Óculos infantil: importância e como escolher

Óculos infantil: importância e como escolher

O óculos infantil é um acessório de correção fundamental para melhorar a rotina de crianças em idade escolar.

Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), até 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos.

Infelizmente muitas crianças não recebem o diagnóstico do problema de visão, pois a visita dos pequenos ao oftalmologista ainda é pequena. Em 2022, o apresentador Tiago leifert, começou uma campanha para estimular pais a levarem os filhos ao oftalmologista, não só na idade escolar, mas ainda quando bebês para a detecção de doenças graves, como o retinoblastoma.

Seja para manter a saúde da visão ou facilitar as atividades diárias, a visita regular ao oftalmologista é fundamental em todas as idades e o uso de óculos infantil é uma solução fácil e rápida para problemas como a miopia infantil, que apresentou grande crescimento após a pandemia e com a intensificação no uso de telas.

Neste artigo vamos trazer algumas dicas da Zeiss, uma das maiores fabricantes de lentes para correção de grau do mundo, sobre como escolher o melhor óculos infantil para o seu filho.

Banner óculos de grau LIVO

O que é óculos infantil?

O óculos infantil é um acessório feito sob medida para crianças. Ele deve se encaixar com perfeição no rosto e crânio da criança, deve ter materiais mais resistentes como o TR90, o acetato e o titânio puro (hipoalergênico). Além disso, o uso de cordinhas para óculos é recomendado para evitar perdas.

Como escolher óculos infantil?

Segundo dados da Zeiss, a melhor forma de escolher um óculos infantil é focar no ajuste correto. Para isso trazemos algumas dicas da marca:

  1. As armações de óculos não devem ser muito grandes nem muito pequenas, e não devem restringir a liberdade dos movimentos.
  2. O centro dos óculos deve ser ajustado ao centro das pupilas. Comprar óculos muito grandes para que a criança possa usá-los por mais tempo definitivamente não é recomendável.
  3. O material utilizado para as armações de óculos deve ser adequado para resistir aos movimentos das crianças , o que significa que deve ser resistente, à prova de quebra e leve.
  4. As hastes devem ser  flexíveis, encaixando-se perfeitamente às orelhas das crianças. Eles devem chegar ao lóbulo da orelha e serem revestidas com um plástico macio.
  5. A ponte dos óculos infantis que fica sobre o nariz deve ter a maior superfície de contato possível. Plaquetas de gel são um novo recurso que proporciona um apoio especialmente suave para o nariz das crianças.

Como incentivar a criança a usar óculos?

Por fim, um grande desafio dos pais é fazer com que a criança use os óculos. Para isso é fundamental incluir o pequeno no processo de escolha do acessório.

Atualmente existem diversas opções de modelos de óculos infantis com diferentes cores e até personagens, o que pode ser um incentivo extra para o uso do acessório.

Outro ponto importante é incentivar crianças a usarem óculos de sol com proteção UV 400. No verão, as crianças passam muito tempo na praia, brincando na areia e na água e os raios solares são extremamente nocivos a visão. Mesmo com o uso de bonés ou chapéus os óculos de sol são uma proteção extra fundamental para garantir a saúde da visão.

Leia também: 5 cuidados com os olhos no verão