Todo mundo que usa óculos gostaria de diminuir o grau, mas a verdade é que ele só aumenta. Principalmente no caso da miopia. Infelizmente não é possível o grau de óculos diminuir, mesmo usando óculos para correção do grau ou lentes de contato. Mas, já existem lentes para óculos de grau capazes de retardar o avanço da miopia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a miopia é uma epidemia silenciosa, que vai afetar metade da população mundial até 2050. Com isso em mente, fabricantes de lentes para correção do grau criaram lentes que retardam a progressão da doença, visto que as pessoas estão desenvolvendo a miopia cada vez mais cedo, devido à exposição constante às telas.
As lentes de óculos de grau capazes de retardar a progressão da miopia usam o desfoque periférico (DIMS) ou a tecnologia HALT (Highly Aspherical Lenslet Target, em inglês) e estimulam o globo ocular a lutar contra a progressão da miopia, retardando o processo em até 67%.
A revista Scientific Reports publicou um estudo sobre as lentes “Miyosmart”, fabricadas pela marca japonesa Hoya, após seis anos de acompanhamento e garantiu o funcionamento dos acessórios de correção visual. As marcas Zeiss e EssilorLuxottica, também estão desenvolvendo o produto.
Mas voltando ao nosso questionamento inicial, pode o grau do óculos diminuir?
Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular. No entanto, na maioria dos casos só é possível diminuir o grau dos óculos por meio da cirurgia refrativa.
A cirurgia refrativa é um método usado por oftalmologistas para corrigir ou melhorar a visão de pessoas com algum tipo de erro refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
A maioria das pessoas que faz a cirurgia refrativa está em busca de melhorias estéticas, querendo se livrar da dependência de óculos ou lentes de contato, mas nem sempre estes acessórios podem ser completamente deixados de lado após o procedimento. No entanto, a cirurgia é a melhor opção para o grau de óculos diminuir, mesmo que não seja 100%. Contudo, é necessário analisar a melhor opção de cirurgia com a ajuda de um oftalmologista, bem como benefícios e riscos aliados ao procedimento.
Usar óculos de grau ou lentes de contato é imprescindível para que haja a correção da alteração ocular e a visão se torne 100% clara e confortável. Os acessórios são um auxílio para que a imagem chegue mais nítida ao nosso cérebro, por isso não podem ser tratados como remédio ou cura definitiva.
Com pesquisas recentes, fabricantes de lentes para óculos de grau conseguiram desenvolver tecnologias que permitem retardar a progressão do grau da miopia, com isso o uso de óculos pode ser um aliado para estimular os olhos a lutar contra o problema visual, mas não curá-lo.
O uso de óculos com grau correto é algo muito importante também. O uso incorreto da quantidade de grau dos óculos pode ser prejudicial à saúde ocular e acarreta vários problemas que vão além de não enxergar com nitidez. Entre eles:
Mesmo que não seja possível o grau de óculos diminuir devemos sempre ficar atentos a qualquer alteração visual ou incômodo nos olhos e procurar auxílio médico para fazer a correção do grau.
Os sintomas acima podem ser um indicativo do grau dos óculos ou lentes de contato estar errado. Para ter certeza é preciso realizar um exame de vista com um oftalmologista. Ele vai usar uma máquina para medir a acuidade visual e determinar se os óculos ou lentes estão corretos.
Quer saber mais sobre saúde da visão? Acesse o blog da LIVO!
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…