O que é presbiopia ou vista cansada?

O que é presbiopia ou vista cansada?

Você sabia que a presbiopia é um dos principais problemas de visão dos brasileiros? Isso se dá pelo fato de que TODAS as pessoas depois dos 45 anos sofrem desta condição. Os sinais da presbiopia começam a aparecer devido à perda progressiva da flexibilidade do cristalino e da força do músculo ocular responsável pela acomodação do foco. Infelizmente, grande parte deste público não sabe o que é a presbiopia, seus sintomas e correções.

Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo isso e já adiantamos. Se você tem mais de 40 anos, e está precisando esticar o braço para ler as mensagens do celular, o jornal de manhã, ou livro no final do dia… Melhor procurar um oftalmologista, ainda hoje. Fica a dica!

Colaborou com este artigo: @dr.renanoliveira – Dr Renan Oliveira (CRM-SC 24.929) – oftalmologista no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (Joinville, SC)

Índice

O que é presbiopia como ela pode ser corrigida?

Qual é a causa da presbiopia?

Presbiopia e miopia

Presbiopia e hipermetropia

Correções para a presbiopia

Tem cura para presbiopia?

O que é presbiopia como ela pode ser corrigida?

Segundo definição da American Academy of Ophthalmology a presbiopia se apresenta quando os olhos perdem, gradualmente, a capacidade de ver as coisas próximas com nitidez. 

Essa condição é uma parte normal do envelhecimento do corpo humano. Na verdade, o termo “presbiopia” vem de uma palavra grega que significa “olho velho”. Neste caso o responsável pela presbiopia é o envelhecimento do músculo ocular e da lente natural do olho (cristalino), responsáveis pela acomodação do foco.

Na acomodação, o músculo ciliar contrai para alterar o formato do cristalino – lente natural interna do olho – tornando-o mais curvo (convexo), o que aumenta o poder de refração da luz, permitindo que o foco se forme na retina.  

É possível começar a notar os primeiros sintomas da presbiopia logo após os 40 anos, quando é necessário segurar materiais de leitura mais longe para vê-los claramente, visão embaçada, dores de cabeça, e cansaço na visão.

Qual é a causa da presbiopia?

Ao contrário da miopia, hipermetropia e astigmatismo, que tem causas hereditárias, a causa científica da presbiopia, segundo dados da AAO, é o envelhecimento do cristalino, a lente transparente que fica dentro do olho, atrás da íris. 

Em um olho jovem,  o cristalino transparente apresenta uma estrutura flexível que, graças ao trabalho do músculo ciliar a ele conectado, muda de forma para focar a luz na retina.Essa musculatura, responsável pela acomodação do foco, permite que o olho focalize a luz de objetos próximos e distantes (em olhos hipermétropes). 

Depois dos 40 anos, o cristalino, que é feito de colágeno, se torna mais rígido  e não pode mudar de forma tão facilmente. Isso torna mais difícil de ler, colocar a linha na agulha ou fazer outras atividades que requeiram focar em objetos próximos.

Presbiopia e miopia

Um miope sem uso de correção tem visão ruim para longe, mas tem facilidade maior de ver de perto. Mas após os 40 anos, o míope irá perceber que com seus óculos ou lentes de contato para longe, a visão de perto começa a piorar. Nesse caso, poderá retirar seus óculos ou lentes para ver de perto, ou então pode usar óculos com lentes progressivas (multifocais) ou ainda usar lente de contato em um olho apenas, deixando um olho para longe e outro para perto, estratégia conhecida como visão balanceada, monovisão ou báscula.

Presbiopia e hipermetropia

Um hipermétrope, que já possui a dificuldade de focar em objetos próximos, ao apresentar sinais de presbiopia, terá com o passar do tempo dificuldades também em focar nos objetos mais distantes. Isso se dá, devido à perda progressivado mecanismo de acomodação, que explicamos acima. 

Correções

Não há como parar ou reverter o processo normal de envelhecimento ocular que causa a presbiopia. No entanto, essa condição pode ser compensada com óculos, lentes de contato ou cirurgia. 

Óculos para presbiopia

Se a presbiopia não for combinada com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, os óculos de leitura simples podem ser uma alternativa para a correção do problema na visão. Já no caso de necessidade de correção para longe e para perto, as lentes progressivas (multifocais) são uma boa opção. 

Que tipo de lente corrige a presbiopia?

Se a presbiopia for combinada a outros problemas de visão, a melhor opção são óculos com lentes progressivas, também conhecidas como multifocais.

Existem lentes bifocais que possuem uma linha, que pode ou não ser visível, dividindo a lente. A parte inferior da lente refrata a luz para uma visão de perto. A parte superior refrata a luz para permitir que você veja objetos distantes. Porém, muitas pessoas não se acostumam com a mudança brusca de uma parte para outra (salto de imagem), e eles não possuem correção para médias distâncias, podendo deixar a visão embaçada, dependendo da situação.

As lentes progressivas, ou multifocais, por meio de um corredor de graduação no qual a refração muda gradualmente na lente de cima para baixo, permitem a correção de curtas, médias e longas distâncias.

Lentes de contato para presbiopia

Para as pessoas que preferem usar lentes de contato em vez de óculos existem lentes de contato multifocais. 

Essas lentes têm vários anéis ou zonas definidas com correções diferentes, como um tiro ao alvo. Com este design, é possível corrigir dioptrias para curtas, médias e longas distâncias ao mesmo tempo. 

Veja conteúdo completo em nosso blog sobre as lentes de contato multifocais.

Tem cura para presbiopia?

Não existe uma forma de frear ou reverter o processo de envelhecimento muscular e perda da flexibilidade do cristalino que causam a presbiopia. 

Cirurgia a Laser

No entanto, algumas pessoas decidem fazer uma cirurgia que pode reduzir a necessidade de óculos para objetos próximos e distantes. 

Com o auxílio de um laser, um oftalmologista remodela a córnea para uma visão clara para longe em um olho e uma visão de perto no outro. 

Implantes de lentes intra-oculares

Pessoas após os 60 ou 65 anos costumam apresentar  opacidade progressiva do cristalino, que nada mais é que a Catarata. A cirurgia de Cataratas, com implante de lentes intra-oculares, também é uma cirurgia refrativa, ou seja, o oftalmologista pode inserir uma nova lente corrigindo o grau e compensando a presbiopia com lentes monofocais ou multifocais, dependendo da necessidade de cada um.

Mas atenção, antes de decidir a melhor medida corretiva para seus problemas de visão, visite um oftalmologista e obtenha um diagnóstico preciso. O médico também poderá indicar a melhor correção para o seu caso, seja óculos, lente ou cirurgia. Com a receita e indicação médica em mãos, basta acessar o site de produtos da LIVO e escolher seus óculos ou lentes de contato!

Veja também matéria completa sobre a melhor armação de óculos para o seu tipo de rosto!