Você lembra quando foi sua última visita ao oftalmologista? Seja para saber se é preciso usar óculos, descobrir problemas na saúde da visão ou conferir se o seu grau se mantém o mesmo. A consulta com o especialista deve ser realizada de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez por ano. Isso porque usar óculos com grau errado faz mal para crianças e traz muito desconforto para os adultos.
Segundo dados da Agência Brasil, a pandemia de Covid-19 derrubou em 35% o número de consultas oftalmológicas em 2020. De acordo com dados apurados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas, uma queda de 35% com relação ao ano anterior.
Se você faz parte deste time que deixou o oftalmologista para depois fique atento aos sintomas relacionados ao grau de óculos errado. Neste conteúdo vamos explicar que usar óculos com grau errado faz mal para crianças, mas para adultos pode causar grande desconforto. Fica de olho!
Índice
Quais os sintomas de óculos de grau errado?
Como saber se os óculos de grau está correto?
Tempo de adaptação para óculos de grau
Outros problemas de adaptação com óculos de grau
Se você está usando óculos de grau errado, seja porque seu grau aumentou e você não atualizou as lentes ou, porque as lentes não foram feitas corretamente, alguns sintomas vão aparecer. Entre os mais comuns estão:
Fique atento aos sintomas e caso seus óculos de grau esteja vencido, procure um oftalmologista para fazer a conferência do acessório e o exame de acuidade visual para refazer sua receita de óculos de grau.
Lembra-se que as receitas são válidas por um ano, então é recomendado visitar o oftalmologista sempre que a receita perder a validade, ok?
A única forma de saber se os óculos de grau está correto é marcar uma consulta com o oftalmologista e pedir para ele fazer a conferência do acessório.
Além do grau das lentes ele pode conferir se os óculos estão com algum outro problema, talvez a DNP não tenha sido medida corretamente, desregulando o eixo das lentes e prejudicando a visão ou a armação esteja desnivelada.
Outro ponto importante é que o oftalmologista vai fazer um check up da sua saúde ocular e conferir se o seu grau permanece o mesmo dos óculos, caso eles já sejam antigos.
Para óculos novos, mesmo com tudo certo, existe um período de adaptação principalmente em casos de astigmatismo e quando os óculos possuem lentes multifocais. Veja mais a seguir.
A adaptação às lentes multifocais, por exemplo, pode levar até 15 dias para novos usuários. Isso porque o cérebro precisa entender qual posição da lente é melhor para cada distância focal.
Para quem já é usuário de multifocal é mais fácil! O desconforto pode ocorrer se houver alteração na receita, ou até mesmo no design da armação.
Vale destacar que não se recomenda mudar para uma tecnologia inferior de lentes, visto que é possível que o cérebro não se acostume com o desenho de lente inferior (que define o campo de visão). Por isso é recomendado apenas mudar para lentes com tecnologias maiores, que proporcionam maior campo visual.
Pessoas que usam óculos para correção de astigmatismo também podem sentir um pequeno desconforto nos primeiros dias, mas a adaptação de óculos para astigmatismo é algo passageiro, se estiver tudo certo com a produção dos acessórios.
Veja a seguir mais alguns erros que podem causar o desconforto com óculos de grau.
A DNP é uma medida fundamental para garantir a produção correta das lentes para óculos de grau, por isso na ótica online da LIVO, caso não conste a DNP na receita oftalmológica, pedimos uma foto com cartão com tarja acima do nariz para podermos fazer a medida de forma digital e SIM dá super certo.
Caso a DNP não seja medida, ou esteja errada, ela pode deixar o eixo do óculos errado, prejudicando o centro focal da lente e a visão do usuário.
Outro erro que pode acontecer e causar desconforto na visão são óculos desnivelados, isso pode acontecer na produção, envio ou até no dia a dia, caso não se tenha cuidado com o acessório.
Por isso, é sempre importante conferir se os óculos estão com o grau correto e com todos os eixos no lugar. Afinal de contas usar óculos com grau errado pode não fazer mal, mas ficar o dia todo forçando a vista e sofrendo com dores de cabeça também não é uma situação ideal.
E atenção! Para as crianças usar óculos com grau errado faz mal e acelera o erro refrativo, pois os olhos de crianças ainda estão em formação e precisam de mais acompanhamento e cuidado. Por isso, se seu filho tem um problema refrativo ou se isso é comum na sua família, marque visitas periódicas ao especialista.
Leia também: Miopia em crianças e adolescentes aumenta com a pandemia
O Halloween está chegando e com ele, chega o maior dilema de quem é míope:…
A primavera começou dia 22 de setembro e, com ela, as tendências de moda se…
Por conta das mudanças climáticas acarretadas pela poluição atmosférica, de queimadas, emissão de carbono, os…
Que os óculos de sol nunca saem de moda, isso nós sabemos. Contudo, a nova…
Você costuma sentir dificuldade em reconhecer objetos ou esbarra nos móveis quando está em ambientes…
A saúde é o maior bem que alguém pode ter, por isso a importância de…