Óculos vencidos: 10 sinais para trocar as lentes de grau

Óculos vencidos: 10 sinais para trocar as lentes de grau

Segundo levantamento da Fundação Abióptica, 104 milhões de pessoas desenvolveram alguma síndrome ocular no Brasil, mas apenas 36 milhões usam óculos. Pior que isso é que com a pandemia e o isolamento social as consultas em oftalmologistas diminuíram muito, fazendo com que muitas pessoas estejam com óculos vencidos, seja pelo desgaste da armação ou por alguma alteração no grau das lentes.

Pessoas que usam óculos devem se consultar com um oftalmologista anualmente, ou pelo menos, uma vez a cada dois anos, para acompanhar o desenvolvimento de sua saúde da visão, atualizar o grau da dioptria, caso necessário, e conferir as condições da armação dos óculos, pois esta também pode causar desconforto para enxergar.

Neste conteúdo trazemos os principais sinais da necessidade de trocar lentes de grau e dicas para identificar um óculos vencido. Fique de olho!

Índice

Quanto tempo dura um óculos de grau?

Óculos de sol tem validade?

Pode usar óculos de grau vencido?

5 sinais que você está usando óculos vencido

10 sinais para trocar as lentes de grau

Quanto tempo para trocar as lentes dos óculos?

Quanto tempo dura um óculos de grau?

O tempo de duração de um óculos de grau depende de algumas particularidades: 1. qualidade do produto e 2. cuidados com o acessório.

Com relação a qualidade do produto, um óculos feito com materiais de qualidade, em um processo artesanal como os da LIVO tem uma duração superior a óculos manufaturados em cadeia. Além disso, os materiais usados como acetato, garantem maior durabilidade. Para entender melhor essa questão, acesse a matéria completa em nosso blog sobre tipos de óculos e materiais para armação.

Sobre os cuidados com o acessório é importante que o usuário proteja seus óculos, evitando deixá-los fora da caixa, quedas, arranhões, e até desgaste na armação por deitar ou até dormir de óculos.

Outra dica que ajuda a aumentar a durabilidade dos óculos é ter vários, essa troca de óculos ajuda a mantê-los novos por mais tempo e evita que a pessoa enjoe do acessório com facilidade, por usar todos os dias a mesma peça.

Óculos de sol tem validade?

Todas as dicas acima também valem para os óculos de sol. Mas, por terem lentes com fator de proteção UVA e UVB que são fundamentais para evitar exposição dos olhos ao sol, o cuidado com eles deve ser redobrado.

Lentes de sol riscadas ou desgastadas pelo tempo devem ser trocadas imediatamente, pois isso pode prejudicar a proteção UV. Mas isso não significa que os óculos tem validade, e sim que as lentes devem estar sempre com o filtro solar em dia. Para isso basta fazer visitas regulares ao oftalmologista ou a sua ótica de confiança para conferir se a lente ainda está 100% protegida.

De acordo com oftalmologistas, a exposição prolongada das lentes solares aos raios ultravioleta danifica o filtro UV das lentes e isso faz com que elas tenham uma validade média de dois a três anos.

Pode usar óculos de grau vencido?

Não se deve usar nem óculos de sol nem óculos de grau com as lentes vencidas, bem como não é recomendado usar óculos tortos ou quebrados, pois tudo isso afeta a maneira com que a pessoa enxerga e pode causar desconforto visual.

Veja a seguir alguns sinais de quem está com os óculos vencidos.

5 sinais que você está usando óculos vencido

Como mencionamos acima existe uma diferença entre óculos vencidos e lentes de grau vencidas. Veja abaixo alguns sinais de que seus óculos precisam ser trocados.

  1. Dificuldade para abrir e fechar a armação.
  2. Armação justa que marca muito o nariz.
  3. Óculos desalinhados no rosto.
  4. Peso da armação nas orelhas.
  5. Olhar por cima das lentes, com frequência.

10 sinais para trocar as lentes de grau

Agora quando o problema é a lente, que não está mais corrigindo o problema da sua visão e precisa de ajustes no grau ou até no tipo de correção, uma vez que algumas pessoas desenvolvem astigmatismo e a vista cansada com o passar do tempo, existem alguns sinais de alerta.

Além disso, as lentes e os tratamentos antirreflexo também podem se desgastar ao longo do tempo, o que também acaba comprometendo a visão.

Veja alguns sinais de alerta para trocar as lentes de grau.

  1. Falta de foco.
  2. Esforço visual excessivo.
  3. Tonturas.
  4. Dores de cabeça constantes.
  5. Visão comprometida quando um dos olhos está fechado.
  6. Vertigem e náusea não relacionada com outra condição médica. 
  7. Vistas cansadas.
  8. Olhos irritados, secos ou vermelhos.
  9. Perceber que as lentes dos óculos já estão gastas ou mancadas.
  10. Colocar e tirar os óculos constantemente, devido ao desconforto e sensação que enxerga melhor sem eles.

Quanto tempo para trocar as lentes dos óculos?

Não existe um tempo certo para trocar as lentes dos óculos de grau, mas todos que possuem ou não algum problema de visão, devem realizar consultas periódicas com um oftalmologista para exames de vista completos.

Quem já possui algum problema de visão deve consultar o médico anualmente, para acompanhar a progressão do grau e manter as lentes dos óculos sempre atualizadas, evitando o surgimento dos sintomas acima.

Além disso, as consultas periódicas com um oftalmologista evitam o agravamento de doenças oculares, como o glaucoma.