Proteção UV para óculos de grau

Proteção UV para óculos de grau

A proteção UV nos óculos de grau protege os olhos dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

Você sabia que por ser um país tropical, próximo a linha do Equador, o Brasil tem um dos maiores índices de radiação solar do mundo?

Veja no mapa abaixo, as áreas vermelhas indicam risco extremo de queimadura em exposição ao sol sem proteção. Isso faz com que seja ainda mais necessário o uso de protetor solar. 

Mas a proteção UV não deve ser só para a pele, os olhos também precisam de proteção contra os raios UVA e UVB, e é sobre isso que vamos falar no conteúdo abaixo. Fica de olho! 👀

Publicado em 12 de abril de 2021

Índice

1. O que é radiação UV?

2. Danos dos raios UV para os olhos

3. Como a radiação UV atinge os olhos

4. Como escolher óculos de grau com proteção UV

5. Níveis de proteção UV em óculos de grau

6. Importância da proteção UV para os olhos

O que é radiação UV?

A radiação UV ou ultravioleta vem do sol. O espectro de radiação é dividido em UVA (315–400 nm), UVB (280–350 nm) e UVC (100–280 nm). A radiação UVC ainda é absorvida pela camada de ozônio, mas a UVA e uma porção da UVB chegam até nós.

Infographic Transmission UV Radiation with caption
more

O sol é importante para o bem-estar e bom funcionamento do corpo humano, estimulando a produção de vitamina D e ajudando no ajuste de nosso relógio biológico. Os raios ultravioleta bronzeiam nossa pele, mas também podem danificá-la, assim como também podem prejudicar nossos olhos.

A radiação ultravioleta pode ser encontrada onde quer que haja luz solar, seja de forma direta ou indireta. Mesmo em home office, em um cômodo ensolarado com janelas abertas ainda é possível ter a presença dos raios UV, por isso muitos dermatologistas recomendam o uso do protetor solar até para ficar em casa.

Se protegemos nossa pele, também precisamos proteger nossos olhos, uma vez que eles podem absorver a radiação UV, o que pode resultar em consequências negativas para a saúde da visão. 

Danos dos raios UV para o olhos

Os danos causados ​​pela radiação ultravioleta são normalmente divididos em duas categorias: agudos e crônicos. 

Danos agudos

Fotoceratite ou “queimadura de sol da córnea” que ocasiona dor temporária, lágrimas, espasmos, sensibilidade à luz e pupilas contraídas.

Essa doença é ocasionada pela exposição direta à luz do sol sem proteção.

Danos Crônicos

Os danos crônicos são geralmente causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta por um longo período de tempo, progredindo lentamente, sem que a pessoa perceba os sintomas, o que pode levar a doenças graves como o câncer. As doenças crônicas incluem:

  1. Fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento prematuro da pele (rugas) e efeitos degenerativos de início precoce, causados ​​pela exposição repetida ao sol;
  2. Câncer nos olhos e nas pálpebras;
  3. Catarata, que causa a turvação do cristalino reduzindo o contraste ou a percepção das cores;
  4. Degeneração induzida por UV.

Como a radiação UV atinge nossos olhos? 

Infographie le rayonnement UV dispersé

Cientistas suíços da Universidade de Lausanne sugeriram que os cuidados com a radiação UV não devem se limitar ao sol do meio-dia ou a exposição direta à luz, como na praia. 

Segundo eles, estamos em risco quando normalmente não usamos nossos óculos de sol, como, por exemplo, trabalhando em casa. 

É verdade que a radiação UV direta é normalmente mais forte do que a radiação espalhada ou dispersa, mas ao longo do ano estamos expostos a consideravelmente mais UV através da radiação dispersa do que a luz solar direta. 

De acordo com as descobertas dos pesquisadores suíços, a luz incidente direta a que somos expostos quando passamos algum tempo ao sol é responsável por apenas 20% de nossa exposição anual aos raios ultravioleta. 

A radiação dispersa, por sua vez, pode ser responsável por até 80% de nossa dose anual, e não podemos evitá-la completamente – mesmo quando ficamos na sombra.

A radiação UV direta é refletida por objetos e superfícies ou espalhada por nuvens ou outras moléculas especiais (como podemos ver na imagem acima). 

Como a radiação UV atinge os olhos de quem usa óculos e a importância da proteção UV para óculos de grau

Existem três maneiras pelas quais a radiação ultravioleta pode atingir os olhos ao usar óculos: 

  1. passando pela frente da lente; 
  2. passando pela lente lateralmente e entrando no olho diretamente ou; 
  3. sendo refletida no olho pelo lado reverso da lente. 

A maior parte da radiação ultravioleta pode atingir o olho pela frente, uma vez que as lentes oferecem o maior ângulo sólido para a passagem da radiação. 

Um estudo científico da Biomedical Optics Express, realizado em 2018, confirmou que as lentes de óculos oferecem o maior potencial de proteção UV.

A pesquisa foi realizada usando óculos, com e sem filtro de proteção UV, com luz solar simulada na faixa espectral de 350-400 nanômetros. Este intervalo abrange 70% do espectro de UV que normalmente chega até nós em nosso dia a dia. 

As medidas de controle mostraram que as armações, sem lentes, impedem que aproximadamente 18% da radiação ultravioleta chegasse ao olho. Aproximadamente 79% alcançaram o olho pela frente, através da área normalmente contendo as lentes, e apenas 3% alcançaram o olho pela lateral, passando entre as armações e o rosto. 

Sob as condições do teste, os óculos foram capazes de bloquear 93% da radiação UV, quando o material da lente continha filtros de proteção UV especiais. Sem os filtros de proteção, apenas 64% da radiação UV foi bloqueada. 

A maneira pela qual as armações podem impedir que a radiação UV alcance a pele e os olhos depende de vários fatores do mundo real, como o tamanho das armações, sua posição no rosto e o comportamento do usuário. 

Veja a seguir a melhor forma de escolher óculos de grau com proteção UV.

Como escolher óculos de grau com proteção UV?

Fique atento ao material

O plástico para lentes oculares deve absorver grande parte da radiação ultravioleta, principalmente a radiação que chega até nós pela frente, até 400 nm, que é o limite superior do espectro de radiação UVA. Isso se aplica a lentes transparentes e coloridas. 

Escolha a armação correta 

Armações maiores significam maior proteção para os olhos e arredores. A largura das têmporas também pode reduzir a quantidade de radiação ultravioleta que entra pelas laterais.

Tratamento UV

Um revestimento antirreflexo UV no verso da lente pode evitar que a pequena quantidade de radiação UV que é refletida no interior da lente alcance o olho. No entanto, esses revestimentos só são eficazes se o material da lente já absorver a radiação UV.

Entenda melhor os níveis de proteção UV disponíveis para óculos de grau.

Níveis de proteção UV em óculos de grau

Quando se trata de proteção UV, as pessoas não pensam em lentes transparentes ou de grau. Para proteger os olhos do sol, imediatamente pegam seus óculos de sol, mas não estão cientes de que lentes transparentes podem – e devem – proteger a visão durante todo o dia.

Em uma pesquisa realizada em 2018, a Zeiss descobriu que a maioria das pessoas pensa em óculos de sol quando pensa em proteção UV. 

80% dos entrevistados não sabiam que o uso de lentes transparentes também pode proteger seus olhos contra os raios ultravioleta prejudiciais. Ao mesmo tempo, a maioria (97%) acreditava ser uma vantagem ter lentes transparentes para proteger os olhos tão bem quanto os óculos de sol.

Desde o início de 2018, todas as lentes transparentes da ZEISS contam com a tecnologia UVProtect, que garante que as lentes comuns do dia a dia possam proteger os olhos contra a radiação ultravioleta tão bem quanto um par de óculos de sol de alta qualidade. 

Essas lentes cobrem um comprimento de onda de até 400 nm, o que corresponde à definição de radiação UV pelo rígido padrão australiano. A única consequência do alto índice de proteção UV para lentes transparentes é que o filtro pode deixar a lente amarelada, podendo interferir nas percepções de cor de maneira sútil.

A Essilor, por sua vez, oferece na maioria de suas lentes transparentes, um fator de proteção UV 35, que não causa alteração de cor por ser um pouco mais fraco e manter a transparência das lentes.

Proteção UV 400 para óculos de grau

O tratamento para lentes com filtro UV 400 garante 100% de proteção contra os raios UVA e UVB nocivos para a saúde da visão. Por isso é o nível de proteção recomendado tanto para lentes de sol, quanto para óculos de grau.

Mas, por que usar lentes transparentes com proteção UV?

Importância da proteção UV para os olhos

Há anos, os consumidores ouvem que, na praia, na natureza ou nas férias, devem colocar protetor solar na pele para protegê-la do sol. 

Em particular, o rosto de uma pessoa está constantemente exposto à luz solar. Um estudo publicado pela University of Liverpool explorou como as pessoas aplicam protetor solar no rosto. 

Os pesquisadores utilizaram um filtro especial e iluminação para que as áreas onde o protetor solar foi aplicado pareçam pretas. Olhando as fotos, você vê que a área ao redor dos olhos geralmente permanece brilhante. Isso significa que não foi aplicado protetor solar suficiente, expondo a pele à luz solar perigosa, caso a pessoa também não use óculos com proteção UV.

A pele, do rosto e do pescoço, é particularmente propensa ao câncer de pele porque é frequentemente exposta à radiação ultravioleta e cerca de cinco a dez por cento de todos os casos de câncer de pele ocorrem na pálpebra, segundo dados de associações de oftalmologia do Brasil e da Alemanha.

Portanto, faz sentido proteger essa área. Isso requer a aplicação de protetor solar nas pálpebras ou o uso de óculos que protejam esta área contra a radiação ultravioleta. 

A vantagem dos óculos com proteção UV é que eles protegem não apenas a pele ao redor do olho, mas também o próprio olho – presumindo que as lentes filtrem a radiação perigosa.

Olhos protegidos e pele saudável 💁🏽‍♀️

Além disso, segundo dermatologistas, a proteção UV nos mantém com uma boa aparência por mais tempo. A exposição ao sol sem proteger o rosto e a pele sensível ao redor dos olhos terá consequências que podem incluir rugas, também conhecidas como pés de galinha.

Dependendo do seu tipo de pele, essas rugas podem começar a aparecer a partir dos 25 anos. Por volta dos 30 anos, no máximo, a maioria notará que a pele ao redor dos olhos não parece mais tão fresca e lisa como antes. Isso ocorre porque a pele é particularmente sensível, pois é muito fina nas pálpebras e nas têmporas.

Além do mais, os olhos estão envolvidos na maneira como nos expressamos, e pequenos músculos trabalham para mantê-los em movimento. Conforme a pele fica mais fina, com a idade, esses músculos fazem com que as rugas se tornem cada vez mais profundas.

Quando paramos de crescer por volta dos 25 anos, o tecido conjuntivo sob nossa pele começa a perder sua capacidade de regeneração. Além disso, a pele jovem armazena água, o que confere um efeito de almofada e um brilho saudável. No entanto, a capacidade do tecido conjuntivo de armazenar água se desgasta com o tempo, de modo que a pele macia ao redor dos olhos fica cada vez mais fina.

A luz solar pode ser perigosa e a radiação UV é o inimigo número um da pele. Seus raios são capazes de danificar o tecido conjuntivo, o que significa que as células morrem e produzem menos colágeno (que torna a pele mais elástica). Isso faz com que a pele envelheça; muitas rugas aparecem e a pele fica seca e fina. 

Outros danos incluem pele flácida e manchada do sol. 

Os óculos com proteção UV previnem todos estes “efeitos colaterais” da exposição solar no dia a dia. Isso não impede o uso dos óculos de sol para situações especiais como passeios na praia, dias ao ar livre, viagens na estrada, entre outros.

Sobre a importância do uso de óculos solares e os níveis de proteção UV destes modelos, veja matéria completa em nosso blog! 😎