A falta de informação com cuidados de saúde visual é um problema que pode trazer consequências graves para o bem-estar dos brasileiros. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que o país tem cerca de 1,5 milhões de pessoas cegas.
Contudo, aproximadamente 90% dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis. Diante dessa problemática, a campanha Abril Marrom foi criada para promover a educação visual e prevenção ocular.
A campanha Abril Marrom é um movimento de conscientização com foco na importância da prevenção e combate à cegueira e outras doenças visuais que podem ser tratáveis e preveníveis.
De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, se tratados ou diagnosticados precocemente.
A história do Abril Marrom se inicia em 2016, quando o médico doutor em oftalmologia, o Prof. Dr.Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cria a campanha de conscientização.
Abujamra visava levar a informação sobre a necessidade de cuidar da sua saúde visual, para evitar um quadro de cegueira que poderia ser reversível se identificada e tratada corretamente.
A campanha Abril Marrom é importante para a divulgação sobre as doenças oculares que podem ser prevenidas e tratadas antes que cheguem no estágio que não podem mais ser revertidas. Entre as doenças que mais causam cegueira e são reversíveis, temos:
Agora, aqui estão as doenças que não são reversíveis:
Por conta do Dia Nacional do Braile, comemorado no dia 08 de abril, o mês de abril foi escolhido para promover a campanha.
A data marca o nascimento do “Patrono da educação de cegos no Brasil”, o Prof. José Álvares de Azevedo. O professor brasileiro foi o responsável por trazer da França, em 1850, o alfabeto Braile para o Brasil.
A cor marrom foi escolhida para representar a campanha de conscientização no mês de abril, justamente por ser a coloração de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.
Assim, a cor marrom reflete para campanha a necessidade de educar a população brasileira sobre a importância de cuidar da sua saúde visual.
Individualmente: Além de compartilhar a informação com família, amigos e em suas redes sociais, faça também sua parte! Não deixe de ir regularmente no oftalmologista, para cuidar da sua visão.
Escolas: Busque promover no ambiente escolar para os alunos e os pais a importância de levarem seus filhos pequenos ao oftalmologista para a fazer o “teste do olhinho”. ´É um exame rápido e indolor, feito para identificar graus severos de doenças visuais.
É estimado que a cada ano surgem 500 mil novos casos de cegueira em crianças, segundo a pesquisa da fundação Lions Club International Foundation. Não obstante, o estudo apresenta que 50% das crianças acabam falecendo posteriormente. Por isso, a importância de realizar exames periódicos desde cedo.
Empresas: Divulgar a campanha para cuidado com a visão, principalmente em trabalhos que exigem um grande período olhando para telas. Essencial promover, também, o uso de óculos com Blue Light para proteger contra o excesso de luz azul não natural vinda dos computadores.
Como dito anteriormente, é de extrema importância fazer visitas regulares ao oftalmologista para garantir o seu bem-estar ocular. Desse modo, caso seja identificado graduação nos olhos, sua visão pode ser corrigida com auxílio de óculos de grau e lentes de contato.
Desse modo, você contribui para a difusão da informação e ajuda a evitar que mais pessoas sofram com doenças oculares que poderiam ser evitadas comum diagnóstico precoce e tratamento médico.
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…