Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre essa doença ocular que se intensifica no inverno, por meio da conjuntivite alérgica e pode afetar pessoas de todas as idades.
Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de conjuntivite, como elas afetam os olhos e os cuidados necessários para usar óculos ou lentes de contato durante a infecção.
Índice
Qual é o melhor tratamento para conjuntivite?
Cuidados necessários com a conjuntivite
A conjuntivite acontece quando a conjuntiva (uma parte do olho) está irritada por uma infecção ou alergia. A doença deixa os olhos vermelhos e inchados (inflamados), e às vezes pode apresentar uma secreção pegajosa. Pode afetar um ou ambos os olhos e alguns tipos da doença são muito contagiosos, por isso são necessários cuidados redobrados, principalmente com a higiene pessoal.
A conjuntivite pode ser causada por vírus, bactéria ou por alergias. A bacteriana e viral é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, já a alérgica não é contagiosa. Entenda melhor cada uma delas.
A conjuntivite viral é o tipo mais comum da doença e é muito contagiosa, muitas vezes se espalha pelas escolas e outros lugares com muitas pessoas. Geralmente causa queimação e olhos vermelhos com secreção aquosa.
A conjuntivite bacteriana também é muito contagiosa e pode deixar os olhos vermelhos e doloridos com secreção amarela e pegajosa.
A conjuntivite alérgica é uma reação ao pólen, animais, fumaça de cigarro, cloro de piscina, fumaça de carro ou qualquer outra coisa no ambiente, por isso não é contagiosa. Ela deixa os olhos muito irritados, vermelhos e lacrimejantes, e as pálpebras podem ficar inchadas.
Leia também: Alergia no olho: o que fazer em caso de irritação
As conjuntivites bacteriana e viral podem ser bastante contagiosas, por isso podem ser adquiridas de diferentes formas, como:
O tratamento para conjuntivite depende do tipo da doença. Se a infecção for causada por um vírus, não há tratamentos específicos. Seu corpo luta contra o vírus por conta própria. Colocar um pano úmido nos olhos pode ajudá-lo com o desconforto ocular.
Se a infecção for bacteriana, seu oftalmologista pode prescrever colírios antibióticos, dependendo da gravidade dos sintomas. Já para infecção alérgica, o oftalmologista deve indicar colírios para ajudar com a coceira e o inchaço.
A conjuntivite geralmente desaparece sozinha dentro de uma a duas semanas. Se seus sintomas durarem mais do que isso, você deve consultar seu oftalmologista, para garantir que você não tenha um problema ocular mais sério.
A conjuntivite viral e bacteriana pode se espalhar de pessoa para pessoa. Siga estas dicas para não infectar outras pessoas ou se infectar novamente.
Quem tem conjuntivite, seja ela viral, bacteriana ou alérgica, pode usar óculos, tanto de sol quanto de grau.
No entanto, são necessários cuidados extras com os acessórios, depois de usá-los lave-os muito bem para ter certeza que não fiquem contaminados.
Veja como limpar seus óculos da maneira correta!
Outra dica importante: usar óculos de sol ou de grau não previne a disseminação de vírus ou bactérias. Além disso, óculos de sol não ajudam a curar a infecção, mas podem ajudar a esconder os olhos vermelhos e até a abrandar os sintomas da fotofobia.
Vale lembrar que usar óculos com proteção UV é fundamental para deixar os olhos mais protegidos!