Os óculos são acessórios bastante duradouros, ao contrário das lentes de grau ou de sol, que podem sofrer com riscos, manchas ou até com a mudança do grau.
Mas é possível trocar as lentes dos óculos e continuar aproveitando o seu acessório, ou até ressignificar um par de óculos retrô esquecido no fundo do armário.
Vem com a gente que nesse artigo vamos te mostrar como fazer isso de forma segura, sem causar danos aos óculos.
Índice
Tem como trocar a lente do óculos?
Devem se mudar as lentes dos óculos de quanto em quanto tempo?
Tem como colocar a lente de um óculos em outra armação?
Como trocar as lentes dos óculos?
É possível trocar as lentes de óculos de grau e de sol, e essa é uma prática bastante comum nas óticas. Isso porque a armação dos óculos não tem um prazo de validade, mas as lentes podem deixar os óculos vencidos.
Como assim?
É simples, as lentes de grau perdem a validade quando o problema visual evolui e o usuário tem um aumento do grau. Por exemplo, uma pessoa com -5 de miopia, depois dos 40 anos, provavelmente vai precisar de uma lente multifocal para corrigir também a presbiopia, que é mais comum com o envelhecimento do músculo ocular. Isso não quer dizer que ela precise trocar de óculos, mas vai precisar trocar as lentes do acessório.
Outra troca de lentes comum é trocar lentes solares sem grau por lentes solares com correção de grau, ou seja, a pessoa pode usar óculos de sol sem lentes de contato e vai enxergar perfeitamente.
Além disso, mesmo quando não há uma alteração no grau, as lentes de óculos de grau ou se sol podem sofrer arranhões, ou manchas nos filtros de anti-reflexo, por exemplo. O que prejudica a visão. Nesse caso também é recomendado a troca das lentes.
Não existe um prazo específico de validade para a troca das lentes dos óculos, sejam eles de grau ou sol.
Pessoas que usam óculos de grau devem fazer um check-up ocular todos os anos, para conferir se houve evolução no problema da visão, aumento de grau ou desenvolvimento de outro problema, como a presbiopia, muito comum após os 40 anos.
Outro hábito interessante é levar os óculos na sua ótica de confiança para uma revisão, assim podem ser feitos ajustes necessários na armação e a conferência das lentes. Na LIVO sempre indicamos levar os óculos nas nossas óticas, ou enviar pelo correio para manutenção da peça, seja um problema na lente ou na armação.
Outro ponto determinante para definir o prazo de troca das lentes é o cuidado com os óculos. Lavar os acessórios com água em temperatura ambiente, usar sabão neutro e evitar limpar as lentes com roupas ou panos que possam conter partículas evita a deterioração das lentes, que acabam durando mais tempo.
Leia também: Como limpar os óculos de grau da maneira correta?
É possível usar a lente de um óculos antigo em uma armação nova, mas não é um procedimento recomendado, isso porque o ideal é fazer a lente com base na armação para garantir que o campo visual está correto, respeitando as medidas da DNP.
Além disso, por ser um material sensível na troca a lente pode sofrer avarias como riscos e até rachaduras.
Agora que você já entendeu que é possível trocar as lentes dos óculos e quando isso deve ser feito, veja como realizar o processo sem danificar seu acessório.
Ao pesquisar “como trocar as lentes dos óculos” no Google, os primeiros resultados mostram vídeos de tutoriais para fazer esse procedimento em casa. Isso não é recomendado!
Não troque as lentes dos óculos em casa.
Os óticos são profissionais especializados no manuseio da armação de óculos e lentes e são eles que devem realizar a troca das lentes de óculos, em qualquer ocasião. Mesmo que a lente dos seus óculos caia, o ideal é levá-lo até uma ótica para colocá-la no lugar, isso vai evitar que você risque ou até quebre as lentes, bem como a armação.