Diferença de grau de óculos e lente de contato: como calcular?

Diferença de grau de óculos e lente de contato: como calcular?

O grau de óculos e lente de contato é diferente para pessoas com alta miopia ou hipermetropia, uma vez que o óculos fica um pouco distante do olho, enquanto as lentes são colocadas sobre os olhos.

Pessoas com alta miopia ou hipermetropia podem precisar de um ajuste para mais ou para menos no grau de óculos e lente de contato. Esse cálculo pode ser feito na ótica ou pelo oftalmologista e indicado na receita oftálmica.

Nesse artigo, vamos explicar como é feito esse cálculo e porque é necessário ajustar o grau entre óculos e lente de contato para manter o conforto visual dos usuários.

Tempo de leitura: 2 minutos

Qual a diferença de grau do óculos para a lente de contato?

A principal diferença entre óculos e lente de contato é que os óculos ficam a alguns centímetros dos olhos, enquanto a lente de contato vai diretamente no olho, podendo haver mudança no grau. Além disso, os óculos são acessórios mais duradouros e por consequência mais baratos, no entanto, as lentes de contato podem ser mais confortáveis para a prática de esportes, por exemplo.

Mas atenção, nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, sendo necessário consultar um oftalmologista antes de escolher. Além disso, combinar o uso dos dois pode ser a melhor opção para manter o conforto visual.

Lentes oftálmicas X Lentes de Contato

Nós temos hoje as lentes oftálmicas (usadas em óculos de grau) e as lentes de contato. Elas atendem qualquer tipo de graduação mediante a receita e a escolha entre usar óculos ou lente de contato vai depender de cada usuário.

Quando o usuário opta por usar os dois, por exemplo, usando óculos para trabalhar e lentes de contato para sair, pode haver a necessidade de ajustar o grau para casos de alta miopia ou hipermetropia. Nesse processo é feita uma conversão da receita de lente oftálmica para lente de contato.

Como calcular o grau do óculos para lente de contato?

No caso de miopias acima de menos quatro, pode ser necessário diminuir zero vinte e cinco ou zero cinquenta das lentes de contato. Quando é hipermetropia, pode ser necessário retirar ou somar, vai depender da graduação, se é muito alta ou não.

Para o astigmatismo existe uma variação no eixo — a lente de contato tem o eixo diferente das lentes de óculos, então também é feita uma conversão para definir se é necessário diminuir ou vai aumentar o grau dessa receita oftálmica.

Existe uma régua de conversão de grau que as fabricantes de lentes de contato disponibilizam para as óticas, permitindo uma conversão rápida. A régua começa em menos zero cinquenta até menos dezesseis e mais zero cinquenta até mais dezesseis.

Na LIVO podemos fazer a conversão de grau de óculos e lentes de contato na loja ou em compras online, com os dados da receita oftálmica.