Saúde da Visão

Tipos de colírios: diferença de lubrificantes e colírios oculares

É preciso conhecer os diferentes tipos de colírio para escolher o mais adequado para cada situação, sempre com acompanhamento e indicação de um oftalmologista.

Existem vários tipos de colírio no mercado e muitos deles não precisam de receita médica para serem adquiridos, mas é sempre recomendado ter o acompanhamento de um oftalmologista para fazer uso destes produtos.

Os diferentes tipos de colírio são indicados para problemas oculares distintos, sendo importante conhecer cada um deles e sua indicação oftálmica.

Tempo de leitura: 2 minutos e 77 segundos

Quais são os tipos de colírio?

Os principais tipos de colírio disponíveis no mercado são:

  1. colírios lubrificantes;
  2. colírios descongestionantes;
  3. colírios antibióticos;
  4. colírios anestésicos;
  5. colírios anti-inflamatórios
  6. colírios anti-alérgicos
  7. colírios para glaucoma ou catarata

Vamos entender como usar cada tipo de colírio e para que são indicados.

Colírios lubrificantes

Os colírios lubrificantes são os mais usados, uma vez que não necessitam receita. Sua função é lubrificar os olhos, por isso são recomendados para pessoas com olho seco e usuários de lente de contato que sofrem com o ressecamento da vista.

Porém, vale salientar que os colírios lubrificantes com conservantes não devem ser usados de maneira contínua, por isso o melhor colírio para quem usa lente é o lubrificante sem conservantes que pode ser usado várias vezes ao dia.

Colírio lubrificante sem conservantes.

Colírios descongestionantes

Os colírios descongestionantes ou vasoconstritores são indicados para olhos vermelhos, eles atuam contraindo os vasos sanguíneos e por isso diminuem a vermelhidão. Mas atenção, olhos vermelhos podem ser sintomas para outros problemas, por isso é importante analisar a causa antes de usar o colírio. 

Os colírios vasoconstritores são recomendados para quem fica com olhos vermelhos depois da piscina ou atividades ao ar livre. Não é necessária receita médica para adquirir esse produto, mas o uso em excesso pode causar danos permanentes para a saúde da visão, por isso recomenda-se sempre pedir a opinião de um oftalmologista antes de usar o colírio. 

Colírios antibióticos

Os colírios antibióticos são vendidos apenas com prescrição médica e são indicados para tratar infeções oculares graves, como a conjuntivite bacteriana, por exemplo.

Os colírios antibióticos são geralmente combinados a colírios anti-inflamatórios e só devem ser usados seguindo as orientações da receita médica. Não guarde o colírio para usá-lo depois, após o uso indicado na receita descarte o produto.

Colírios anestésicos

Os colírios anestésicos são usados para anestesiar os olhos seja para alguns exames de vista ou cirurgias oculares. Por isso, esse produto deve ser usado apenas por médicos oftalmologistas. 

O colírio anestésico tira a sensibilidade ocular, podendo ser muito perigoso quando administrado sem os conhecimentos necessários.

Colírios anti-inflamatórios

Os colírios anti-inflamatórios são usados para tratar inflamações oculares como conjuntivite viral ou crônica, ceratite (inflamação na córnea), terçol ou após cirurgias para acelerar o processo de recuperação ocular.

Muitos colírios anti-inflamatórios possuem cortisona, por isso não podem ser usados de maneira constante. Devem ser administrados apenas seguindo orientações médicas e sem uso contínuo, por isso após o uso indicado na receita recomenda-se jogar fora o produto.

O uso frequente de colírios com cortisona pode causar glaucoma, catarata e até cegueira!

Colírios anti-alérgicos

Colírios antialérgicos são usados para tratar alergias oculares que podem causar coceira, vermelhidão e irritação nos olhos. As alergias possuem diferentes causas como o uso de maquiagem, a primavera, entre outros. Por isso é importante consultar um oftalmologista para indicar o melhor colírio de acordo com o causador da alergia.

Colírios para glaucoma ou catarata

Como o próprio nome diz existem colírios para glaucoma ou catarata. Como o glaucoma é uma doença ocular que não tem cura o uso do colírio ajuda a controlar os sintomas da doença, impedindo a cegueira.

Já no caso da catarata ajuda pacientes que não podem realizar a cirurgia ou após a cirurgia.

Qual a diferença entre os colírios?

A principal diferença entre os colírios é a indicação do uso, como mostramos acima, mas também é importante ficar de olho nos componentes de cada produto. Colírios com conservantes não podem ser usados com frequência, assim como os colírios com cortisona e antibióticos, podendo prejudicar a saúde da visão quando usados por longos períodos.

Antes de usar qualquer tipo de colírio consulte um médico oftalmologista para receitar o produto mais adequado para o seu problema de visão.

Veja também como usar o colírio de forma correta!

Foto capa: Freepick

Anna Neiva

Anna Carolina Neiva é redatora e jornalista especializada em conteúdos relacionados à saúde visual e marketing de conteúdo digital. Atualmente escreve conteúdos com dicas e curiosidades no blog da LIVO.

Recent Posts

Dicas da LIVO: Fantasias para Halloween de personagens que usam Óculos

O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…

4 semanas ago

Dicas da LIVO: Primavera 2024 – óculos são tendência na estação das flores

A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…

2 meses ago

Ondas de Calor: Como proteger sua visão nesse tempo?

Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…

2 meses ago

Dicas da LIVO: Tendência de lenços + óculos de sol

Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…

3 meses ago

Cegueira noturna: o que é e como tratar

Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…

4 meses ago

Dia da Saúde Ocular: saiba a importância dessa data

A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…

4 meses ago