Colírio para terçol: como usar para aliviar os sintomas?

Colírio para terçol: como usar para aliviar os sintomas?

O colírio para terçol pode ser usado para aliviar os sintomas de irritação ocular ou para curar uma infecção bacteriana na pálpebra.

O terçol pode parecer uma espinha no olho, mas é uma inflamação da pálpebra que parece uma bolinha avermelhada e dolorida. Ele dura entre 3 e 7 dias, podendo desaparecer sozinho ou com a ajuda de tratamentos indicados por um oftalmologista.

Muitas pessoas usam colírio para terçol, mas é preciso entender como usá-los da maneira correta e sempre com a indicação de um oftalmologista.

Tempo de leitura: 2 minutos e 30 segundos

O que é um terçol?

O terçol, cientificamente conhecido como Hordéolo, é um caroço pequeno, vermelho e dolorido que cresce na base do cílio ou sob a pálpebra, e na maioria das vezes é causado por uma infecção bacteriana. Ele pode ser interno ou externo: o primeiro cresce dentro da pálpebra, podendo ser causado pela infecção de uma glândula produtora de óleo, e o segundo aparece na base do cílio, podendo ser causado por uma infecção no folículo piloso.

O que causa o terçol?

O terçol surge devido a uma infecção bacteriana, na raiz do cílio ou na parte interna da pálpebra. Por isso, é importante evitar coçar os olhos com as mãos sujas e manter a higiene palpebral em dia, evitando o acúmulo de resíduos ou bactéria no olho

O terçol também pode ser causado por uma predisposição genética, quando uma pessoa tem uma vez, é mais fácil ter novamente, a genética também ajuda no aumento de produção de gordura nas pálpebras.

Sintomas do terçol 

  1. Protuberância vermelha muito dolorida ao longo da borda da pálpebra ou na base dos cílios que pode fazer a pálpebra inteira inchar. Geralmente é acompanhado de uma pequena mancha de pus no centro, fazendo com que pareça uma espinha.
  2. Sensação de ter algo dentro do olho (mais comum nos casos de terçol interno).
  3. Sensação de arranhão no olho (mais comum nos casos de terçol interno).
  4. Sensibilidade à luz.
  5. Crosta de resíduos (remelas) ao longo da margem da pálpebra.
  6. Olho lacrimejante.

Qual é o melhor colírio para terçol?

O melhor colírio para terçol deve ser indicado por um oftalmologista. Por se tratar de uma infecção na pálpebra o colírio deve ter ingredientes anti-inflamatórios como a dexametasona, um exemplo é o colírio Cylocort que pode ser usado de dia, combinado com a pomada Cylocort na parte da noite. Mas atenção, este produto possui corticoides, por isso não pode ser usado por muito tempo ou sem a indicação de um médico.

Além disso, colírios lubrificantes ou descongestionantes também podem ser usados para aliviar os sintomas de terçol interno, como a sensação de arranhão no olho.

Outros tratamentos para terçol

Entre os tratamentos mais indicados para terçol por oftalmologistas estão os antibióticos e corticoides, uma vez que é uma infecção bacteriana que causa inflamação local. O terçol deve sumir entre 3  7 dias, caso contrário pode ser necessário a receita de antibiótico via oral, como a Cefalexina.

Compressas mornas podem ajudar a desobstruir as glândulas da pálpebra. Mergulhe uma gaze, disco de algodão ou toalha de rosto limpa em água quente e segure-a contra a pálpebra por 10 a 15 minutos, de 3 a 5 vezes ao dia, realizando massagem local. Você também pode ajudar a glândula a se limpar massageando suavemente a área com o dedo limpo.

Evite usar lentes de contato ou maquiagem enquanto estiver com terçol!

Caso não melhore por muito tempo e comece a atrapalhar a visão, o terçol pode ser removido com uma cirurgia.