Saúde da Visão

Como usar colírio lubrificante da maneira correta?

O olho seco é um dos problemas da visão mais comuns nos consultórios oftalmológicos, principalmente em meio a seca que ocorre no Brasil e no mundo. Para resolver esse problema é preciso saber como usar o colírio lubrificante da maneira correta.

Pessoas que usam óculos e, combinam o acessório com lentes de contato, tendem a sofrer mais com o olho seco, principalmente durante o verão com o aumento da exposição ao ar-condicionado. Por isso trazemos um passo a passo completo sobre como usar o colírio lubrificante sem prejudicar a saúde da visão.

Publicado em 16 de maio de 2022

Índice

O que é colírio lubrificante?

Faz mal usar colírio lubrificante ocular?

Como usar lubrificante nos olhos?

Quantas vezes usar colírio lubrificante?

O que é colírio lubrificante?

Os colírios lubrificantes, também chamados de lágrimas artificiais, fornecem umidade e alívio para os olhos secos devido a causas temporárias, como cansaço ou clima seco.

Eles também são conhecidos como lágrimas artificiais porque possuem em sua composição alguns dos mesmos elementos que as lágrimas naturais. Isso ajuda o filme lacrimal a trabalhar de forma mais eficaz para proteger a superfície dos olhos.

Você pode obter colírios lubrificantes sem receita médica. Existem muitas marcas para escolher, mas nem todos os tipos de olho seco são iguais, por isso é muito importante seguir orientações médicas. Além disso, algumas pessoas têm alergia à composição dos colírios lubrificantes ou aos conservantes presentes na fórmula, precisando de colírios lubrificantes em dose única.

Para olhos secos mais graves, pode ser necessário usar uma pomada ou gel lubrificante. Estes são mais espessos do que as gotas regulares e permanecem nos olhos por mais tempo. Eles podem borrar sua visão temporariamente, então a maioria das pessoas prefere usá-los antes de dormir.

Faz mal usar colírio lubrificante ocular?

Os colírios lubrificantes geralmente são seguros para usar quantas vezes você precisar, se não tiverem conservantes.

Os colírios com conservantes têm produtos químicos projetados para impedir que as bactérias cresçam nos frascos depois de abertos. Muitas pessoas acham que os conservantes irritam os olhos, principalmente se tiverem olho seco mais grave.

Além disso, as lágrimas artificiais podem ter efeitos colaterais, como visão embaçada. Também é possível ter uma reação alérgica ao medicamento. Os sintomas podem incluir coceira, inchaço, problemas respiratórios, tontura ou sensação de enjoo. Se você vir algum sintoma como esse, pare de usar o colírio e consulte um médico imediatamente.

Colírio Lubrificante X Colírio para Olhos Vermelhos

Tenha cuidado com o colírio que você escolher. Os colírios que são comercializados como apaziguadores de olhos vermelhos são, na verdade, descongestionantes. Embora os descongestionantes façam seus olhos parecerem menos vermelhos, eles também podem piorar os sintomas do olho seco com o tempo.

Pode ser complicado colocar gotas no olho sem derramar, perder ou usar mais do que o necessário. Aprenda a seguir a aplicar colírios da forma correta.

Outros tipos de colírios

Outros tipos de colírios que precisam de receita de um oftalmologista são:

  1. anestésico
  2. antibiótico
  3. anti-inflamatório
  4. antialérgico
  5. para tratamentos específicos de doenças oculares como glaucoma e catarata.

Como usar lubrificante nos olhos?

Separamos um passo a passo completo e prático sobre como usar colírio lubrificante sem perder, derramar ou usar muito.

Passo 1: Leia as instruções do seu médico

O horário e a dosagem do seu colírio podem fazer uma grande diferença no seu tratamento, por isso você deve usar as gotas corretamente, de acordo com a receita médica. Se você estiver tendo problemas para colocar as gotas ou usá-las no horário certo, converse com seu oftalmologista sobre suas opções.

Passo 2: Prepare-se

Sempre lave as mãos antes de manusear o colírio ou tocar nos olhos.

Se você estiver usando lentes de contato, retire-as —  a menos que seu oftalmologista tenha dito para você deixá-las.

Agite as gotas vigorosamente antes de usá-las.

Remova a tampa do colírio, mas não toque na ponta do conta-gotas. Se você fizer isso, o conta-gotas pode pegar bactérias de seus dedos e contaminar o frasco de medicamento.

Passo 3: Coloque as gotas em seu olho

Incline a cabeça ligeiramente para trás e olhe para cima. Algumas pessoas acham útil focar em um ponto específico no teto. 

Use uma mão para puxar a pálpebra inferior para baixo, afastando-a do olho. Isso forma um bolso para pegar a gota.

Segure a ponta do conta-gotas diretamente sobre o bolso da pálpebra, sem encostar nessas superfícies, pois isso pode dar a chance de bactérias ou outros contaminantes crescerem em seus colírios.

Aperte o frasco suavemente e deixe o colírio cair.

Se você está muito ansioso para colocar colírio ou tem reações fortes a qualquer coisa perto de seus olhos, sendo mais difícil mantê-los abertos, tente de uma outra forma:

  1. Incline a cabeça para trás o máximo que for confortável ou deite-se em uma cama ou sofá e mantenha os olhos fechados.
  2. Segure o frasco de colírio com o polegar e os dois primeiros dedos.
  3. Coloque os outros dois dedos da mão no nariz para obter estabilidade.
  4. Sem tocar o frasco na pálpebra, coloque um colírio no canto do olho perto do nariz.
  5. Enquanto sua cabeça ainda está inclinada para trás, abra os olhos e pisque várias vezes até que a gota role no olho.

Se você ainda estiver com problemas peça a um familiar, vizinho ou amigo para ajudá-lo a inserir as gotas usando o método alternativo descrito acima.

Passo 4: Feche os olhos e não pisque!

Aplique uma leve pressão nos canais lacrimais, onde a pálpebra encontra o nariz. Mantenha os dutos lacrimais fechados por um minuto ou dois —  ou pelo tempo que seu oftalmologista recomendar —  antes de abrir os olhos. Isso dará tempo para que a gota seja absorvida pelo olho, em vez de drenar para o nariz.

Se alguma gota vazar, use um lenço de papel para limpá-la das pálpebras fechadas.

Repita os passos 3 e 4 com o outro olho, se necessário.

Passo 5: Após o uso

É importante lavar as mãos com água e sabão após manusear a medicação e tocar o rosto e smepre fechar a tampa do colírio depois de usá-lo, armazenando-o em local seco e arejado.

Quantas vezes usar colírio lubrificante?

Os colírios lubrificantes podem ser usados todos os dias, mas muitos oftalmologistas recomendam não usar colírios com conservantes mais de quatro vezes ao dia.

Os colírios sem conservantes têm menos aditivos. Eles geralmente são recomendados para pessoas com olho seco moderado a grave e são melhores para aqueles que usam lágrimas artificiais mais de quatro vezes ao dia.

Se você está sofrendo com olho seco, veja como combinar o uso de óculos de grau com lentes de contato para diminuir a secura dos olhos e deixá-los mais tempo sem as lentes artificiais.

Fonte: American Academy of Ophthalmology

Anna Neiva

Anna Carolina Neiva é redatora e jornalista especializada em conteúdos relacionados à saúde visual e marketing de conteúdo digital. Atualmente escreve conteúdos com dicas e curiosidades no blog da LIVO.

Recent Posts

Dicas da LIVO: Fantasias para Halloween de personagens que usam Óculos

O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…

4 semanas ago

Dicas da LIVO: Primavera 2024 – óculos são tendência na estação das flores

A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…

2 meses ago

Ondas de Calor: Como proteger sua visão nesse tempo?

Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…

2 meses ago

Dicas da LIVO: Tendência de lenços + óculos de sol

Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…

3 meses ago

Cegueira noturna: o que é e como tratar

Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…

4 meses ago

Dia da Saúde Ocular: saiba a importância dessa data

A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…

5 meses ago