Exercícios oculares: o que são e para que servem?

Exercícios oculares: o que são e para que servem?

Os exercícios oculares tem como objetivo fortalecer a musculatura ocular e melhorar a qualidade da visão no dia a dia, por meio do relaxamento dos olhos. 

A fisioterapia ocular ou exercícios oculares podem ser usados por pessoas com estrabismo, com intuito de fortalecer os músculos e melhorar o desvio dos olhos. Por pessoas que sofrem com alguma doença neurológica como AVC e ficaram com algum problema de visão e por pessoas que trabalham longas horas em frente das telas de computadores ou celulares. 

Neste conteúdo vamos focar em exercícios oculares para evitar a fadiga visual causada pelo uso excessivo de eletrônicos.

O que é fadiga ocular digital?

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Consumer Eletronics Show, nos Estados Unidos, revelou que pelo menos 70% dos entrevistados sofrem com fadiga visual causada por eletrônicos, uma vez que o tempo mínimo que passam em frente a tela de um computador, tablet e celular é de cerca de seis horas por dia.

A fadiga ocular digital não é diferente do cansaço visual que você pode ter ao ler, escrever ou fazer “trabalhos de perto”, como costurar por longos períodos de tempo. Ou seja, é uma reação do corpo a uma ação repetitiva ou constante que causa um cansaço visual.

Sabe quando estamos trabalhando super concentrados e parece que nem piscamos? Pois é, muitas vezes diminuímos o número de piscadas por minuto e forçamos nossa visão, o que pode causar dores de cabeça e até visão embaçada. 

Nesse caso, os exercícios oculares podem ajudar a fortalecer os músculos dos olhos e relaxar o corpo e a mente, tirando o foco das telas, por poucos minutos ao dia. Veja como fazer em casa.

Quais os exercícios para os olhos?

Vamos citar 3 tipos de exercícios oculares que podem ser feitos em casa, todos os dias para tirar o foco das telas, descansar a vista e fortalecer os músculos dos olhos. São eles:

  1. Mude o foco

Quando sentir a vista cansada, em um dia de trabalho intenso, procure mudar o foco. Desvie o olhar do computador e olhe para uma paisagem, algo distante no qual você não consiga focar em um objeto próximo. 

Alguns smartwatches possuem uma funcionalidade para avisar o momento de desviar os olhos das telas e descansar a vista, pode ser uma boa opção para fazer isso todos os dias com certa frequência. Aproveite para levantar, esticar as pernas e tomar água!

  1. Olhe para dentro

A meditação é uma prática que está em alta e alivia estresse, ansiedade e também pode ajudar no relaxamento visual.

Separe alguns minutos no início, meio e final do dia para fazer uma meditação rápida, de no máximo 5 minutos. 

Pode usar músicas ou apenas ficar em silêncio com os olhos fechados.

  1. Pisque

Não se esqueça de piscar, esse é um ato voluntário, que pode ser diminuído em períodos de muita concentração em frente às telas. Por isso fique alerta e pisque. 

Em dias de muito trabalho tire um momento e pisque, no mínimo 20 vezes, pára estimular a produção de lágrimas e evitar o olho seco e a fadiga ocular.

Leia também: Lentes blue protect: você sabe o que é proteção contra luz azul?

É possível melhorar a visão com exercícios oculares?

Realizar exercícios oculares constantes pode ajudar a melhorar a qualidade da visão, no dia a dia. Olhos mais relaxados evitam diversos problemas como olho seco, fadiga ocular e dores de cabeça.

No entanto, esses exercícios não curam nenhum tipo de doença ocular e não são capazes de mudar condições refrativas como a miopia e o astigmatismo.

Além disso, todo problema ocular deve ser acompanhado por um médico oftalmologista para diagnóstico correto.

Os exercícios oculares são uma forma de deixar o dia a dia mais leve para os olhos, mas não substituem nenhum tipo de tratamento indicado pelo médico, ok?

Falando nisso, quando foi a sua última consulta oftalmológica? Vale a pena consultar o especialista todos os anos, ou a cada seis meses, para quem já tem algum problema na visão. Não esqueça de manter seus exames de vista em dia!