lentes de contato e mantenha a saúde da visão

A falta de informação e acompanhamento médico faz com que usuários cometam diversos erros ao usar lentes de contato que podem comprometer gravemente a saúde ocular.

Segundo informações da CooperVision no Brasil, o número de usuários de lentes de contato cresce todos os anos, porém muitas pessoas também deixam de usar o acessório por falta de informação ou acompanhamento médico, o que leva a erros ao usar as lentes de contato.

A empresa espera que o número de usuários de lentes de contato cresça de 1,2% da população brasileira para 2,5% nos próximos cinco anos. Atualmente, apenas 3 milhões de brasileiros usam lentes de contato para correção visual, segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), isso mostra que o número de usuários brasileiros pode crescer, e muito, com a orientação correta.

Por isso, neste artigo listamos os principais erros de usuários de lentes de contato para evitar e manter a saúde da visão. São eles:

  1. Uso sem prescrição médica;
  2. Falta de cuidado com higiene e armazenamento;
  3. Não respeitar o tempo de descarte;
  4. Dormir com as lentes de contato;
  5. Uso de colírios sem indicação médica;
  6. Contato com água, saliva e maquiagem;
  7. Exceder o tempo de uso diário.

Tempo de leitura: 3 minutos e 76 segundos

homem de cabelos pretos segura caixas de lentes de contato descartáveis

1. Uso sem prescrição médica

O erro mais comum de usuário de lentes de contato é usar os acessórios sem prescrição médica. Antes de usar qualquer tipo de lente de contato, seja com grau ou colorida, é necessário realizar exames de vista em um oftalmologista para analisar se você está apto ao usar o acessório. Pessoas com olhos muito secos e outros problemas de visão não podem usar lentes de contato!

2. Falta de cuidados com higiene e armazenamento

O uso de lentes de contato requer cuidados com o acessório para evitar a contaminação que pode levar a problemas visuais sérios como a cegueira. Entre os principais cuidados com lentes de contato estão a higiene e o armazenamento correto. 

  • Higiene: as lentes de contato devem ser colocadas e retiradas com as mãos limpas (lavadas com água e sabão e secas com toalhas limpas e sem fiapos). Os acessórios devem ser higienizados com uma solução para lentes de contato antes e depois do uso.
  • Armazenamento: as lentes devem ser guardadas em um estojo próprio, que precisa ser higienizado diariamente com a solução multiúso e trocado mensalmente. As lentes de contato precisam ficar totalmente sobremesas na solução dentro do estojo. Além disso, a solução deve ser trocada todos os dias.

3. Não respeitar o tempo de descarte

As lentes de contato devem ser descartadas conforme a orientação da embalagem. Lentes de contato rígidas geralmente possuem um prazo de validade de um ano (365 dias), já as lentes de contato gelatinosas podem ter descarte diário, semanal, quinzenal e mensal.

As lentes de descarte diário devem ser descartadas após o uso, mesmo que seja por poucas horas, ou seja, não podem ser reutilizadas. As lentes de contato de descarte semanal, quinzenal e mensal devem ser descartadas em 7, 15 e 30 dias após a abertura do blister, independente de quantas vezes forem usadas.  

Não respeitar o tempo de descarte é um erro ao usar lentes de contato, pois o acessório pode danificar os olhos após esse período.

Leia mais dicas de como cuidar das lentes de contato.

4.  Exceder o tempo de uso diário

Além de respeitar o tempo de descarte, os usuários de lentes de contato não devem usar o acessório por mais de 12 horas seguidas (esse é o tempo máximo recomendado por médicos). Exceder o tempo de uso diário pode causar irritações oculares e deixar o olho seco, causando problemas de visão embaçada e fadiga visual.

Homem retira lente de contato para guardar

5. Dormir com lentes de contato 

Dormir com lentes de contato é um erro muito comum, mas que deve ser evitado, pois durante a noite não piscamos, por isso a lubrificação visual diminui e com as lentes os olhos podem ficar extremamente secos, causando danos graves a saúde visual. Dormir com as lentes de contato por muitos dias seguidos pode levar a úlcera na córnea ou infecção ocular.

6. Usar de colírios sem indicação médica

Usar lentes de contato diariamente pode deixar os olhos mais ressecados, por isso um erro comum dos usuários de lentes é usar colírios lubrificantes sem prescrição médica, porém o uso indiscriminado destes produtos pode causar problemas na produção lacrimal, deixando os olhos ainda mais secos no longo prazo. 

Os colírios mais indicados para usuários de lentes de contato são os colírios sem conservantes, porém a prescrição médica é fundamental para escolher o melhor produto segundo as necessidades de cada indivíduo.

Leia também: Qual é o melhor colírio para lubrificar os olhos de quem usa lentes e óculos?

7. Contato com água

A água é um grande vilão para usuários de lentes de contato, isso porque ela carrega bactérias e protozoários que contaminam as lentes e se proliferam nos olhos, causando infecções graves e algumas vezes irreversíveis.

Lavar ou armazenar lentes de contato na água é um erro inadmissível, mesmo que a água seja filtrada. Tomar banho, nadar no mar e na piscina com as lentes de contato também não é recomendado, pois o acessório pode ser contaminado. 

A única forma de limpar as lentes de contato é com a solução específica para lentes, nunca use água, saliva ou soro fisiológico.

Evite esses erros ao usar lentes de contato e mantenha a saúde da visão em dia!
Na LIVO você encontra diferentes marcas e tipos de lentes de contato para combinar ao uso d óculos de grau e obter mais liberdade nas atividades diárias.