A receita de óculos de grau pode ser um mistério para os usuários, sendo importante entender as diferentes nomenclaturas presentes neste documento. Neste conteúdo vamos explicar algumas especificidades do grau cilíndrico e da receita de óculos de grau para o astigmatismo. Fique de olho!
Tempo de leitura: 4 minutos – Originalmente publicada em 11 de outubro de 2021
Índice
Grau esférico X Grau cilíndrico
O que é o eixo do óculos de grau?
Lentes para correção do grau cilíndrico
Antes de entender o que é o grau cilíndrico é preciso entender o que é o astigmatismo, assim tudo vai fazer mais sentido!
Vamos lá, quem tem astigmatismo tem uma deformação no formato do olho. Podemos dizer que o olho “normal” possui um formato esférico, como de uma bola de futebol, enquanto o olho com astigmatismo, tem um formato cilíndrico, como uma bola de futebol americano. Essa deformação pode atingir a córnea ou o cristalino e causa a formação de vários pontos focais, ao invés de um, por isso a visão de quem tem astigmatismo pode ser embaçada e duplicada.
Algumas pessoas com essa condição, tem dificuldade em subir e descer degraus, por exemplo, pois não conseguem focar corretamente os objetos.
Agora ficou mais fácil de entender porque os oftalmologistas chamam de grau cilíndrico, né?
O grau cilíndrico mede o grau de astigmatismo, ou quão irregular é a forma de sua córnea. Quanto mais seus olhos se parecem com uma bola de futebol americano (em vez de uma bola de futebol), mais astigmatismo você tem.
Segundo dados da American Academy of Ophthalmology o astigmatismo é medido em dioptrias. Um olho perfeito sem astigmatismo tem 0 dioptrias. A maioria das pessoas tem entre 0,5 e 0,75 dioptrias de astigmatismo. Pessoas com uma medida de 1,5 ou mais geralmente precisam de lentes de contato, ou óculos para ter uma visão clara.
As siglas Cil. Ou DC (Dioptria Cilíndrica) na receita de óculos de grau indicam que é necessária correção para astigmatismo e, normalmente, vem com grau negativo.
Caso a receita tenha um grau positivo no cilíndrico é preciso que a ótica faça um cálculo de transposição na receita, para enviar o pedido para o laboratório. Mas isso é bem difícil de acontecer no Brasil, porque a grande maioria dos médicos está alinhada com a “orientação” dos laboratórios óticos que seguem sempre o valor negativo do astigmatismo.
Enquanto o grau cilíndrico indica a presença de astigmatismo, o grau esférico é representado pelas siglas Esf. uu DE (Dioptria Esférica) e indica miopia ou hipermetropia. Um sinal de mais indica que você tem hipermetropia, e um sinal de menos indica que você tem miopia. Quanto mais alto o número, mais forte é a prescrição.
Veja também o que significa a PL na receita de óculos.
O eixo é medido em graus e se refere ao local da córnea onde o astigmatismo está localizado. Os números dos eixos vão de 0 a 180. Se você pensar no olho como um mapa pendurado na parede, o eixo ou linha de 90 graus corre para cima e para baixo (ou de norte a sul) no olho. A linha de 180 graus atravessa o olho, de leste a oeste.
O eixo também determina a posição da lente na armação dos óculos de grau, por isso é marcado com números em graus.
Para entender melhor: a córnea é a estrutura transparente que compõe a parte anterior de nossos olhos, com a função de uma lente natural. Como toda lente, é a curvatura da córnea que determina o seu poder dióptrico (ou grau). O astigmatismo na córnea é quando há uma assimetria nesta curvatura, havendo diferença entre diferentes eixos da curvatura da córnea. Por isso o astigmatismo deve ser corrigido em um eixo determinado.
Para saber se você tem astigmatismo ou grau cilíndrico é preciso realizar um exame de vista com médico oftalmologista, depois disso você terá o diagnóstico na receita oftalmológica para produção de óculos de grau ou lentes de contato.
Uma dúvida muito comum é: posso ter astigmatismo em apenas um olho? E a resposta é SIM, por isso olho direito cilíndrico, por exemplo, indica que apenas o olho direito precisa de uma correção para o astigmatismo. Ou seja, apenas o olho direito tem o formato de uma bola de futebol americano.
O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.
Lentes para óculos de grau ou lentes de contato corrigem o astigmatismo, elas compensam as curvas desiguais da córnea ou do cristalino.
O grau e a sua orientação (eixo da córnea) influenciam bastante na espessura da lente dos óculos. Por isso, quanto maior o grau do astigmatismo, mais grossas serão as lentes, recomendando-se assim materiais com alto índice de refração para lentes mais finas.
As lentes para óculos de grau com correção para astigmatismo mais indicadas são:
Existem dois tipos de lentes de contato para astigmatismo: as rígidas e as gelatinosas tóricas.
As lentes de contato rígidas de gás permeável costumam ter validade de um ano, e por serem mais duras, podem causar desconforto quando não bem adaptadas, mas são as únicas sem limites de grau, sendo indicadas para casos altos ou irregulares (como no ceratocone)
As lentes de contato tóricas são lentes gelatinosas, são mais maleáveis e podem ser descartadas mensalmente, diariamente ou a cada 15 dias. Por isso, a adaptação é mais fácil e são as mais procuradas no mercado óptico por pessoas com esta condição.
Agora que você já sabe o que é o grau cilíndrico, escolha a sua lente de contato ou óculos de grau no site de produtos LIVO!