Óculos de sol com grau vale a pena?

Óculos de sol com grau vale a pena?

Uma pesquisa realizada pela Zeiss, um dos maiores fabricantes de lentes do mundo, aponta que 87% dos consumidores usam óculos de sol em eventos casuais, ocasiões formais e para estarem na moda. O que muitos deles não sabem é que é possível transformar seus óculos de sol com grau.

Neste artigo trazemos algumas dicas sobre como escolher a melhor lente solar com grau para os seus óculos. Fica de olho! 😎

Índice

1. Tem como colocar lente de grau em óculos de sol? 

2. Materiais de lentes solares com grau

3. Qual é a melhor lente para óculos de sol?

4. Como chama a lente que escurece no sol?

5. Cores das lentes solares para óculos de sol com grau

6. Tratamentos para lentes solares

Vamos começar pela pergunta que não quer calar!

Tem como colocar lente de grau em óculos de sol? 

A resposta é: claro que SIM!

As lentes solares também podem corrigir ametropias ou erros refrativos, basta apresentar a receita médica com os dados e graus de correção necessários e pedir uma lente solar com grau!

Com isso os usuários de óculos de grau podem unir estilo,correção visual e praticidade em um único acessório!

Materiais de lentes solares para óculos de grau

As lentes solares podem ser feitas com o mesmo material das lentes para óculos de grau, entre eles o acrílico e o policarbonato são os mais comuns.

Isso porque as lentes solares de acrílico ou CR-39 são muito leves e tem um índice de refração padrão de 1.49, recomendado para dioptrias baixas, ou seja, até -2, de miopia, ou +2, de hipermetropia, por exemplo. Em contrapartida, oferecem um dos melhores custo-benefício do mercado.

Já as lentes solares de policarbonato também são muito leves e resistentes e oferecem um índice de refração de 1.59, ou seja, são recomendadas para dioptrias médias de até -4 ou +4 graus. Devido ao índice de refração mais alto essas lentes vão ficar mais finas que as de acrílico.

Outro material especial para lentes solares são as lentes polarizadas, elas tiram por completo o reflexo da superfície. 

Se você estiver pescando em um rio, por exemplo, usando lentes polarizadas é possível evitar o reflexo da luz na água, sendo mais fácil enxergar o fundo de lagos ou rios cristalinos. Por isso, esse tipo de lente é proibido em campeonatos de pesca. 😅

Veja matéria completa sobre material para lentes de óculos de grau em nosso blog!

Qual é a melhor lente para óculos de sol?

Como falamos anteriormente, o melhor material para a lente solar com grau vai depender do grau do usuário, quanto maior o grau maior o índice de refração necessário para obter lentes mais finas.

Para entender melhor a matemática por trás da espessura das lentes, acesse a matéria completa em nosso blog.

Por outro lado, a melhor lente para óculos de sol é aquela com Proteção UVA e UVB, raios ultravioleta que podem causar sérios danos em nossos olhos.

Saiba mais sobre os perigos dos raios ultravioleta e a importância de óculos de sol com proteção UVA e UVB em nosso blog. 

Como chama a lente que escurece no sol?

Outra opção para usuários de óculos de grau que querem ter a praticidade de dois acessórios em um são as lentes fotossensíveis, mais conhecidas como Transitions

Elas mudam de cor ao entrarem em contato com a luz solar e voltam ao estado transparente quando retornam a ambientes fechados.

Do ponto de vista estético, a única diferença das lentes fotossensíveis para lentes solares é que elas costumam ser mais claras, ou seja, não escondem totalmente os olhos do usuário. 

Ficou curioso? Veja mais sobre as lentes fotossensíveis em nosso blog!

Cores das lentes solares para óculos de grau

Existem diversas opções de colorações para lentes solares, a coleção da ZEISS, por exemplo, oferece 34 cores sólidas, 14 degradês, 4 degradês duplos e 3 cores Skylet® (com maior proteção UV). Com 4 categorias de filtro de até 97% de absorção da luz.

Tonalidades claras

Na categoria de filtro 0: com 0 a 20% de absorção de luz, as tonalidades claras, com degradês e degradês duplos, especialmente desenvolvidas para baixa intensidade de luz, mas sempre com 100% de proteção UV e até 20 tons disponíveis.

Tonalidades clássicas 

Nas categorias de filtro 2 e 3: com 57 a 82% e 8 a 92% de absorção de luz, as lentes oferecem cerca de 20 tonalidades integrais e degradês, especialmente desenvolvidos para intensidades de luz média e intensa, sempre com 100% de proteção UV.

Cores

Com uma intensidade de tonalidade de até 95%, as lentes marrom, cinza e verde oferecem a maior proteção contra o brilho e causam a menor distorção possível das outras colorações. 

Já as tonalidades azul, vermelho e amarelo, necessitam de maior adaptação dos olhos com até 50% de absorção de luz.

Essas cores são indicadas para pessoas que praticam esportes ao ar livre, devido ao efeito de aumento de contraste.

Degradê

Também existem as lentes solares com tons graduados, nas quais a parte superior exibe uma tonalidade mais escura do que a parte inferior.

Dica: tonalidades mais claras e degradê são ideais para dias nublados e com pouco sol, ao passo que as tonalidades mais escuras (como marrom, verde e cinza) protegem os olhos sob sol intenso. Além disso, pessoas com fotofobia ou maior sensibilidade à luz também devem apostar em colorações mais escuras para maior conforto da visão.

Tratamentos para lentes solares

Também existem alguns tratamentos especiais para melhorar a qualidade da visão dos usuários de lentes solares e aumentar a durabilidade deste acessório. 

Como, por exemplo, o tratamento antirreflexo que pode ser aplicado na superfície interna da lente, evitando que os reflexos externos que entram pelos lados dos óculos voltem para o olho, garantindo maior proteção e visão mais nítida em ambientes muito claros ou com superfícies muito brilhantes como a neve, por exemplo.

Na parte externa das lentes podem ser aplicados tratamento anti riscos para manter a lente totalmente protegida.

Agora que você está por dentro de todos os diferenciais dos óculos de sol com grau, basta entrar em nosso site de produtos e escolher o seu novo acessório dois em um!