O uso de lentes de contato descartáveis, rígidas, tóricas ou coloridas, tem aumentado a cada ano. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, 8,4 milhões de brasileiros usam lentes de contato para correção de grau, enquanto mais de 500 mil pessoas utilizam lentes coloridas para finalidades estéticas.
Embora as lentes de contato sejam seguras e sua tecnologia tenha sido aprimorada ao longo dos anos, ainda existem riscos, uma vez que elas representam um elemento estranho inserido nos olhos. Por isso, mesmo para lentes coloridas, o ideal é fazer o acompanhamento com um oftalmologista. Além disso, é essencial saber como cuidar das lentes de contato no dia a dia.
Nesse conteúdo trazemos algumas dicas de como usar, limpar e guardar as lentes de contato para evitar infecções oculares!
Publicado em 12 de junho de 2022 / Tempo de Leitura: 5 minutos
Veja a seguir os cuidados diários necessários com as lentes de contato e dos acessórios de limpeza e armazenamento das mesmas, para garantir a saúde da visão.
A água não é uma solução estéril e pode causar a contaminação das lentes de contato. Além de não limpar ou guardar as lentes na água, evite tomar banho, entrar na piscina ou no mar com o acessório. Caso isso aconteça e a lente entre em contato com a água, o ideal é descartá-la.
As lentes de contato não devem ser usadas por mais de 12 horas seguidas, além disso, é preciso respeitar o tempo de descarte, dependendo do tipo de lente que está usando. Algumas lentes podem ser descartadas após um ano, um mês, 15 dias ou uma semana, além das lentes de descarte diário que não devem ser reutilizadas. Não durma com a lente de contato, isso pode causar danos graves na saúde da visão.
As lentes de contato devem ser limpas todos os dias antes do uso. Para higienizar as lentes, retire do potinho, coloque na palma da mão, molhe com a solução para lentes de contato e esfregue gentilmente com a ponta do dedo (sem as unhas).
Nunca coloque lentes de contato na boca para molhá-las. A saliva (cuspe) não é uma solução estéril. Não use uma solução salina caseira, água ou soro fisiológico para limpar ou armazenar as lentes de contato.
Guarde as lentes de contato após o uso em um pote para lentes de contato. Retire as lentes, coloque no pote seco e cubra a lente com a solução para lentes, isso vai mantê-la hidratada e higienizada até o próximo uso. Feche bem a tampa do pote para o líquido não vazar.
Sempre use uma nova solução para armazenar as lentes de contato, nunca reutilize ou complete a solução antiga.
O pote de armazenamento das lentes de contato também deve ser higienizado diariamente. Após colocar suas lentes nos olhos, jogue fora a solução que sobrou no pote, encha-o novamente com uma nova solução e esfregue com a ponta dos dedos.
Seque o estojo de lentes com uma toalha de papel limpa. Nunca seque-o ao ar ou tampe o estojo das lentes sem antes utilizar quaisquer métodos adicionais de limpeza. Se a secagem for feita ao ar, certifique-se que nenhuma solução residual permanece no estojo.
Os estojos para lentes de contato devem ser trocados todos os meses!
Use lágrimas artificiais sem conservantes para lentes de contato e mantenha os olhos e o acessório hidratados, evitando a sensação de olho seco e mantendo a qualidade das lentes por mais tempo.
Opte pela solução para lentes de contato que melhor se adequa com o seu estilo de vida e invista em marcas conhecidas no mercado como Renu e Opti-Free.
Certifique-se de que a ponta do frasco de solução não toque em nenhuma superfície e mantenha o frasco da solução de limpeza bem fechado quando não os estiver usando.
As lentes de contato só podem ser limpas com soluções específicas para limpeza deste acessório. As soluções para lentes de contato são compostas de misturas de peróxido e hidrogênio, para eliminar bactérias, fungos e vírus. Além disso, servem para conservação, lubrificação e remoção de proteínas das lentes.
É necessário limpar as lentes de contato todos os dias antes de colocá-las. A Acuvue oferece um passo a passo sobre como limpar as lentes de contato da marca. Veja abaixo:
O uso de lentes de contato é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de ceratite bacteriana, uma infecção da córnea que pode se desenvolver rapidamente e, se não for tratada, pode causar cegueira.
Os sintomas de ceratite bacteriana podem incluir dor no olho (muitas vezes súbita), vermelhidão incomum dos olhos, visão reduzida, aumento da sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo. Procure um oftalmologista imediatamente se tiver algum desses sintomas, uma vez que é necessário começar o tratamento imediatamente para evitar a perda de visão. O uso prolongado e a falta de cuidados com as lentes de contato são as principais causas da infecção bacteriana.
Além disso, lentes de contato velhas ou que não se encaixam bem podem arranhar os olhos e fazer com que os vasos sanguíneos cresçam na córnea, uma condição perigosa que ameaça a saúde da visão.
Para usar lentes de contato com segurança, você deve se comprometer a cuidar delas adequadamente e substituí-las quando necessário. Converse com seu oftalmologista para entender se esse acessório de correção visual ou estética é interessante para você.
Você também pode combinar o uso de óculos e lentes de contato. Veja como!
Fontes: What Is Bacterial Keratitis? e How to Take Care of Contact Lenses