Sabe quando você vai no oftalmologista e ele pede para você ler algumas letras e números em uma projeção na parede? Essa é a tabela de acuidade visual, também conhecida como Tabela de Snellen, que é usada para conferir o melhor grau de óculos para corrigir erros de refração.
Esse exame também é feito por uma máquina, mas a tabela ainda é usada pelos médicos para tirar a prova do equipamento.
Nesse conteúdo vamos explicar como funciona a tabela de acuidade visual e uma pouca da história por trás da Tabela de Snellen. Fica de olho! 🤓
Índice
O que é uma tabela de acuidade visual?
Como usar a tabela de acuidade visual?
A acuidade visual mede a nitidez da visão, seja de longe ou de perto e é pode ser testada por meio de uma tabela de acuidade visual ou da Escala Optométrica de Snellen.
Quando você visita o oftalmologista para um exame de vista, o médico pede que você leia um gráfico projetado na parede do consultório. O gráfico mede sua acuidade visual ou nitidez da visão. Se você não usa óculos ou lentes de contato, seu oftalmologista usará os resultados para descobrir se você precisa deles. Se você usa lentes corretivas, os resultados mostrarão se a sua receita oftalmológica precisa ser alterada.
A Escala Optométrica de Snellen ou Tabela de Snellen é usada como padrão mundial desde 1950, mas existem vários tipos de Tabelas de Acuidade Visual. Alguns gráficos usam imagens ou padrões, enquanto outros usam letras, alguns são recomendados especialmente para crianças enquanto outros podem ser usados para pacientes de todas as idades. Mas a verdade é que a Tabela de Snellen é a mais usada em todo o mundo.
O oftalmologista holandês Hermann Snellen desenvolveu a Escala Optométrica de Snellen em 1860. Ele era um colega do Dr. Franciscus Donders, que diagnosticou problemas de visão pedindo às pessoas que olhassem para um gráfico na parede e lhe dissessem o que podiam ver. De acordo com o The New York Times, ele pediu ao Dr. Snellen para fazer o gráfico.
Snellen também criou um gráfico chamado “Tumbling E”, para pessoas que não sabem ler e crianças pequenas que não conhecem o alfabeto. Em vez de usar letras, este gráfico usa uma letra maiúscula E voltada para direções diferentes. A pessoa que está sendo testada usa seus dedos para mostrar a direção para qual o E está apontando.
“Antes de o Dr. Snellen criar o gráfico de olho padronizado, cada oftalmologista tinha um gráfico de sua preferência”, diz Jenny E. Benjamin, MA, diretora do Museu da Visão da Academia Americana de Oftalmologia. “O quadro oftalmológico de Snellen permitiu que uma pessoa passasse de qualquer oftalmologista para qualquer fabricante de óculos e obtivesse os mesmos resultados.”
A Escala Optométrica de Snellen mostra até 11 linhas de letras maiúsculas. A primeira linha tem uma letra muito grande. Cada linha depois disso tem um número crescente de letras que são menores em tamanho.
O paciente deve ficar a 6 metros de distância do gráfico sem óculos ou lentes de contato. Você cobre um olho e lê a menor linha de letras que consegue ver. Então você cobre o outro olho e repete o procedimento.
Se você tem visão 20/20, você tem acuidade visual normal, por isso deve poder ler o gráfico de Snellen sem problemas ou dificuldade.
A medida que a pessoa apresenta dificuldades para ler a tabela de acuidade visual o oftalmologista acrescenta lentes com diferentes graus de correção, assim define o melhor grau para as lentes dos óculos.
Agora que você já sabe o que é uma tabela de acuidade visual e um pouco da história por trás do gráfico de Snellen, não esqueça de marcar a sua próxima consulta no oftalmologista para um check-up da sua visão!