Alergia no olho aumenta na primavera: veja os cuidados necessários

Alergia no olho aumenta na primavera: veja os cuidados necessários

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a alergia no olho atinge entre 15 e 20% das pessoas no mundo e aumenta em determinadas estações do ano, como a primavera, devido ao acúmulo de pólen no ar.

Olhos vermelhos, coçando ou irritados podem significar algum tipo de alergia no olho, principalmente durante a primavera, época na qual esse problema se intensifica, devido a maior concentração do pólen no ar.

Neste conteúdo vamos conhecer os principais tipos, causas e sintomas da alergia ocular, e também como evitar e tratar olhos irritados, vermelhos e sensíveis à luz. Fique ligado!

Publicado em 15 de novembro de 2021

Índice

Tipos de alergias nos olhos

Causas de alergias nos olhos

Alergia no olho e lentes de contato

Sintomas de alergia no olho

Tratamento para alergia no olho

Tipos de alergias nos olhos

Segundo definição da American Academy of Ophthalmology a alergia ocular também é conhecida como conjuntivite alérgica e existem alguns tipos desta condição. São elas:

  • alergia sazonal
  • alergia perene
  • alergia por hipersensibilidade

As alergias são bastante comuns e acontecem quando os olhos reagem a algo que os irrita (chamado de alérgeno). Para combatê-los, os olhos produzem uma substância chamada histamina, que por sua vez, deixa pálpebras e conjuntivas vermelhas, inchadas e coçando. Irritação, queimação e excesso de lágrimas também podem ocorrer neste processo.

Atenção! A conjuntivite alérgica, ao contrário da conjuntivite viral, não é disseminada de uma pessoa para a outra. Isso porque é causada por fatores externos e depende da sensibilidade de cada organismo.

A alergia nos olhos, geralmente, é acompanhada de espirros, coriza e coceira no nariz.

Agora vamos ver o que pode causar esse problema.

Causas de alergias nos olhos

A alergia nos olhos é uma resposta do sistema imunológico a um alérgeno. Cada organismo reage aos fatores externos de maneira diferente, mas os alérgenos mais comuns são:

  1. pólen,
  2. pó,
  3. pêlos de animais estimação,
  4. bolor ou mofo,
  5. fumaça,
  6. maquiagem,
  7. perfumes, alimentos e picadas de insetos (sendo que esses últimos nem sempre precisam ter um contato direto com os olhos para causar a alergia).

Algumas pessoas também podem ser alérgicas aos conservantes químicos presentes em colírios lubrificantes ou colírios prescritos. Por isso, devem usar gotas sem conservantes.

As alergias, de maneira geral, podem ser uma herança genética. Quando seus pais possuem algum tipo de alergia as probabilidades são grandes que você também terá.  

Outra causa de alergia por hipersensibilidade podem ser as lentes de contato descartáveis. Veja mais a seguir.

Alergia no olho e lentes de contato

Limpeza correta pode evitar alergia no olho por causa da lente de contato

O uso contínuo de lentes de contato pode desencadear uma alergia por sensibilidade. Isso pode acontecer por falta de cuidados ao manusear as lentes, falta de limpeza correta, e até mesmo por uma hipersensibilidade ao material da lente, que pode causar irritação e ressecamento nos olhos.

Para solucionar esse problema existem algumas opções:

  1. Reforçar os cuidados de limpeza das lentes de contato.
  2. Trocar lentes descartáveis mensais ou quinzenais, por lentes descartáveis diárias, que acumulam menos sujeira.
  3. Usar colírios lubrificantes, sem conservantes, para evitar olhos secos.
  4. Optar por uma cirurgia refrativa para não usar mais lentes de contato.

Para saber mais sobre lentes de contato, confira um guia completo sobre o assunto no blog da LIVO.

Conheça agora os principais sintomas das alergias oculares.

Sintomas de alergia no olho

Os sintomas mais comuns de alergia nos olhos são:

  1. olhos vermelhos,
  2. olhos inchados ou irritados,
  3. coceira nos olhos,
  4. ardor nos olhos,
  5. excesso de lágrimas,
  6. sensibilidade à luz,
  7. combinados de coceira no nariz, coriza e espirros.

Em alguns casos, você também pode ter dores de cabeça, dor de garganta ou tosse.

Ao perceber esses sintomas é fundamental procurar um oftalmologista para realizar o diagnóstico correto do problema.

O oftalmologista vai verificar se você tem uma infecção ocular, conjuntivite alérgica ou conjuntivite viral. 

Tratamento para alergia no olho

Como as alergias oculares são causadas por fatores externos, a melhor forma de eliminá-las é evitar ou limitar o contato com a substância (alérgeno) que causa o problema. Mas, quando a alergia já começou é preciso realizar um tratamento com colírios e medicamentos.

Mulher e homem com óculos de sol

Evite os causadores

Para saber o que evitar é possível fazer um teste de alergias que ajuda a identificar as substâncias que vão produzir essa reação no seu organismo.

Veja alguns exemplos.

Se você é alérgico a pólen, usar óculos de grau ou óculos de sol durante o período de primavera pode ajudar a evitar o contato direto dessa substância com os olhos, manter as janelas fechadas, e usar ar condicionado, durante este período, também pode ajudar a diminuir o contato com o pólen do ar.

Caso a sua alergia seja atacada com mofo ou bolor, procure manter o nível de umidade em sua casa em torno de 30 a 50 por cento e considere o uso de um desumidificador em locais particularmente úmidos.

Se a poeira é uma das causas da sua conjuntivite alérgica, tente manter os ácaros longe de sua pele. Use capas redutoras de alérgenos para sua roupa de cama, especialmente nos travesseiros. Ao limpar o chão, use um pano úmido em vez de vassoura para evitar levantar a poeira.

Caso sua alergia piore em contato com animais de estimação, mantenha-os fora de casa e sempre lave as mãos e as roupas após o contato com eles. 

Se as lentes de contato estão lhe causando alergias, diminua o uso, e opte por opções de descarte diário.

Além disso, evite esfregar ou coçar os olhos, isso vai aumentar a irritação e pode causar danos para a saúde da visão.

Tratamento com colírios e medicamentos

Os tratamentos para alergia nos olhos devem ser indicados por um oftalmologista, e geralmente são colírios ou remédios para alergia.

Colírios ou lágrimas artificiais

Os colírios de lágrimas artificiais ajudam a aliviar temporariamente as alergias oculares, removendo os alérgenos dos olhos. Eles também aliviam os olhos secos e irritados ao adicionar umidade. Você pode usar esses colírios até seis vezes ao dia. Os colírios sem conservantes são mais indicados.

Remédios para alergias

Os anti-histamínicos orais podem ser úteis no alívio da coceira nos olhos. Mas também podem ressecar os olhos e até piorar os sintomas de alergia. 

Por isso, é importante consultar um médico antes de começar o tratamento.