Por isso, neste artigo trazemos a definição de acuidade visual, detalhes sobre a visão 20/20 e dicas de quando procurar um oftalmologista para exame de vista.
Índice
Qual é a acuidade visual normal?
Quais os tipos de acuidade visual?
Quando fazer um teste de visão?
A acuidade visual mede o quão nítida é a sua visão, seja de longe ou de perto. Geralmente ela é testada por meio da Escala Optométrica de Snellen (aquele gráfico que contém letras e números que o oftalmologista pede pra gente ler, sabe?).
A Escala Optométrica de Snellen com suas linhas de letras em tamanhos decrescentes, é o teste de mais comum. Ele pode ser realizado com o paciente em pé ou sentado a 6 metros de distância da imagem.
Leia também: Teste de visão online funciona?
Um resultado de “20/20” indica acuidade visual normal (significa que você lê a linha que aqueles com visão normal podem ler).
Acuidades visuais entre 20/30 e 20/60, por exemplo, então próximas ao normal, mas já indicam uma dificuldade de enxergar.
A Sociedade Brasileira de Visão Subnormal possui uma tabela que ilustra os diferentes tipos de acuidade visual.
A acuidade visual inferior a 20/20 é comum. Na maioria dos casos, a visão embaçada se dá por conta de um erro de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). A boa notícia é que óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa provavelmente podem melhorar a sua visão para 20/20 ou perto disso.
Às vezes, doenças oculares, infecções ou outros problemas de saúde reduzem sua acuidade visual. Nesse caso, você e seu médico podem discutir os próximos passos e qual tratamento pode ser necessário.
De olho na saúde da visão…
Todos nós queremos uma visão 20/20 não corrigida, mas lembre-se, essa é apenas uma faceta da saúde ocular. Com exames oftalmológicos regulares, seu oftalmologista pode monitorar toda a sua função visual, incluindo:
O primeiro exame básico da saúde dos olhos é feito ainda na maternidade com o teste do olhinho. Entre 6 meses e 1 ano de idade é recomendado mais um exame oftalmológico completo, depois disso ele deve ser repetido a cada 1 ou 2 anos, a depender de cada caso, considerando histórico familiar, condições oculares ou sistêmicas e presença de sintomas visuais e/ou oculares.
Em torno dos 40 anos é comum começar a sentir desconforto na visão, isso se dá por conta do envelhecimento dos músculos oculares que dão origem a vista cansada, ou presbiopia, esse é um bom momento para agendar uma consulta oftalmológica e fazer um teste de acuidade visual.
Se você tem 65 anos ou mais, mesmo que não sinta nenhum sintoma na visão, verifique seus olhos a cada um ou dois anos. Seu oftalmologista verificará se há sinais de doenças oculares relacionadas à idade, como: catarata, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma.
Se você usa óculos de grau ou lentes de contato é preciso consultar seu médico de visão uma vez ao ano, para acompanhar a progressão do grau, e garantir que o uso das lentes de contato não está causando outros problemas oculares.
Fonte: Visual Acuity – AAO
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…