5 cuidados com os olhos no verão

5 cuidados com os olhos no verão

Calor, sol, mar, praia e férias — o combo perfeito para relaxar e curtir a estação mais quente do ano. Mas é preciso redobrar os cuidados com os olhos no verão.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia doenças causadas por vírus e bactérias podem ser 46% mais comuns no verão e entre elas podemos citar a conjuntivite

A oftalmologista, Heloisa Helena Abil Russ, afirma que esse período é mais propício para epidemias de conjuntivite devido às aglomerações e porque as pessoas passam muitas vezes as mãos nos olhos.

Mas além da conjuntivite, e fotofobia, síndrome do olho seco e doenças oculares relacionadas à exposição excessiva ao sol também são motivos para aumentar os cuidados com os olhos no verão.

Por isso, neste conteúdo trazemos os principais cuidados com a saúde da visão na época mais quente do ano. Fica de olho! 😎

Mulher e homem com óculos de sol

Como cuidar dos olhos no verão?

Evitar tocar os olhos com as mãos sujas e manter cílios e pálpebras limpas são cuidados diários para manter a saúde da visão. Mas no verão essa rotina precisa ser intensificada, devido ao aumento da exposição solar e a maior proliferação de vírus e bactérias.

Veja a seguir os principais cuidados recomendados pela oftalmologista Heloisa Helena Abil Russ, para a estação mais quente do ano.

  1. Utilizar óculos de boa qualidade, com UVA 400 e proteção UVA e UVB
  2. Usuários de lentes de contato não podem mergulhar com as mesmas, devido ao alto risco de infecção, principalmente em piscinas. 
  3. Evitar coçar ou tocar os olhos com as mãos.
  4. Evitar passar filtro solar muito próximo dos olhos, caso caia ou escorra para a vista lavar com água corrente ou soro fisiológico.
  5. Manter os olhos lubrificados, se necessário usar colírios lubrificantes em ambientes fechados com ar-condicionado.

Como proteger os olhos dos raios solares?

Os óculos de sol com proteção UVA e UVB são a principal forma de proteção contra os raios solares no verão, mas quem usa óculos de grau também pode usar lentes com proteção UV, sem cor.

Além disso, também é possível usar óculos para fotofobia com lentes fotossensíveis, que escurecem à medida que o ambiente clareia, protegendo assim contra os raios UV e mantendo o conforto visual do usuário.

Outra dica importante é combinar métodos de proteção visual em momentos de grande exposição solar, ou seja, na praia procure usar óculos de sol e chapéu, por exemplo. Ou fique o máximo de tempo possível embaixo do guarda-sol.

O melanoma ocular é um dos tipos mais comuns do câncer nos olhos e afeta 1 em um milhão da população, geralmente na fase adulta, uma vez que sua principal causa é a exposição ocular sem proteção aos raios UVA e UVB.

Heloisa alerta ainda que é preciso garantir a proteção UV de qualidade nos óculos, caso contrário pode ser pior do que não usar o acessório, pois ele aumenta a exposição da retina à luz. “Comprar em óticas de qualidade com garantia é a melhor maneira de assegurar a manutenção da saúde da visão”, acrescenta a oftalmologista.

Na LIVO, todas as lentes solares possuem proteção UV 400, a mais alta do mercado internacional, com tratamento anti-risco, hidro e oleofóbico para garantir a saúde da visão em todas as estações do ano. Escolha o seu modelo preferido e se joga no verão! ☀️