Lentes de contato descartáveis: quem pode usar?

Lentes de contato descartáveis: quem pode usar?

As lentes de contato ainda parecem um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, por isso buscamos algumas dicas com os especialistas da Acuvue, uma das maiores marcas de lentes de contato do mundo, para que você entenda como funcionam as lentes de contato descartáveis, quem pode usá-las e como elas podem facilitar o seu dia a dia.

O uso de lentes de contato no Brasil ainda é muito baixo, mas estima-se que o número de usuários aumente cerca de 4% ao ano. Segundo informações da Clínica Oftalmológica Cittá, no Rio de Janeiro, atualmente cerca de 2 milhões de brasileiros usam lentes de contato para corrigir problemas de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Por isso, neste artigo vamos desmistificar a dificuldade no uso desse acessório, que evoluiu muito ao longo dos anos, oferecendo opções para diferentes tipos de realidade, tanto de rotina quanto financeira.

Fica de olho! 👀

Índice

1. Quanto tempo pode usar a lente descartável?

2. Vantagens das lentes de contato descartáveis

3. Qual é a melhor lente de contato descartável?

4. Quem pode usar lentes de contato descartáveis?

5. Cuidados lentes de contato descartáveis

Putting Contacts In Struggle GIF - PuttingContactsIn Struggle ContactFallOut GIFs

Quanto tempo pode usar a lente descartável?

A primeira regra para usar lentes de contato descartáveis com segurança é respeitar o período de validade do produto.

Atualmente existem lentes descarte diário ou programado. Entenda as diferenças! 

Lentes de descarte programado

As lentes de descarte quinzenal da Acuvue oferecem o mais alto nível de proteção UV disponível em uma lente de contato.

O uso contínuo de aparelhos digitais e ambientes com ar-condicionado ou poeira, podem causar desconforto e irritação nos usuários de lentes de contato. Por isso, a tecnologia HYDRACLEAR PLUS® ajuda a estabilizar o filme lacrimal, diminuindo a sensação de olhos secos e proporcionando conforto.

Existem lentes de contato com descarte quinzenal para portadores de miopia (dificuldade para enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e astigmatismo.

Saiba mais sobre lentes de contato para miopia e astigmatismo na matéria completa do nosso blog.

Lentes descarte diário

As lentes descartáveis diárias da Acuvue contam com a tecnologia HydraLuxe™ que incorpora as propriedades da lágrima ao material, proporcionando conforto durante o todo o dia e facilidade para colocar e retirar os produtos. 

Por isso são recomendadas para pessoas com olhos mais sensíveis ou ressecados, além de olhos cansados devido ao trabalho contínuo com aparelhos digitais ou ambientes com poeira ou ar-condicionado. 

Esse produto pode ser usado por pessoas com miopia (dificuldade para enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), presbiopia (vista cansada) ou astigmatismo.

Vantagens das lentes de contato descartáveis

As lentes de contato descartáveis oferecem maior segurança, praticidade e relação custo benefício para os usuários. As lentes rígidas, ou anuais, por terem um longo período de duração, também representam um investimento alto, e caso fossem perdidas, ou rasgadas, acabavam gerando prejuízo.

Além disso, ter uma lente nova todo dia garante maior segurança, uma vez que é mais difícil contrair bactéria, além de mais praticidade, pois o usuário não precisa se preocupar com estojo e kit de limpeza, além de ser mais econômica para quem não usa o produto todos os dias.

Qual é a melhor lente de contato descartável?

A escolha da melhor lente de contato descartável varia de caso a caso. Por isso é fundamental contar com a orientação de um oftalmologista para escolher o melhor produto para você.

Algumas dicas na hora da escolha são:

  1. Escolha a lente de contato descartável indicada para o seu problema. A Acuvue possui lentes para miopia e hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
  2. Se você é uma pessoa muito cuidadosa, organizada e higiênica, as lentes de contato descartáveis com troca programada podem se encaixar no seu dia a dia.
  3. Se você é mais desastrada, costuma perder as coisas e não tem o hábito de andar com mil e um estojos na bolsa, as lentes de descarte diário fazem mais sentido para a sua rotina.

Quem pode usar lentes de contato descartáveis?

A maioria das pessoas que possui algum problema para enxergar, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, pode usar lentes de contato.

Algumas condições oculares como o glaucoma e a perda de visão binocular não permitem o uso das lentes de contato. Pessoas com diabetes que têm os olhos extremamente secos também devem evitar esse produto.

Além disso, as lentes de contato não podem ser usadas após cirurgia, a não ser que sejam recomendadas por um médico para ajudar no processo pós-operatório.

Não recomenda-se usar as lentes de contato nas seguintes condições:

  1. inflamação ou infecção aguda ou subaguda na câmara anterior dos olhos;
  2. doença, lesão ou anormalidade ocular que afete a córnea, conjuntiva ou pálpebras;
  3. olhos severamente secos;
  4. redução da sensibilidade da córnea;
  5. doença sistêmica que possa afetar os olhos ou ser agravada pelo uso das lentes de contato;
  6. caso apresente reações alérgicas das superfícies oculares ou tecidos adjacentes, que possam ser causadas ou agravadas pelo uso de lentes de contato ou de soluções para lentes de contato;
  7. infecção ativa da córnea (por bactéria, fungo, protozoário ou vírus);
  8. em casos de olhos vermelhos ou irritados.

Cuidados lentes de contato descartáveis

Para usar lentes de contato descartáveis com segurança são necessários alguns cuidados básicos. 

LIMPEZA DAS LENTES DE CONTATO

Sempre lave e seque as mãos antes de manusear as lentes.

Antes e depois de usar as lentes de contato é preciso higienizá-las com uma solução específica.

As lentes de contato de descarte programado devem ser guardadas no estojo com a solução para lentes de contato.

Nunca lave as lentes na água ou guarde-as na água.

LIMPEZA DO ESTOJO PARA LENTES DE CONTATO

As lentes de contato de descarte programado devem ter um estojo, que deve ser trocado a cada 3 meses, ou seguindo orientações do seu médico oftalmologista.

Depois de colocar as lentes de contato nos olhos, esvazie o estojo, jogando fora a solução antiga.

Enxágue com solução de limpeza “nova” e realize a fricção para limpeza do interior do objeto.

Por fim, seque o estojo de lentes com uma toalha de papel limpa. 

CUIDADOS EXTRAS

Evitar colocar colírio medicamentoso na lente, use apenas colírios próprios para lentes, aqueles com lágrimas artificiais para evitar o ressecamento, por exemplo. 

Não entre em piscina, mar, ou deixe os olhos com a lente em contato direto com a água.

Pode usar maquiagem sim, mas coloque as lentes depois de maquiar e retire as mesmas antes de fazer a remoção da maquiagem, evitando o contato das lentes com resíduos dos produtos e beleza ou de limpeza da pele.

Agora que você já sabe tudo sobre lentes de contato descartáveis, acesse o site de produtos da LIVO e aproveite nossas promoções exclusivas!