Tipos de óculos para cada rosto: escolha a armação ideal

Tipos de óculos para cada rosto: escolha a armação ideal

Em um mundo imagético a saúde da visão é muito importante, por isso, escolher uma armação ideal para cada rosto vai além de uma simples consultoria de moda, mas também um cuidado com um dos sentidos mais valorizados pelo homem: a visão!

Segundo dados do IBGE de 2019, mais de 35 milhões de brasileiros usam óculos de grau, número que, segundo pesquisa publicada no Opthalmology Journal, deve aumentar. Segundo o estudo, até 2050, 4,8 bilhões de pessoas, o equivalente a quase 50% da população mundial, vai precisar usar óculos de grau.

Ter um óculos de grau bem ajustado é fundamental para que a correção seja feita da melhor forma possível, mais ainda quando o usuário possui também o astigmatismo. Além disso, muitas pessoas ainda deixam de usar óculos por não se sentirem bem, bonitas ou descoladas com o acessório.

Nesse artigo vamos mostrar que existem armações de óculos ideais para cada rosto e que você pode escolher a armação ideal sem mesmo sair de casa. Fica de olho! 👀

Publicado em 3 de maio de 2021

Índice

1. Qual a armação de óculos ideal para cada rosto?

2. Como saber qual é o formato do meu rosto?

3. Como escolher a armação ideal para o meu tipo de rosto?

4. Melhor tipo de óculos para o seu grau?

5. Como escolher óculos ideais?

Qual a armação de óculos ideal para cada rosto?

Primeiro de tudo vale destacar que as pessoas podem usar aquilo que as deixa feliz. Com as tecnologias atuais, é possível fabricar lentes com diferentes dioptrias para diversos tipos de armações, como podemos ver nas matérias sobre Tipos de Lentes e Espessura de Lentes.

Agora, cabem algumas dicas para melhorar a experiência dos usuários de óculos de grau. São elas:

  1. A pupila deve estar sempre centralizada nos óculos (por isso a medida da DNP é necessária);
  2. A sobrancelha não deve ficar totalmente dentro do óculos, isso porque ela é parte fundamental da nossa expressão facial e se ficar escondida pode esconder também “um pouco” da nossa personalidade, gerando uma sensação de estranhamento para nós e para aqueles que nos conhecem muito bem).
  3. Os óculos devem cobrir todo seu campo de visão, ou seja, você não deve poder olhar por cima ou por baixo da armação.
  4. É preciso conhecer o seu rosto para entender a armação que vai complementar as suas características naturais, afinal tudo na vida depende de um equilíbrio e na escolha do óculos ideal, não é diferente.

Como saber qual é o formato do meu rosto?

Fita métrica na mão e mãos à obra! Faça um teste para descobrir formato de rosto!

Para descobrir o formato do seu rosto basta medir: sua testa, as maçãs do rosto, a mandíbula e o comprimento do rosto. 

Testa: coloque a fita métrica da direita para a esquerda e meça toda a extensão da sua testa, na horizontal.

Maçã do rosto: coloque a fita métrica a partir do canto externo inferior do olho direito e, em seguida, estique até a outra maçã do rosto, sob o canto inferior extremo do olho esquerdo;

Mandíbula: coloque a fita métrica sob a orelha, onde começa a mandíbula, e depois estique-a até o centro do queixo. 

Comprimento do rosto: coloque a fita métrica no ponto central da linha do cabelo e depois estique-a sobre o nariz e continue até a ponta do queixo.

Com os dados em mãos veja a seguir os diferentes tipos de rosto:

Rosto Redondo

O rosto redondo tem um contorno suave com maçãs do rosto ligeiramente mais largas e testa e maxilar com as mesmas proporções.

Armação de óculos ideal para rosto redondo

Veja mais modelos de óculos para rosto redondo aqui!

Rosto Oval

O rosto oval tem a testa mais larga que a mandíbula e as maçãs do rosto levemente salientes, enquanto o comprimento do rosto é um pouco mais longo na parte inferior.

Armação de óculos ideal para rosto oval

Veja mais modelos de óculos para rosto oval aqui!

Rosto Quadrado

O rosto quadrado tem um contorno angular, com maçãs do rosto, testa e mandíbula de largura semelhante e ângulos bem demarcados.

Armação de óculos ideal para rosto quadrado

Rosto Triangular

O rosto triangular tem um contorno angular, com a mandíbula mais larga que as maçãs do rosto, que por sua vez, são ligeiramente mais largas que o comprimento da testa. Ou ao contrário, o comprimento da testa pode ser mais largo que as maçãs do rosto, que por sua vez, são levemente mais largas que a mandíbula.

Armação de óculos ideal para rosto triangular

Agora que você já tem suas medidas e a descrição de cada um dos rostos, basta conferir os dados e ver em qual caso eles se encaixam melhor. Vale destacar que esse é um teste padrão, cada rosto é único e possui particularidades, mas essa padronização ajuda a indicar um caminho para valorizar os ângulos da face com acessórios, como os óculos.

Como escolher a armação ideal para o meu tipo de rosto?

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de rosto, confira abaixo os óculos que vão valorizar seus ângulos e deixar seu dia a dia ainda mais bonito e estiloso!

Qual a melhor armação de óculos para rosto quadrado?

O rosto quadrado tem maxilares bem marcados, testa e queixos mais largos, por isso pode ser valorizado com armações com lentes arredondadas.

As armações mais arredondadas trazem um contraponto de curvas para um rosto bastante angular, suavizando os ângulos da face e trazendo um ar mais jovem, divertido e moderno para o visual do usuário.

Qual a melhor armação de óculos para rosto redondo?

O rosto redondo tem testa e queixos arredondados com largura e altura do rosto semelhantes, e pode ser valorizado com armações com formato mais quadrado.

As armações quadradas vão trazer angulações para este rosto tão suave, trazendo mais seriedade para estes usuários, que muitas vezes se incomodam com a eterna “cara de criança”. 

Qual a melhor armação de óculos para rosto oval?

O rosto oval é mais alongado, com queixo e testas arredondadas, ele é o tipo de rosto mais democrático e vai bem com qualquer tipo de óculos.

Qual a melhor armação de óculos para rosto triângulo?

O rosto triangular possui maxilares bem marcados, testa e queixos mais largos e pode ser valorizado com armações com formato aviador, ou armações com lentes arredondadas.

Melhor tipo de óculos para o seu grau?

Como mencionamos no início deste artigo, o tamanho da armação pode afetar a espessura das lentes. 

Isso porque, as lentes para miopia, por exemplo, são finas no centro e vão ficando mais grossas nas bordas. Assim, quanto maior o tamanho da armação, mais próximo da borda é feito o recorte da lente. 

Por isso, quanto maiores as armações, em casos de miopia, maior será a espessura da borda das lentes. Mas essa conta você vai entender melhor ao ler mais sobre Tipos de lentes para óculos de grau!

Agora que você já tem todas as informações para escolher o seu próximo óculos de grau, vamos mostrar como fazer isso, sem sair de casa.

Como escolher óculos de grau online?

SIM! Com total conhecimento sobre o seu rosto e algumas manhas desenvolvidas pelo time de atendimento on-line da LIVO, é possível escolher a armação ideal para o seu rosto e grau com alguns toques e sem sair de casa. Veja como:

Passo 1

Acesse o Guia de Rostos da Livo e escolha a armação ideal para o seu rosto e que ainda combina com seu estilo. Temos cores lindas para você arrasar no dia a dia!

Passo 2

Escolha a sua lente, de acordo com a sua dioptria (grau) e tratamentos para melhorar a qualidade da visão.

Passo 3

Enviar a foto da DNP (Distância Naso Pupilar). Para tirar a foto posicione o cartão com tarja preta na frente da boca para que fique rente a direção dos olhos. A tarja do cartão deve estar virada para frente.

Passo 4

Envie a sua receita médica com um ano de validade e carimbo do oftalmologista.

Passo 5

Faça um café e espere seu LIVO chegar em até 15 dias!

E aí, vamos lá? Se ainda ficou com dúvida sobre este processo acesse um conteúdo exclusivo sobre as lentes LIVO e depois conta pra gente o que achou.