Óculos de grau ou lente de contato: o que escolher?

Óculos de grau ou lente de contato: o que escolher?

Ao receber um diagnóstico de miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo muitas pessoas se deparam com a difícil decisão: “o que devo usar óculos de grau ou lente de contato?”

Essa não é uma escolha fácil, mas neste artigo vamos te mostrar que a escolha de um não exclui a escolha do outro. Como tudo na vida o grande segredo do uso de óculos de grau ou lentes de contato é encontrar um equilíbrio que se adeque ao seu estilo de vida.

O mais importante é corrigir a sua deficiência visual e voltar a enxergar muito bem, nada de ficar espremendo os olhos ou sofrendo com letras que você não consegue ler, combinado?

Índice

1. O que é melhor óculos ou lente de contato?

2. Quem pode usar lentes de contato

3. Pode usar lentes de contato com óculos de grau?

4. Pode usar lentes de contato com óculos de sol?

5. Quem usa lente precisa de óculos?

O que é melhor óculos ou lente de contato?

Essa é a pergunta que não quer calar, mas infelizmente não temos uma resposta certa ou errada. Tudo depende do estilo de vida de cada um, de alguns aspectos médicos que precisam ser considerados e, no final das contas, de como cada pessoa se sente melhor.

Uma dica que podemos dar é que o uso de óculos de grau não impede o uso de lentes de contato, e vice-versa. É possível usar óculos de grau para trabalhar, com lentes blue protect para proteger a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos e apostar nas lentes de contato para a prática de exercícios, por exemplo. 

Se você ainda está na dúvida, abaixo trazemos algumas vantagens e desvantagens das lentes de contato e dos óculos de grau para ajudar na sua escolha.

Vantagens das lentes de contato

As lentes de contato são pequenas e colocadas diretamente nos olhos, por isso oferecem vantagens estéticas para pessoas que não se sentem confortáveis com a armação dos óculos de grau.

Por serem colocadas diretamente nos olhos, as lentes de contato facilitam a prática de esportes, não embaçam com o uso de máscaras, não atrapalham a visão na chuva, entre outros.

Com isso, as lentes e contato são muito usadas em situações externas como na academia, na corrida no parque, para ir pra balada e dançar até o dia amanhecer, para festas mais sofisticadas nas quais o look não combina com os óculos de grau.

Mas também trazem algumas vantagens de uso interno como ao cozinhar, pois evitam as lentes embaçadas na hora de checar as panelas, e em um encontro romântico no qual você quer ver o crush por inteiro, de perto ou de longe, sem os óculos no caminho do seu amor!

Desvantagens das lentes de contato

No entanto, as lentes de contato também possuem algumas desvantagens. Exatamente por serem inseridas dentro dos olhos, elas são acessórios que exigem diversos cuidados, para evitar problemas na saúde da visão.

As lentes podem ser usadas durante períodos de 12 horas e, mesmo as descartáveis, não devem ser usadas para dormir. Então, se usar na balada até o dia amanhecer, não esqueça de chegar em casa e retirar o acessório antes de cair na cama!

Existem lentes descartáveis diárias, quinzenais, mensais e anuais, e é preciso respeitar o período de validade para evitar o acúmulo de bactérias e possíveis problemas oculares. Com o passar do tempo, as lentes começam a irritar os olhos e podem dificultar a visão.

Existe um protocolo de higiene para o uso de lentes de contato, é preciso sempre lavar as mãos antes de colocá-las e limpá-las com soluções especiais para lentes, evitando o acúmulo de bactérias nocivas para os olhos. Recomenda-se também usar unhas curtas para facilitar esse processo!

Além disso, não são todas as pessoas que podem usar lentes de contato. Fique atento que vamos falar disso mais pra frente.

Vantagens dos óculos de grau

Como já falamos algumas vezes por aqui, principalmente quando mostramos os diferentes modelos de óculos ao longo da história, os óculos de grau se tornaram muito mais que um corretivo da visão, eles são um acessório que complementa qualquer tipo de look, afinal já ganharam até o tapete vermelho do Oscar né pessoal?

Além disso, novas tecnologias permitem que os óculos de grau também protejam os olhos com lentes de proteção UV, filtro para luz azul e lentes antirreflexo, que permitem uma proteção extra, e evitam a fadiga ocular, em um mundo totalmente imagético no qual estamos expostos a diferentes tipos de luzes e cores.

Outra grande vantagem dos óculos de grau é sua durabilidade, ao investir em um acessório com material duradouro, como explicamos na matéria sobre tipos de óculos, é possível que ele dure por uma vida inteira, trocando apenas as lentes, caso seu grau sofra alguma alteração.

Desvantagens dos óculos de grau

Por ser um acessório externo, os óculos de grau podem ser um problema para pessoas que têm um estilo de vida muito agitado. Esportistas que estão sempre correndo, ou fazendo exercícios físicos, por exemplo, personal trainers que vivem nas academias, podem não se acostumar em ter que estar sempre colocando a armação de volta no lugar. Até porque com o suor, os óculos tendem a escorregar.

Outra desvantagem dos óculos é que para graus muito altos, mesmo com as tecnologias atuais, as lentes podem ficar grossas e distorcer a aparência do usuário, nestes casos o uso das lentes de contato pode ajudar, até mesmo para dividir o grau entre lente e óculos, obtendo um resultado final esteticamente mais interessante.

Muitas pessoas ainda veem nos óculos de grau um empecilho estético, e não se acham bonitas ou atraentes usando este acessório. Por isso é fundamental escolher os óculos certo para cada tipo de rosto, e entender essa peça como um acessório fashion, e não apenas um remédio para a saúde da visão.

Quem pode usar lentes de contato

Infelizmente, como mencionamos anteriormente, não é todo mundo que pode usar lentes de contato. Veja a lista a seguir:

  1. Não pode usar lentes de contato após cirurgia de olho, a não ser que seja uma lente curativa, especial para o pós-cirúrgico.
  2. Pessoas com glaucoma não devem usar lentes de contato evitando o aumento da pressão ocular.
  3. Pessoas com olhos naturalmente secos não podem usar lentes de contato, pois elas já ressecam os olhos, principalmente em ambientes com muito pó ou ar condicionado.
  4. Pessoas com diabetes também devem cuidar ao usar lentes de contato, uma vez que a doença afeta os olhos.
  5. As lentes de contato não são recomendadas para perda de visão binocular.

Por outro lado, as lentes de contato são indicadas para pessoas com ceratocone ou curvatura irregular da córnea, que só pode ser corrigida com lentes de contato adequadamente ajustadas.

Pode usar lentes de contato com óculos de grau?

Nos tópicos acima demonstramos que o uso combinado de óculos de grau e lente de contato por ser uma solução para diversas pessoas com problemas na visão. 

Seja combinando o uso de lente de contato e óculos de grau para melhor a estética para dioptrias muito elevadas, seja alternando o uso de lente de contato de dia e óculos de grau de noite, ou óculos para o trabalho e lentes para exercícios e passeios ao ar livre.

O grande segredo é adaptar o uso deste acessórios a sua rotina, ao seu dia a dia e ao seu estilo. Use o que te faz sentir bem e, com certeza, terá bons resultados!

Pode usar lentes de contato com óculos de sol?

Claro que pode!

Muitas pessoas não sabem, mas é possível ter óculos de sol com lentes de grau, mas ainda assim, alguns indivíduos não se acostumam com essa opção, porque dependem dos óculos de sol para enxergar e precisam tirar para entrar na água ou tomar sol no rosto, por exemplo.

Por isso o uso combinado de lentes de contato e óculos de sol é muito comum e super recomendado!

Quem usa lente precisa de óculos?

SIM!

Como vimos neste artigo, o uso de lentes de contato não substitui os óculos, uma vez que elas não podem ser usadas 24 horas por dia. 

Os usuários de lentes de contato precisam encontrar um equilíbrio saudável entre lentes e óculos de grau para evitar irritações nos olhos e até o surgimento de alergias e inflamações devido ao uso excessivo das lentes.

Além disso, todo mundo que possui alguma deficiência na visão precisa ter um par de óculos reserva, caso perca as lentes, rasgue o material ou tenha alguma emergência. Sempre tenha os óculos à mão para não ficar sem enxergar!

Agora, basta acessar o site da LIVO e combinar o uso de lentes de contato e óculos de grau e sol super estilosos! Esperamos você 😎 🤓