Com o aumento da exposição dos olhos a aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets a fadiga ocular se tornou uma realidade mundial. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Consumer Eletronics Show, nos Estados Unidos, revelou que pelo menos 70% dos entrevistados sofrem com este problema, e o tempo mínimo que passam em frente a tela de um computador, tablet e celular foi de seis horas por dia.
No Brasil, dados da comScore revelam que a média de tempo online, por pessoa, é de 27 horas ao mês, colocando o país no topo da lista em toda a América Latina. Por isso, cada vez mais adultos e crianças têm apresentado diagnóstico de cansaço visual.
Neste artigo vamos explicar o que é a fadiga ocular, seus sintomas, causas e dicas para evitá-la!
Colaborou com este artigo: @dr.renanoliveira – Dr Renan Oliveira (CRM-SC 24.929) – oftalmologista no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (Joinville, SC)
Índice
1. O que é a fadiga ocular digital?
2. Quais os sintomas da fadiga ocular digital?
3. O que causa a fadiga ocular?
4. Como prevenir a fadiga ocular digital?
5. O que fazer quando se está com fadiga ocular?
Pais e avós em todo o mundo costumam aterrorizar filhos e netos com a ameaça de que a TV ou aparelhos digitais vão arruinar seus olhos. Isso não é totalmente verdade, uma vez que esses aparelhos não danificam a visão, mas a exposição a eles por longos períodos de tempo podem ter alguns efeitos desagradáveis para os olhos.
A fadiga ocular digital não é diferente do cansaço visual que você pode ter ao ler, escrever ou fazer “trabalhos de perto”, como costurar por longos períodos de tempo. Ou seja, é uma reação do corpo a uma ação repetitiva ou constante que causa um cansaço visual.
Segundo dados da American Academy of Ophthalmology a fadiga ocular relacionada ao aumento do consumo digital afeta pessoas de todas as idades.
Se você passar horas por dia usando dispositivos eletrônicos, poderá notar que sua visão ficará embaçada e seus olhos doloridos e cansados. Você também pode perceber seus olhos mais secos, podendo lacrimejar com maior facilidade ou arder.
A fadiga ocular é um cansaço visual causado por atividades ou trabalhos realizados em aparelhos ou objetos enxergados em curta distância, que requerem alto grau de atenção, concentração e foco, por longos períodos de tempo.
A fadiga ocular digital é intensificada pelos raios de luz azul emitidos pelos aparelhos eletrônicos e que em grande quantidade, podem ser nocivos para a saúde da visão.
O ideal seria diminuir o uso contínuo de aparelhos eletrônicos no dia a dia, mas como não é provável que reduzamos o uso de telefones celulares e computadores tão cedo, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a controlar o excesso de exposição e aliviar os olhos.
Nós piscamos cerca de 15 vezes em um minuto, mas quando usamos o computador ou outro aparelho digital, esse número diminui para cerca de 5 a 7 vezes por minuto.
Piscar é fundamental para manter a umidade necessária na superfície dos olhos, funcionando como um limpador de parabrisa, por isso faça um esforço consciente para piscar mais no seu dia a dia.
Isso evita que a superfície dos olhos resseque. Você pode colocar um lembrete na tela do computador para piscar com mais frequência ou piscar mais repetidamente toda vez que fizer uma pausa para pensar em alguma coisa!
Também conhecidos como lágrimas artificiais, os colírios lubrificantes são usados para refrescar os olhos quando estiverem secos.
Se você costuma ficar em uma sala seca e quente, considere o uso de um umidificador para adicionar umidade ao ar. A umidade relativa do ar varia muito de acordo com a região e estações do ano. Por exemplo, sintomas de olho seco são muito mais comuns em Brasília (mais seco) do que no Rio de Janeiro (mais úmido).
Ambientes com ar condicionado também contribuem para o ressecamento dos olhos. Por isso faça pausas em ambientes externos se possível. Quando estiver no carro, não direcione o ar condicionado para o seu rosto.
Faça pausas regulares usando a regra “20-20-20”: a cada 20 minutos procure olhar para um objeto a pelo menos 20 pés de distância (mais de 6 metros, como algo pra fora da janela), por pelo menos 20 segundos. Nesses 20 segundos de pausa, aproveite para piscar com maior frequência).
No escritório é normal fazer um intervalo para o cafézinho ou então parar para trocar uma ideia com os colegas do escritório. Essa pausa é fundamental para a saúde da visão, e deve ser levada para a rotina do home office. De preferência faça essas pausas em ambientes externos, para sair um pouco do ar condicionado.
Pare, faça um café, olhe pela janela, leve um doce para o vizinho, brinque com o seu pet. Tenha momentos de intervalo da tela no seu dia!
As lentes blue protect oferecem uma proteção contra a luz azul emitida pelos eletrônicos e podem ajudar a prevenir ou combater a fadiga ocular digital.
Pessoas que usam lentes de contato também já podem investir em lentes com proteção contra luz azul, mas dar um tempo aos olhos usando óculos também pode ser uma boa ideia.
Lentes com proteção para luz azul são especialmente importantes para uso de telas durante a noite. Isso porque a luz azul (presente na luz solar) é entendida pelo nosso cérebro como um sinal de que ainda é dia, e por isso atua bloqueando a produção de melatonina (hormônio natural indutor do sono) pela glândula pineal, podendo causar maior dificuldade para dormir. O ideal é evitar telas após o anoitecer, mas sabemos que isso está cada vez mais difícil… por isso reduza o brilho da tela, coloque a iluminação no “modo noturno” e utilize óculos com proteção à luz azul. Evite telas e luzes brancas em casa até duas horas antes de dormir e coloque 23h como o limite máximo para exposição a essas luzes, para não causar distúrbios ainda maiores ao ciclo circadiano.
Se a tela brilhar mais forte do que o ambiente em que se encontra, seus olhos terão que fazer um esforço muscular extra para contrair a pupila. Por isso é preciso ajustar o brilho da tela para corresponder ao nível de luz ao seu redor. Além disso, tente aumentar o contraste na tela para reduzir o cansaço visual.
Ao usar o computador você deve sentar à distância de um braço da tela, e posicioná-la de forma que seus olhos fiquem ligeiramente para baixo, não diretamente para frente ou para cima.
Encontre um tamanho de fonte que seja confortável para trabalhar, também é possível configurar as letras dos teclados de smartphones para que fiquem maiores, facilitando a digitação.
Sempre que possível tente realizar atividades ao ar livre, principalmente durante o dia, seja uma caminhada no parque ou na praça, ou até mesmo um passeio no jardim de casa. Dar uma volta ao ar livre para descansar é uma ótima maneira de aliviar o esforço acomodativo dos olhos e também ajuda a manter a sua saúde física e mental em geral.
Calma! Não precisa se desesperar. Caso sinta os sintomas de fadiga ocular, o primeiro passo é procurar um oftalmologista para um exame de vista completo, assim ele poderá ter certeza do diagnóstico.
A fadiga ocular em adultos causada pelo uso intensivo de telas pode ser extremamente desagradável, mas não causa danos permanentes.
Quando diagnosticada é geralmente tratada com colírios lubrificantes e mudanças de hábito para aliviar os olhos.