Lentes de Contato

Lente de contato embaçada: o que fazer?

Existem inúmeras razões para uma lente de contato embaçada, por isso é necessário identificar o problema antes de resolvê-lo.

Todos os usuários de lentes de contato já tiverem uma lente de contato embaçada prejudicando sua visão, mas isso não é algo normal. Lentes de contato que embaçam ou borram a visão podem estar sujas, com grau errado ou apenas necessitam de um tempo de adaptação do usuário.

Neste artigo vamos ver os motivos de uma lente de contato embaçada e o que fazer para resolver o problema e proteger a saúde da visão.

Tempo de leitura: 3 minutos e 12 segundos

Quando a lente de contato fica embaçada?

Existem inúmeras razões para a lente de contato ficar embaçada. Vamos ver cada uma delas a seguir.

Olho seco

É comum, que ao tirar um cochilo ou dormir com as lentes de contato, ao acordar ela esteja embaçada, causando visão turva e borrada. Isso acontece porque o olho fica seco. Ao dormir não temos a mesma lubrificação ocular que quando acordados, por isso dormir de lente pode causar olho seco e lentes de contato embaçadas.

O olho seco também pode causar o embaçamento das lentes devido ao uso prolongado do acessório ou ao ambiente no qual ele é usado, como locais de clima muito seco ou salas com ar condicionado, por exemplo. Esses fatores contribuem para o aumento da secura ocular, podendo deixar as lentes de contato embaçadas.

Lente tórica

As lentes tóricas, um tipo de lente de contato recomendada para a correção do astigmatismo, podem ficar embaçadas caso sejam produzidas no eixo errado, desta forma elas não farão a correção correta do problema e podem deixar a visão embaçada.

Adaptação

É normal que as lentes de contato fiquem embaçadas ao usá-las pela primeira vez, pois é necessário um período de adaptação para o uso deste acessório.

Higiene

Uma lente de contato embaçada pode significar que os cuidados com a higiene das lentes não estão corretos. Lembre-se que é necessário lavar as mãos antes de colocar e remover as lentes dos olhos, guardá-las em um estojo com solução para lentes (renovado diariamente), limpá-las com a solução especial para lentes antes de usá-las e trocar o estojo a cada dois meses. A falha em qualquer um destes processos pode causar uma lente embaçada e que vai trazer riscos para a saúde da visão.

Grau errado

Uma lente de contato embaçada também pode indicar que o grau do acessório está errado, por isso é necessário realizar um exame de vista todo ano para renovar a receita dos óculos e lentes de contato.

Curvatura da córnea

Caso a córnea apresente um tipo de curvatura diferente das lentes de contato, elas podem embaçar e gerar consequências aos usuários. Nesse caso é provável que o oftalmologista precise prescrever uma lente feita sob medida, se os produtos disponíveis no mercado não forem bem aceitos pelo usuário.

Lentes danificadas

Uma lente embaçada pode significar que a lente de contato está danificada com riscos ou até mesmo um rasgo ou que a mesma está vencida, e não deve mais ser usada.

Como saber se a lente de contato está ruim?

Lentes de contato embaçadas ou que causam visão turva podem ser um indicador de que os acessórios estão ruins ou vencidos. Caso isso aconteça veja a data de fabricação das lentes, analise por quantos dias ele foi usada após aberta e determine se a higiene estava correta e se você realizou ações que podem encurtar seu período de uso como: contato com água (torneiro, mar, piscina), uso de telas, exposição ao ar-condicionado ou tempo seco.

Além disso, alguns sintomas como olhos vermelhos e secos, desconforto visual, dores de cabeça e sensação de areia no olho também podem indicar que as lentes devem ser descartadas.

Sempre que sentir algum sintoma que possa indicar problemas na saúde da visão, recomenda-se a consulta com um oftalmologista para indicação do diagnóstico correto e tratamento do problema.

O que fazer quando a lente de contato fica embaçada?

A primeira coisa a se fazer quando a lente de contato está embaçada é lavar as mãos e retirá-la, em seguida limpe-a com a solução especial para lentes e coloque novamente. Caso isso não aconteça vai ser necessário identificar qual dos motivos acima causou o embaçamento do acessório.

No caso do olho seco, é necessário lubrificar os olhos usando colírios lubrificantes para quem usa lentes de contato. Se o problema for relacionado com o tipo ou formato das lentes, bem como o grau, será necessário consultar um oftalmologista para resolver o problema e se as lentes estiverem danificadas ou velhas será preciso descartá-las e abrir um novo par.

Na LIVO você pode comprar lentes de contato sem sair de casa, sempre que for preciso renovar o acessório!

Anna Neiva

Anna Carolina Neiva é redatora e jornalista especializada em conteúdos relacionados à saúde visual e marketing de conteúdo digital. Atualmente escreve conteúdos com dicas e curiosidades no blog da LIVO.

Recent Posts

Dicas da LIVO: Fantasias para Halloween de personagens que usam Óculos

O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…

4 semanas ago

Dicas da LIVO: Primavera 2024 – óculos são tendência na estação das flores

A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…

2 meses ago

Ondas de Calor: Como proteger sua visão nesse tempo?

Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…

2 meses ago

Dicas da LIVO: Tendência de lenços + óculos de sol

Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…

3 meses ago

Cegueira noturna: o que é e como tratar

Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…

4 meses ago

Dia da Saúde Ocular: saiba a importância dessa data

A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…

5 meses ago